Cento e sessenta e nove pessoas – entre atletas, professores e oficiais – compõem a delegação que representa Alagoas na etapa infantil dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que começam nesta quarta-feira (13), em Curitiba, estendendo-se até o dia 21 de setembro. Mais de quatro mil atletas de todo o país participam dos Jogos Escolares, a maior celeiro de jovens atletas olímpicos do Brasil.
Até o dia 15, acontece a disputa das modalidades individuais – judô, luta olímpica, natação, atletismo, ginástica rítmica, badminton, tênis de mesa, xadrez, ciclismo – enquanto de 17 a 21 começam as modalidades coletivas (voleibol, handebol, futsal e basquete).
A equipe alagoana conta com atletas experientes, a exemplo da judoca Hemily Lopes, do Colégio Objetivo. Com uma coleção de títulos no Jeal, a satubense Hemily foi prata no Brasileiro Sub-15 em Lauro de Freitas, na Bahia, no mês passado. “Estou bastante focada nesta competição e vou buscar minha superação”, garante a garota.
Abertura
A abertura oficial dos JEJ ocorreu nesta terça-feira (12) no Círculo Militar do Paraná e contou com a presença de atletas renomados como Etiene Medeiros (natação), Fabiana Murer (atletismo), Tiago Camilo (judô) e Emanoel Rego (vôlei de praia). Coube à estudante Estefany Santos, da Escola Estadual José da Silveira Camerino, empunhar a bandeira de Alagoas na cerimônia de abertura.
“Fiquei surpresa e honrada por ter sido escolhida para levar a nossa bandeira. Os Jogos Escolares estão sendo uma experiência ótima em todos os sentidos”, afirma a aluna do 8° ano do ensino fundamental.