Notícias

Ano letivo 2018 inicia dia 5 de fevereiro nas escolas da rede pública estadual

Até o final do mês mais de 85% das unidades terão suas aulas iniciadas
Texto de Manuella Nobre

Mais de 50% das escolas da rede pública estadual iniciarão o ano letivo de 2018 na próxima segunda-feira (5), na capital e interior. Os números correspondem às unidades que concluíram atividades de 2017 até 29 de dezembro. Até o final do mês, este percentual sobe para 85% e apenas 15% iniciarão as aulas em março.

 

No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, as onze escolas do complexo iniciam suas atividades na segunda, segundo a gerente da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), Cristiane Santos. “Das 55 unidades ligadas a 13ª, 45 começam suas aulas em fevereiro”, confirma.

Escola Estadual Vitorino da Rocha (Foto: Valdir Rocha)

Em todo o Estado, cerca de 180 mil estudantes alagoanos serão beneficiados com a oferta de ensino fundamental regular e integral, ensino médio regular, integral e integrado profissionalizante, além de educação para jovens e adultos (EJA).

 

Semana Pedagógica – Durante os dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores da rede participaram da Semana Pedagógica promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Desenvolvimento Educacional. O evento é destinado para o planejamento do ano letivo, ações e projetos que serão desenvolvidos pelas unidades de ensino no decorrer de 2018.

Workshop com escolas da Alta Maceió e Cepa (Foto: Valdir Rocha)

“Foram três dias extremamente produtivos de contatos, trocas de experiências e orientações a respeito dos encaminhamentos necessários para as práticas pedagógicas e execução de programas e projetos em nossa rede. O caminho que deve ser seguido a partir de agora, está exposto nas orientações das Diretrizes Pedagógicas para a Organização e Funcionamento do Ano Letivo de 2018 nas Unidades de Ensino da Rede Estadual de Alagoas, PORTARIA/SEDUC Nº 062/2018”, informou Daniel Marinho, gerente de Desenvolvimento Educacional da Seduc.

 

Workshops – As escolas também participaram de workshops promovidos pelas Gerências Regionais de Educação. A 13ª Gere, por exemplo, reuniu cerca de 60 unidades do Cepa, Alta Maceió, Bebedouro, Chã da Jaqueira, Fernão Velho e ABC em um evento de quatro dias que abordava temáticas diversificadas como mediação de conflitos, progressão de alunos e prestação de contas.

Cristiane Souza, gerente da 13ª Gere (Foto: Valdir Rocha)

“Durante esses quatro dias, nos reunimos com representantes dos mais diversos segmentos das escolas para discutir a organização no letivo e esclarecimento de dúvidas”, relata Cristiane Souza.

Cícero Pinheiro, diretor adjunto da Escola Adeilaz Maria (Foto: Valdir Rocha)

Cícero Pinheiro, diretor adjunto da Escola Estadual Adeilza Maria, na Chã da Jaqueira, participou do workshop e aprovou a iniciativa. “Foi uma iniciativa muito proveitosa, pois englobou os vários segmentos que compõem uma escola”, destaca.

Artigos relacionados
Notícias

Isenção de vistos para brasileiros e japoneses começa a valer a partir deste sábado, 30

A partir deste sábado (30.09), japoneses que desejam conhecer as belezas brasileiras não precisarão de visto para entrar no país….
Notícias

EUA: Trabalhadores do setor hoteleiro de Las Vegas ameaçam entrar em greve

Dezenas de milhares de trabalhadores do setor hoteleiro de Las Vegas, que lutam por novos contratos sindicais, votaram pela autorização…
Notícias

Entidades discutem ações para o turismo e atrair eventos esportivos para o Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, realizou no Rio de Janeiro (RJ) dois importantes encontros para discutir ações e estratégias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :