As praias de Maceió sofrem há muito tempo com a poluição de dejetos, um problema que precisa ser resolvido com determinação, mas principalmente com vontade política. As línguas de “águas pluviais”, servem na realidade para que condôminos dos Bairros da Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara e Cruz das Almas jogam seus dejetos nas galerias de águas pluviais. Uma prova está no “ar” basta sentir o cheirinho que exala de esgoto, denunciando que é preciso dar um basta nesta situação. Contudo, o mais grave agora está ocorrendo com o emissário submarino de Maceió, que está servindo para desovar um dos produtos mais danosos ao meio ambiente que é o chorume, produzido pelo Aterro Sanitário de Maceió, já batizado de novo “lixão”. O flagrante realizado na última quarta-feira (2), pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Maceió, vereador Delegado Fábio Costa, é uma prova do processo de poluição dos nossos cartões postais. O chorume, que é hoje jogado no mar, volta para nossas praias com a maré. Uma prova disto são as manchas escuras que estão surgindo em vários trechos das Praias do Sobral, Pontal da Barra e Avenida e agora também na Pajuçara, levado pela correnteza, que passa através do Porto de Jaraguá. Se a desova do chorume do aterro sanitário de Maceió continuar sendo realizado, no emissário submarino, será o “tiro de misericórdia” em nossas praias e vai ter sérias consequências para o turismo.
Lei Aldir Blanc
O Congresso Nacional derrubou, na terça-feira (1), o veto 21/21 do Projeto de Lei 795/21, do Senado, que prorroga até 31 de outubro de 2021 o prazo final para os municípios usarem os recursos da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. A derrubada do veto teve o apoio do deputado federal Severino Pessoa.
Lei Aldir Blanc 2
De acordo com o parlamentar alagoano, com a chegada do período de pandemia, os setores artístico e cultural foram os primeiros a parar e certamente serão os últimos a voltar. “A classe artística brasileira foi uma das categorias mais prejudicadas com a pandemia. Além de proporcionar lazer e impulsionar o turismo, o setor é responsável por gerar divisas importantes aos municípios”, frisou Severino Pessoa.
Barra de Sto Antônio
Um passo importante foi tomado na última quarta-feira (2) com o anúncio do início das obras de duplicação da AL 101 Norte, realizado na solenidade de assinatura da ordem de serviço, no Palácio do Governo, com a presença do Governador Renan Filho e outras autoridades.
Barra de Sto Antônio 2
A obra vai chegar ao município e dá início a um novo trecho da rodovia que vai passar por dentro do perímetro urbano, indo até a Foz do rio Camaragibe, onde será construída uma ponte encurtando a distância entre Maceió e a Rota Ecológica em mais de 60 quilômetros.
Arapiraca
A Semana do Meio Ambiente está sendo comemorada pela Prefeitura de Arapiraca deu início, sexta-feira (5), ao plantio de 19.500 mudas de árvores. A ação faz parte do “Arapiraca Verde”, o maior programa ambiental já realizado na cidade, que foi lançado no dia 28 de maio, na Lagoa do Pé Leve, comunidade localizada na zona rural de Arapiraca.
Pilar/vacinação
Avançando na imunização do povo pilarense, os pontos de vacinação já estão prontos para aplicar a primeira dose do imunizante nos trabalhadores da limpeza urbana. Já existe uma lista disponível nos três locais, com relação aos profissionais da cidade. Estamos vacinando os nossos Garis, Margaridas e quem faz a limpeza do Mercado Público , seguindo o PNI e ampliando os públicos conforme as remessas recebidas.
Penedo
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) da Prefeitura de Penedo acelera a imunização no município. Com isso atualiza o calendário de vacinação contra Covid-19 em Penedo. A partir da próxima sexta-feira, 4 de junho, a SEMS inicia a vacinação de novas faixas etárias, começando com as pessoas a partir dos 51 anos de idade.
Penedo 2
Hoje será a vez da população acima dos 50 anos e no domingo 6 de junho, para os funcionários acima dos 49 anos de idade. Penedo é o primeiro município de Alagoas a conseguir chegar a essa faixa etária. A Secretaria Municipal de Saúde informa também, que as faixas etárias acima da idade mínima continuam sendo vacinadas, nos dias posteriores ao dia informado para iniciar as novas idades.
Penedo 3
Além disso, aplica a segunda dose do imunizante Astrazeneca nos 4,5,8 e 11 de junho, para o público prioritário acima de 79 anos de idade. Já foram imunizados até o momento mais de 16 mil pessoas, número que já ultrapassa os 25% da população do município. A imunização ocorre na Central de Vacinação contra Covid-19, que funciona na Escola Estadual Ernani Méro, das 7h às 17 horas.