Um dia após ser inaugurada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Ismar Gatto, no bairro do Jacintinho, em Maceió, entrou em pleno funcionamento, na manhã deste sábado (2). Em duas horas e meia, 47 pacientes foram atendidos.
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, visitaram o equipamento de saúde e acompanharam os serviços prestados à população. O vereador por Maceió, Francisco Sales, também esteve presente.
“Essa UPA utiliza um moderno sistema de classificação. O cidadão é atendido por grau de risco. Se chegar aqui uma pessoa com alto risco, será assistida mais rapidamente, mas todos serão atendidos com a celeridade necessária para que o serviço tenha resolutividade”, disse o governador.
O secretário de Saúde informou que, até o final do próximo mês, o Governo do Estado vai inaugurar a UPA do Tabuleiro do Martins para, no início de 2020, começar a construção da Unidade de Pronto Atendimento da Chã da Jaqueira. Ao todo, Maceió terá em funcionamento cinco desses equipamentos especializados em urgência. A rede de UPAS vai agir para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE).
“A UPA do Jacintinho está funcionando plenamente. A ideia é que a gente possa avançar na prestação desse tipo de serviço, aproximando, cada vez mais, a saúde da população”, avaliou Alexandre Ayres.
Moradora do bairro do Feitosa e com dores abdominais, Jadiane Freitas da Silva Noberto, 32 anos, foi uma das primeiras pacientes a serem atendidas na UPA do Jacintinho. Ela estava acompanhada pelo marido, Damião Pereira. Eles aprovaram os serviços.
“O atendimento foi bom e rápido”, atestou Jadiane. “Muito bom, muito bom, muito bom!”, fez questão de enfatizar Damião. “A gente só tinha aqui o minipronto-socorro, mas agora a estrutura da UPA é outra coisa”, acrescentou.
A UPA do Jacintinho foi a primeira Unidade de Pronto Atendimento da capital entregue e construída com recursos próprios do Governo do Estado, da ordem de R$ 5 milhões. Terá capacidade de atender 10.500 usuários por mês, sendo 350 por dia. O equipamento é do tipo III e vai funcionar 24 horas, assegurando atendimento intermediário entre a Atenção Básica e Média e Alta Complexidade.
São 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência, além de dispor das especialidades de pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia, divididas em seis consultórios médicos.
Conjunto
O Governo de Alagoas entregou, em setembro, o Hospital da Mulher, no bairro do Poço, em Maceió, e está construindo, ainda na capital, o Metropolitano, além de três regionais no interior do estado, nos municípios de Porto Calvo, União dos Palmares e Delmiro Gouveia. Trata-se do maior conjunto de investimentos já realizado na área da saúde pública de Alagoas.
“Vamos continuar reduzindo os índices de violência, melhorando a educação e investindo em infraestrutura, mas, também, fazendo a mais decisiva mudança na saúde pública. É disso que o cidadão precisa”, finalizou Renan Filho.
Secom/Severino Carvalho