ALAGOAS

AL alcança a 1ª colocação no Indicador de Situação Previdenciária entre estados do NE

A Alagoas Previdência é destaque nacional mais uma vez. A autarquia alcança a 1ª colocação entre as previdências estaduais no Nordeste e a 4ª posição em nível nacional no Indicador de Situação Previdenciária de Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS), com classificação B, obtendo quatro notas A nos requisitos: Envio de Informações, Índice de Acumulação de Recursos, Índice de Cobertura Previdenciária e Classificação em Atuária. A classificação é fornecida pela Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia.

Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, a busca pela melhoria da gestão – com obtenção do selo Pró-Gestão, maior controle interno, governança, educação previdenciária, aplicação de nova avaliação atuarial e, principalmente, esforços de ajuste fiscal e implantação da reforma da previdência estadual – contribuíram para a autarquia alagoana subir ao pódio.

“Estamos investindo todos os esforços para que em 2020 tenhamos a classificação A em todos os requisitos avaliados”, destacou Moisés.

A elevação do Estado no ISP-RPPS promove mais segurança para os beneficiários, solvência e sustentabilidade. “O Estado agora passa a ser referência nacional e exemplo para os demais”, destaca Moisés.

ISP-RPPS

O ISP-RPPS foi instituído pela Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia, e avalia os aspectos relacionados à transparência e gestão, a situação financeira e atuarial do regime próprio de previdência.

O indicador, a partir de 2019, passou a considerar a melhoria de gestão com base no Pró-Gestão em um de seus indicadores, conjugado com maior foco na situação financeira e atuarial dos RPPS.

A ideia do indicador é fornecer critérios de análise mais objetivos sobre a real situação do RPPS, possibilitando a comparação com os de outros entes da federação e dando maior visibilidade social e transparência sobre o desempenho da gestão.

SECOM/GOVERNO DO ESTADO

Artigos relacionados
ALAGOAS

Visita técnica inicia trabalho colaborativo para requalificação da Serra da Barriga em União dos Palmares

Uma equipe representando diversos órgãos do Governo Federal, Governo de Alagoas, Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu…
ALAGOAS

Crédito do Trabalhador: um ano de conquistas para os microempresários do turismo alagoano

Uma das principais atividades econômicas do estado, sinônimo de transformação social através da geração de emprego e renda, o turismo…
ALAGOAS

Capital alagoana é o segundo destino nacional mais buscado para as férias de julho

O Destino Alagoas segue na preferência dos viajantes brasileiros. Em pesquisa divulgada pela Decolar, agência de viagens líder da América…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :