Geral

Termina hoje prazo para emendas

 

Termina hoje o prazo para os parlamentares federais indicarem os municípios para receberem emendas. Os prefeitos devem colocar nos deputados e senadores para garantir os recursos geralmente destinados a obras. Neste ano, há duas modalidades de repasse: especiais e de finalidade específica. Vale lembrar que as novas regras para transferência direta dos recursos para os Entes, decorrentes das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 61/2015 e 48/2019 ¬- promulgadas como EC 105/2019 – já estão vigentes. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) foi publicada no dia 20 de janeiro, estabelecendo que, até 4 de fevereiro, os valores e os beneficiários indicados devem ser cadastrados diretamente no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop). Por ser último ano de mandato dos gestores municipais, o Município pode pedir prioridade aos recursos de emendas especiais para custeio – recurso limitado a 30% do orçamento de cada parlamentar.  Para mais informações, consulte a base legal: art. 166, § 14, da Constituição Federal; Emenda Constitucional 105/2019; e art. 67, I, da Lei 13.898/2019 (LDO 2020).

 

Arapiraca

 

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, demonstrou toda sua tranquilidade na última sexta-feira (31), quando da saída da cavalgada da padroeira de Arapiraca, no município de Bom Conselho, quando cumprimentou o vice-governador Luciano Barbosa, que este ano apareceu no evento religioso, ladeado do seu mais novo aliado político o deputado federal Severino Pessoa, entretanto a vice prefeita Fabiana Pessoa não apareceu.

 

 

Arapiraca 2

 

O prefeito Rogério Teófilo sempre foi um político presente a cavalgada, diferentemente de outras figuras, que só aparecem em ano de eleição. O interessante é que os participantes têm uma lista de presença, nos bastidores, onde colocam as observações naqueles que só aparecem em de eleição.

 

Tapera

 

O vice-prefeito de São José da Tapera, Pedrinho Soares, está decidido em disputar a eleição para prefeito do município. Doutor Pedrinho, como é carinhosamente conhecido, disse que este é o ano da mudança em Tapera.  O município tem assistido, nos últimos anos, o revezamento da dobradinha Jarbas Ricardo e o Zé Antônio. “É de dar um basta. É hora mudar!”, disse ele.

 

Tapera 2

 

Já o ex-prefeito Jarbas Ricardo, declarou que Doutro Pedrinho é um nome, mas que ainda é cedo para tomar decisões. Jarbas já foi prefeito de São José da Tapera por quatro mandatos, ou seja, oito anos e se for eleito novamente emplaca 12 anos, podendo se reeleger, atingido o recorde de 16 anos no poder. Nem os coronéis do Sertão ficaram tanto tempo no poder em Tapera.

 

Craíbas

 

Em Craíbas, a novidade é a possível candidatura do ex-prefeito Bruno Pedro, que se filiou ao PMDB. Sua ficha foi abonada pelo deputado federal, Isnaldo Bulhões. Bruno Pedro é um dos ex-prefeitos que saiu da prefeitura alegando que não queria mais administrar o município. Mas mudou de ideia. Por que será?

 

Craíbas 2

 

O ex-prefeito Teo Pereira também voltou a se interessar pelo município de Craíbas, depois deixar a prefeitura dizendo a amigos, segundo uma fonte, que não voltava mais. Resta saber se o povo os quer de volta.

 

Milagres

 

Em São Miguel dos Milagres a disputa eleitoral vai passar pelo crivo dos empresários, que estão investindo milhões no município. A cidade é considerada a esmeralda do ecoturismo no Nordeste, mas vive momentos difíceis para permanência esse conceito de atividade turística, devido aos desmandos urbanísticos e a falta de disciplinamento no crescimento imobiliário.

 

Milagres 2

 

Alguns nomes já estão postos, como os ex-prefeitos Dino Apolinário e Teo Pontes, além do atual prefeito Bureco Ataíde. Contudo algumas novidades podem surgir no decorrer dos próximos meses, como o nome de um jovem empresário, sem feridas políticas e com o compromisso de consolidar o destino turístico, como atividade do desenvolvimento do município.

 

 

Artigos relacionados
Geral

Embratur participa do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios

Nesta terça-feira (23/11), a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participou do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e…
Geral

Prefeitura de Piranhas e IFAL ofertam cursos de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Cerca de 50 mulheres, assistidas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Piranhas, estão participando dos cursos de…
Geral

Porto de Suape lança Política de Diversidade e Inclusão

A Semana Compliance Suape, que marca os 43 anos de fundação do complexo industrial portuário, teve início nesta terça-feira (9),…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :