Vários municípios estão sentindo a falta de médicos nos postos de saúde, principalmente as cidades onde a demanda de atendimento é grande, como Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e dezenas da região do semiárido devido a distância da capital Maceió. Os salários continuam sendo razoáveis, mas agora com a pandemia os profissionais de saúde levam em conta as condições de trabalho devido ao perigo de contaminação e falta de estrutura de trabalho. Outro problema é que vários prefeitos, que assumiram em janeiro, exoneraram os profissionais de saúde contratados pelos ex-gestores e não colocaram novos no lugar, ou até mesmo os mesmo para os cargos. A informação é que desejam com isso economizar, deixando a população sofrendo sem atendimento médico nos postos de saúde dos distritos rurais. Médicos especialistas como cardiologistas, urologistas e nefrologistas, são profissionais raros em municípios, que antes eram referência no atendimento. Outro problema também é a desmotivação do médico em trabalhar em municípios, onde os prefeitos estão evitando comprar medicação. Para eles é um sofrimento prescrever medicamentos, que o município não tem para oferecer à população mais pobre. Será preciso uma intervenção do Ministério Público para intimar estes prefeitos a se esclarecerem sobre a falta de médicos e medicação nos municípios.
Porto Calvo
Moradores de Porto Calvo continuam denunciando a realização de festas em várias partes da cidade, inclusive o funcionamento de bares na madrugada. Mês passado a tenda que serve de barreira sanitária, na entrada da cidade, serviu de abrigo para um grupo que instalou som e distribui bebidas para comemorar um aniversário.
Pão de Açúcar
A Previdência Social sequestrou R$ 520 mil dos cofres públicos municipais para pagamento de dívidas deixadas pelos ex-gestores. O prefeito Jorge Dantas disse que está tem sido uma rotina da Previdência Social, prejudicando o funcionamento de serviços essenciais com a falta de dinheiro, em um momento tão difícil como este de pandemia.
Porto Calvo 2
Enquanto as festas continuam ocorrendo na madrugada em Porto Calvo, o número de casos de covid e de mortes só aumentam a cada dia, uma tragédia que vem deixando centenas de famílias sem pais e mães de famílias, um problema social que se agrava a cada dia. A Prefeitura tem feito o que pode, mas a consciência é de cada um.
Maragogi/Câmara
Amanhã está previsto ocorrer mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Maragogi. Na pauta, segundo apurou antecipadamente nossa coluna, está um projeto polêmico que é o aumento do número de embarcações para os passeios às piscinas naturais. Os autores do Projeto seriam os vereadores Júnior da Barra Grande e Júnior do Josemir.
Maragogi/Câmara 2
Outro assunto polêmico que deve render muita discussão na sessão da Câmara de Vereadores em Maragogi é quanto a solicitação realizada à empresa Saneape, quando a situação de funcionamento e contrato com o município. A empresa é responsável pelo recolhimento do lixo doméstico no município.
Arapiraca/coletivos
Os usuários de transportes coletivos em Arapiraca estão revoltados com as empresas que realizam o serviço no município. Os passageiros denunciam principalmente a empresa Real Arapiraca, por disponibilizar apenas dois ônibus por dia para realizar a linha para as comunidades do Brisa do Lago e Vale do Perucaba.
Arapiraca/coletivos 2
Além da falta de coletivos para os trabalhadores que têm que sair para cumprir sua jornada de trabalho, as aglomerações são intensas nos postos e terminais de passageiros. Os trabalhadores pedem ao prefeito Luciano Barbosa que obrigue as empresas cumprirem a lei colocando 30% da frota para circular e convidaram o prefeito para fazer uma viagem com eles nos ônibus.
Arapiraca/Feira
A tradicional feira do fumo em Arapiraca foi transferida do Baixão para próximo a Unimed entre o Perucaba. A mudança causou grande polêmica, mas a informação é que foi um pedido dos próprios comerciantes e da população que reclamava do mau cheiro deixado pelo fumo.
Delmiro/assaltos
O roubo de pneus de carretas voltou a ser uma prática no trecho da BR 423 entre Delmiro Gouveia e Paulo Afonso, no Sertão de Alagoas. O grupo especializado neste tipo de assalto, vez por outra, volta a agir no trecho. A desconfiança é que pessoas envolvidas com transporte de carga estejam envolvidas com os assaltos.
Penedo/vacinação
Penedo é referência positiva para Alagoas na campanha de vacinação contra Covid-19, fato destacado pelo próprio governador Renan Filho. O município com alto índice de aproveitamento das vacinas disponibiliza transporte para idosos que moram na zona rural até a Central de Vacinação e leva o serviço até a residência das pessoas impossibilitadas de se locomover.