O Maior “bercário” de baleias jubarte do Brasil, Abrolhos, finalmente reabriu para visitação turística, no último dia primeiro de setembro. Toda aérea faz parte de um Parque Nacional de preservação da vida marinha.
Localizada dentro do território do município de Caravelas na Bahia, Abrolhos é um dos lugares preferidos para os turistas para observar as baleias jubarte. A visitação para observação da fauna e flora só é permitida por embarcações comerciais e a reabertura segue todos os protocolos de prevenção ao Covid-19, estabelecidas pelos órgãos responsáveis.
Abrolhos concentra a maior biodiversidade marinha do país, e é considerado o ‘berçário’ das baleias jubartes na Bahia. Durante a temporada de reprodução, elas podem ser vistas desde o norte de São Paulo até o sul do Rio Grande do Norte porém a maior concentração está entre o Espírito Santo e a Bahia sendo que 70% delas escolhem Abrolhos.
Maragogi
Em Maragogi a presenças das baleias jubarte tem sido observada por pescadores e pela única equipe de reportagem da produtora de TV MZT, para o Programa Conheça Alagoas, que registrou esses mamíferos vivos no mares de Alagoas.
Esta ano a temporada das baleias jubarte em Maragogi, começou e os pescadores já informaram que elas já podem ser vistas, nadando e “cantando” logo cedo no mares do Litoral Norte de Alagoas.