San Miguel de Allende não é novidade para hotéis fabulosos. Muito pelo contrário, na verdade. A pequena cidade com uma população de menos de 150.000 pessoas tem uma das maiores concentrações de hotéis boutique em todo o México. Esses hotéis de design inovador fazem parte do tecido que torna o destino tão especial. E na esteira da pandemia, enquanto San Miguel de Allende espera que os viajantes comecem a inundar a cidade mais uma vez, novos hotéis se preparam para fazer sua estreia.
Assim como Cancún, Cidade do México e Los Cabos, San Miguel de Allende está se tornando uma daquelas cidades mexicanas obrigatórias para compreender verdadeiramente a alma do país. Digo isso por experiência própria. Por quase uma década, minhas viagens me levaram a todo o México, mas nunca a San Miguel de Allende. Na minha primeira visita no início deste mês, parecia que outra peça do quebra-cabeça finalmente havia se encaixado no lugar.
Em uma palavra, é de tirar o fôlego. Já viajei para cidades coloniais no México antes, e também para seções históricas das cidades. Mas nunca vi uma cidade que se parecesse tanto com as páginas de um livro de colorir. Quase parece um cenário de filme ou uma cena saída da Disney. Mas então você se lembra de que é real – que é assim que a cidade realmente se parece, e tem sido, por décadas. Ruas de paralelepípedos sobem e descem colinas, ladeadas por casas baixas e lindamente pintadas. Hera e buganvílias florescendo cobrem as laterais dos edifícios com um caleidoscópio de cores terrosas. Mais de 30 torres de igrejas salpicam o horizonte e, ao fundo, um vulcão adormecido dorme silenciosamente sob um manto de nuvens fofas.
Visão relacionada: San Miguel de Allende se reinventa
A cidade de San Miguel de Allende tem sido uma das mais rigorosas no que diz respeito à resposta à pandemia. Enquanto outros destinos no México fecharam ao turismo por três meses, San Miguel de Allende empurrou para quatro. Ela foi reaberta em julho de 2020 e, até hoje, continua a aplicar uma política rígida de máscaras. Quem estiver sem máscara na rua será abordado pela polícia. Como alguém que esperava para viajar, me consolei com isso e recomendaria San Miguel de Allende aos viajantes cautelosos que estão começando a voltar a viajar com facilidade. As instalações turísticas da cidade (hotéis, restaurantes, passeios, etc.) estão operando com 75% da capacidade no momento, e todos os negócios na cidade, seja uma loja de tortilhas ou um hotel de luxo, tiveram que atender ao mesmo conjunto de padrões de saúde, a fim de ser certificado para reabrir.
Como parte da minha visita à joia colonial espanhola, visitei alguns dos hotéis mais notáveis da cidade, incluindo o icônico Rosewood San Miguel de Allende , Hotel Matilda , Hotel Hacienda El Santuario , Casa Blanca 7 e Dos Casas. Muitos desses hotéis básicos começaram a incorporar novas ofertas para os hóspedes. Quando San Miguel de Allende fechou por quatro meses durante a pandemia, muitos dos hotéis e restaurantes começaram a canalizar a energia reprimida para se tornarem criativos. Isso se manifestou de várias maneiras.
Por exemplo, o Rosewood passou a oferecer aulas de culinária ao ar livre, abertas apenas por reserva, para uma experiência individual com o chef do hotel. O Hotel Hacienda El Santuario converteu um dos quartos do pátio em uma pequena sala de tratamento de spa.
Para mim, o Hotel Matilda foi uma das propriedades mais impressionantes que visitamos. Não é de se estranhar, considerando que este é um dos hotéis boutique mais consagrados da cidade e que há anos recebe eventos criativos – seu jantar anual Cena Negra é um dos eventos mais esperados da cidade. Como parte de sua remodelação pandêmica, o Hotel Matilda abriu um novo bar em seu pátio, o Monkey Bar. O hotel também renovou suas cinco suítes, bem como seu bar na cobertura. O spa revelou um novo tratamento: um envoltório corporal que usa mezcal – um tratamento decadente que eu simplesmente tive que experimentar. Uma esfoliação corporal vigorosa seguida por um envoltório hidratante deixou minha pele macia de bebê e os músculos surpreendentemente relaxados bem a tempo de uma massagem de uma hora. Este foi o prelúdio de um jantar fabuloso no Moxi, o restaurante principal do hotel. Dica:
Inaugurações de hotéis no horizonte
Mas isso não é tudo de novo em San Miguel de Allende. A cidade está pronta para receber uma série de inaugurações de hotéis. Na verdade, os sons da construção faziam parte da trilha sonora diária enquanto caminhávamos pelas ruas estreitas. San Miguel está crescendo e não há como pará-lo agora.
O Dream Hotel Group, por exemplo, vai lançar seu cinco estrelas Chatwal San Miguel de Allende este ano. Ele estará localizado no Vines em San Miguel de Allende e terá 44 vilas independentes e 125 residências de marca, todas em um penhasco com vista para as icônicas torres e edifícios em tons ousados da cidade abaixo.
A área do saguão da Casa 1810. Foto: Meagan Drillinger
O Hyatt também está trabalhando duro para construir um novo hotel na cidade. Ainda sem nome, o hotel ficará localizado em frente ao Rosewood e terá um total de 44 quartos. Ele fará parte da coleção Unbound da marca.
Além disso, a Hilton abrirá o Homewood Suites by Hilton San Miguel de Allende com 94 quartos e o Hampton Inn by Hilton San Miguel de Allende com 120 quartos. Ambos serão abertos neste ano.
Um dos amados hotéis boutique no centro da cidade é o Casa 1810 , um hotel adorável com um design arrojado de arte e um restaurante na cobertura que oferece vistas de 360 graus da cidade. O hotel está se preparando para abrir uma segunda propriedade, perto do Parque Juarez. O novo hotel terá 19 quartos e um restaurante para 150 hóspedes. Passará a se chamar Casa 1810 Parque, enquanto o hotel existente será renomeado como Casa 1810 Centro. O novo hotel está programado para uma inauguração em setembro.
É um destino que realmente parece seguro, especialmente considerando que é um dos mais frequentados por turistas. Essa vibração é um pouco mais moderada atualmente, especialmente porque outros destinos no México são mais fáceis de chegar. As ruas ficam mais silenciosas do que o normal durante o dia, ou pelo menos foi o que me disseram, mas não diminuiu com sua energia. O ar se encheu com os sons da conversa de jantares ao ar livre, os turistas tiraram fotos glamorosas dignas do Instagram contra as fachadas coloridas e os sinos da Parroquia de San Miguel Arcangel cor de rosa ecoaram em todas as direções. Para todos que me disseram que a cidade é um dos lugares mais bonitos que eu já vi, digo, “correto”.