ALAGOAS

Governo compra mais 50 respiradores para reforçar enfrentamento à Covid-19

Alagoas adquiriu, por meio de compra coletiva realizada pelo Consórcio Nordeste, mais 50 respiradores para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. Os equipamentos, fabricados na Europa, começam a chegar no final desta semana e vão equipar as UTIs exclusivas para tratamento da Covid-19.

O Estado já havia comprado outros 74 respiradores no ano passado para equipar os novos hospitais que, agora, estão sendo utilizados nos leitos para vítimas graves da doença em Alagoas, a exemplo do Metropolitano, que entra em funcionamento na próxima sexta-feira (15) com 160 leitos exclusivos para tratar a Covid-19.

O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, lembra que o investimento na compra de respiradores é fundamental no enfrentamento à pandemia de coronavírus. “Esses respiradores chegam num momento importantíssimo. Eles vão se somar aos 74 respiradores já adquiridos e aos demais equipamentos existentes nos leitos contratados. Nós temos 155 leitos de UTI disponíveis e agora vamos ter esse reforço de mais 50. Nós continuaremos em busca desses aparelhos por meio de fornecedores corretos e legalizados. Estão faltando respiradores no mundo todo, essa não é uma dificuldade apenas de Alagoas, mas a gente continua em busca desses aparelhos para atendermos da melhor forma os nossos cidadãos”, afirma.

À exceção do Rio Grande do Norte, todos os demais estados nordestinos participaram da compra coletiva, cujo valor total foi de R$ 94.208.400. Alagoas participou com o montante de R$ 10.513.800 para a aquisição dos equipamentos.

A compra coletiva foi feita em 27 de abril e, por determinação do Consórcio Nordeste, não foi divulgada anteriormente por estratégia comercial de defesa, com o objetivo de preservar a garantia de chegada dos equipamentos. A corrida mundial para a compra de respiradores por causa da pandemia provocou a escassez do produto no mercado global.

SECOM/GOV DO ESTADO

Artigos relacionados
ALAGOAS

Governo de Alagoas capta voos fretados de Brasília para operações em dezembro

Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), assegurou, durante evento em Brasília, em…
ALAGOAS

Secretário Marcus Beltrão solicita ANAC revogação de portaria

Diante da Portaria 6.168, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que rege sobre a proibição da ampliação de voos…
ALAGOASDestaques

Exposição fotográfica dos destinos turístico de Alagoas no metrô de São Paulo atrai milhares de pessoas

A exposição fotográfica dos destinos turísticos de Alagoas nas estações do metrô de São Paulo vai para sua terceira semana,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :