GeralNotícias

A natureza cobra a divida

 

Alagoas vive atualmente as consequências de velhos problemas ambientais. Os alertas foram realizados amplamente pelos ambientalistas e a imprensa, seja no caso da tragédia causada, segundo os lados técnicos, pela exploração de sal- gema, há mais de 30 anos, ou atualmente com os problemas que cercam o Aterro Sanitário Maceió e até o funcionamento do frigorifico Frigovale em Arapiraca. A natureza é lenta no processo de reação as agressões sofridas, mas justas no tempo certo. No caso da exploração de Sal-gema pela Braskem, os gritos de alertas silenciaram no decorre do tempo, mas a fatura chegou e o débito é altíssimo. No caso do Aterro Sanitário de Maceió, os problemas são enormes e vão desde as más condições em que se encontra, até a denuncia do laudo do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que atesta que o chorume destinado ao lago de decantação estão fora do padrão e contaminando o riacho Jacarezinho, que desagua nas praias de Guaxuma e Riacho Doce. O laudo atesta metais pesados, ameaçando a saúde dos banhistas. Os diversos problemas do Aterro Sanitário viraram inclusive inquérito na Polícia Federal, a pedido do Ministério Público Federal. Já em Arapiraca 2.900 famílias, que residem no Conjunto Brisa do Lago, estão expostas a poluição aérea do mau cheiro produzido pela graxaria, instalada dentro do frigorífico Frigovale e que segundo a Adeal, não possui licença ambiental para funcionar. Professores e alunos da escola pública Cleonice Barbosa localizado nas proximidades são obrigadas a usar mascaras cirúrgicas para assistir aulas. Como pode tantas agressões ao ser humano e ao meio ambiente praticada sem levar em consideração o direito das futuras gerações.

 

Arapiraca/Justiça

Os representantes das cinco Associações de Moradores do Conjunto Brisa do Lago em Arapiraca disseram que vão aguardar que a Justiça impeça a continuidade das agressões ambientais e à saúde pública, em favor da preservação da vida humana. A comunidade colocou nas mãos da Juíza Clarissa Oliveira da 2º Vara Cível todas as esperanças de que seja feita Justiça e faça cessar a poluição aérea.

Arapiraca/Feira de Gado

A Prefeitura de Arapiraca só tomou as providencias sanitárias necessárias, para o funcionamento correto da feira de gado do município, depois que a Adeal mandou interditar o local. A situação da feira era uma vergonha. A podridão existente era uma demonstração de incompetência de no Poder Municipal em garantir a higiene no local.

Arapiraca/Dengue

Arapiraca vive um surto de dengue que está lotando os postos de saúde, hospitais até a Unidade de Urgência do Agreste. Essa situação é consequência da deficiência na limpeza publica e falta de emprenho das autoridades municipais, em mobilizar a população com campanhas educativa, para combater o mosquito transmissor.

Delmiro/Dose certa
O Programa Dose Certa lançando pelo Governo do Estado vai aumentar a distribuição de medicamentos, segundo o prefeito Padre Eraldo e assegurar que não faltem medicamentos na Atenção Primária. “Estamos fortalecendo a Atenção Básica em nosso município. Os indicadores de 2018, apresentados na última audiência pública, já mostram estes resultados positivo”, disse o prefeito.

Porto Calvo/responsabilidade

Esta semana o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) passou a responsabilidade da gestão do Fortim Bass, para prefeitura de Porto Calvo, com o objetivo de transformá-lo em um atrativo turístico. Para isso será preciso investimentos de infraestrutura ambientais, sanitárias para instalação de restaurante, estacionamento e todo equipamento necessário. Responsabilidade gigantesca.

Marinha/fiscalização

Semana passada foi registrado um grave acidente entre um jet ski, pilotado por um homem alcoolizado e sem habilitação e uma lancha de passeio, no Lago de Xingó. Apenas o “alcoolizado” se feriu, mas a ocorrência serviu para chamar a atenção para que a Marinha monte um posto de fiscalização na região e combata os arruaceiros, que usam jet ski para causar pânico aos turistas.

Portugueses/Alagoas

A missão integrada por empresários portugueses e integrantes do Polo de Tecnologia de Óbidos chega a Alagoas no próximo dia 27. A comitiva Lusa fará workshop sobre Turismo, negócios e tecnologia em Maceió, Penedo, Piranhas e Maragogi. O evento é gratuito e será o primeiro passo concreto para Alagoas mostrar seu potencial, em Portugal e Europa. O evento tem o apoio do Governo do Estado, empresários da hotelaria e prefeituras de Penedo e Maragogi.

Portugueses/Alagoas 2

A comitiva portuguesa visitará duas destilarias de cachaças, com o objetivo de viabilizar a compra da produção para Europa. Os portugueses também visitarão uma área no Canal do Sertão, com o objetivo de avaliar as condições iniciar um projeto de plantação e uvas irrigadas para produção de vinho. Outro produto de interesse é a castanha de caju produzida em Olho D’agua do Casado.

Penedo/Exposição

O Sesc São Paulo vai exporto toda criatividade de Tadeu dos Bonecos de Penedo. A exposição começou no dia 15 e vai até o dia 24 desse mês. Tadeu dos Bonecos é um ícone da produção de personagens gigantes, que desfilam durante o Carnaval em Penedo e Maceió. Parabéns a esse artista penedense, que juntamente com o escultor Tim Maia merecem a Comenda Barão de Penedo, já há muito tempo.

Maragogi/rodovia

Um perigo! Assim podemos definir a situação em que se encontra a rodovia AL 101 Norte, no trecho entre o Japaratinga, passando por Maragogi até à divisa com Pernambuco. Buracos, ausência de sinalização e obras de recuperação inacabadas. Tudo isso no segundo polo de turismo de Alagoas. A recomendação é muita atenção e não viajar à noite.

 

 

Artigos relacionados
Notícias

Festas de fim de ano devem atrair 14,3 milhões de turistas e movimentar os aeroportos nacionais

Os aeroportos brasileiros esperam uma intensa movimentação para as festas de fim de ano. Mais de 14,3 milhões de pessoas…
Notícias

MTur celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Uma proposta aprovada na quinta-feira, 19, no Senado Federal vai facilitar a chegada de visitantes árabes ao Brasil. O projeto,…
Notícias

Número de municípios com maior fluxo turístico no Mapa do Turismo Brasileiro é ampliado em 151% 

O número de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e empregos no setor foi ampliado em 151%. Essa foi a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :