ALAGOAS

PAM Salgadinho: exames de imagem ajudam no diagnóstico da Covid-19

Local tem sido referência na realização de exames de imagem de pacientes com suspeita da doença encaminhados pelas unidades que tratam de síndromes gripais

A realização de exames de imagem, como raio-X, tomografia computadorizada e eletrocardiograma, tem sido um importante aliado na detecção de casos de infecção por Covid-19. Nesse sentido e buscando ampliar o acesso dos usuários do SUS a um atendimento de qualidade, o município tem oferecido, por meio do Pam Salgadinho (Poço), a realização desses exames para pacientes com forte suspeita da doença. Os atendimentos são feitos por meio de encaminhamentos das quatro unidades de referência em síndromes gripais, que funcionam nos bairros do Novo Mundo, Jacarecica, Graciliano Ramos e Santa Amélia.

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A diretora do PAM Salgadinho, Marluce Moura, explica como funciona o serviço. “Todos os pacientes que chegam até nós são encaminhados pelas unidades de referência e são atendidos aqui durante a tarde, que é reservada apenas para esses casos, para que outros pacientes que precisem dos exames e que não estejam com a covid-19 não sejam também contaminados. Diariamente, conseguimos realizar de 30 a 40 exames, o que é um grande ganho para os usuários do SUS, pois nem a rede privada está conseguindo um percentual diário tão alto”, afirma.

Após a realização dos exames, os resultados ficam disponíveis em até 12 horas, podendo ser em menor tempo. O paciente já sai do PAM Salgadinho com uma senha e um login para que possa acessar de sua casa esse resultado. Caso o médico ou o paciente precise das imagens, elas serão disponibilizadas em CD. “Foi montado um esquema de plantão entre os radiologistas para dar conta dessa demanda, que tem sido cada vez mais alta, mas o fluxo montado tem dado muito certo, pois conseguimos dar esse resultado cada vez mais rápido”, explica Marluce Moura, diretora da unidade.

Diretora do PAM Salgadinho, Marluce Moura. Foto: Neno Canuto – Ascom/SMS

Durante todo o mês de maio no PAM Salgadinho, foram realizados 263 exames de raio-X, 304 tomografias computadorizadas e 61 eletrocardiogramas, somente para pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

Importância de exames de imagem para detectar covid-19

Como o vírus tem como alvo o sistema respiratório, imagens radiológicas do tórax tem um importante papel, pois elas contribuem com evidências para suspeita de Covid-19. A tomografia computadorizada, por exemplo, atua na 1) detecção de pneumonia em pacientes considerados altamente suspeitos, mas sem confirmação laboratorial; 2) avaliação da magnitude da pneumonia; 3) acompanhar a evolução do quadro respiratório em pacientes com confirmação laboratorial da doença. Ter em mãos esse resultado contribui para o direcionamento precoce da conduta médica, mostrando lesões pulmonares características da doença, determinando, assim, o melhor tratamento para o paciente.

Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS

Artigos relacionados
ALAGOAS

Governo de Alagoas lança Prêmio Clemilda - A Rainha do Forró

Com o objetivo de reconhecer e premiar grupos alagoanos que busquem manter vivas as tradições juninas, o Governo de Alagoas, através…
ALAGOAS

Sedetur potencializa estratégias para desenvolver o turismo na região de Lagoas, Mares e Rios do Sul

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Sedetur) deu prosseguimento, nesta terça-feira (24), às tratativas da retomada…
ALAGOAS

Alagoas lança o maior plano de retomada da economia pós-covid

“Estamos aqui hoje para anunciar o maior aporte de investimentos pós-pandemia, na ordem de R$ 450 milhões, pois entendemos que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :