Falta pouco mais de 70 dias para o primeiro turno das eleições municipais. Esta semana vários partidos já anunciaram a realização das convenções, que tem como prazo final o dia 16 de setembro e a entrega das atas das convenções no dia 26. Alguns partidos ainda não anunciaram quando farão a convenção, como o MDB em Arapiraca, que deverá deixar para o último dia a realização. O partido está sofrendo uma crise interna, onde o vice-governador e ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa afirma que vai colocar seu nome para aprovação dos convencionais. O deputado estadual Ricardo Nezinho, também vai colocar seu nome na convenção acredita que tem o apoio dos líderes do partido. Até lá um entendimento pode ocorrer, mas todo estresse no MDB vem sendo causado por Luciano Barbosa, que já recebeu o alerta de que não terá o aval da legenda para disputar a eleição. Nezinho, por sua vez, está convicto que tem o apoio dos caciques do partido e que ele será o candidato. Dentro deste contexto vale lembrar que Luciano Barbosa deve assumir o governo em 2022, talvez magoado com Nezinho, que pode se eleger ou não prefeito, já que atualmente o favoritismo está com a prefeita Fabiana Pessoa. A possibilidade o MDB procurar a prefeita para realizar uma aliança indicando o vice também não está descartada.
Arapiraca/regional
A taxa de ocupação dos leitos clínicos do Hospital Regional de Arapiraca, destinado aos pacientes de Covid-19, segue diminuindo, quando é feito o comparativo entre os meses de junho, julho e agosto. A taxa de ocupação dos leitos clínicos, que em julho era de 77%, passou para 53%. A queda também tem sido percebida no início de setembro. Nos dois primeiros dias do mês, a taxa de ocupação registrada é de 47%.
Arapiraca/regional 2
Outro dado que está em queda é a taxa de mortalidade. Dos pacientes internados em leitos clínicos, 3,2% vieram a óbito em agosto, número menor quando comparado aos meses anteriores (3,7% em julho e 5,6% em junho).A taxa de mortalidade também tem sido menor na UTI. A porcentagem registrada em agosto foi de 52,4%. Em julho foi de 54,4% e em junho de 75,9%.
Arapiraca/Brasília
Há muito tempo Arapiraca não tinha um parlamentar federal atuando com tanta eficiência em favor do município. Desde a saudosa Ceci Cunha que marcou época. Atualmente o deputado federal Severino Pessoa vem se destacando, conseguindo destravar projetos e recursos, além de manter uma boa relação direta com o presidente Jair Bolsonaro, que chegou a vestir a camisa do ASA, que derrotou o Palmeiras, time do presidente.
Maragogi/convenção
O Partido Progressista realiza no dia 11 de setembro a sua convenção partidária em Maragogi, para homologar o nome do prefeito Sérgio Lira, como candidato a reeleição. A convenção seguirá os protocolos exigidos pela Justiça Eleitoral, que exige distanciamento social e não haverá nenhuma comemoração ou ato festivo que implique aglomeração.
Porto Calvo
Em Porto Calvo a novidade política foi a apoio do ex-prefeito Ormindo Uchoa para pré-candidatura do empresário Antônio Carlos, que não tem parado de percorrer o município em busca de apoio político. A disputa já tem no cenário: o atual prefeito David Pedrosa, Antonio Carlos e o filho do ex-prefeito Kaika, Katullo. O empresário Neudson Cunha, desistiu de disputar as eleições.
Sem desfile
O Sete de Setembro será comemorado sem desfile cívico militar pela primeira vez na história do Brasil. Esse acontecimento se transformava em ano eleitoral em um momento de exibição dos pré-candidatos na solenidade. O feriado será comemorado em casa, mas os candidatos com certeza farão suas visitas.
Palmeira
O prefeito Júlio César vai para reeleição sob forte fogo cerrado e o mais incrível caiu na mira das lideranças femininas, que carimbaram o gestor como machista. O prefeito até que não tem nenhum adversário forte bastante para ameaçar sua reeleição, mas agora com a união das superpoderosas, o “imperador” pode ser jogado no coliseu às feras. Só um “gladiador” para o salvar.
Penedo
Penedo vai ter uma eleição incrível com ex-aliados disputando a eleição para prefeito. Na relação estão o atual vice-prefeito Ronaldo Lopes (MDB), seguido do procurador Tico Guerra (Republicanos), Nelsinho Azevedo (PSDB) e Ivana Toledo (Progressistas). Para não deixar ninguém de fora tem ainda o Irmão João também candidato.