BLOG DO MOZART LUNA

Penedo é destaque no Brasil vacinação. Falta vacina Coronavac em vários municípios para aplicar a segunda dose.

A ação de vacinação contra o covid-19 no Brasil vacinando a todos a abaixo dos 60 anos sem comorbidades, isto em 53% municípios. Desses, 71% estão vacinando pessoas acima de 55 anos, 19% entre 50 e 55; e 9% já começaram a vacinar abaixo dessa faixa etária e em Alagoas apenas o município de Penedo está dentro deste percentual e vem liderando os recordes na campanha de vacinação. Os dados constam da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre os dias 7 e 10 de junho. A 12ª edição do levantamento ouviu 3.129 gestores municipais.  O levantamento também mostra que 47% dos Municípios iniciaram a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. A vacina mais utilizada pelos gestores para esse público é a Corona Vac, apontada por 50,5% dos respondentes. A Pfizer foi apontada por 42,1% dos respondentes. Esse imunizante, segundo o levantamento, foi distribuído até o momento para 51% dos Municípios. A vacina da Pfizer começou a ser distribuída após alterações na forma de armazenamento da vacina, que passou a poder ficar até 31 dias em refrigeração comum. Na edição passada da pesquisa, 30,6% dos respondentes afirmaram já ter recebido a vacina. (FONTE CNM).

Penedo referência

Em Penedo a vacinação já atinge a população de 47 anos, que começou semana passada, sendo o primeiro município a iniciar a vacinação desta faixa etária e agora com as primeiras doses da vacina Pfizer em pessoas com 47 anos ou mais. A imunização com o novo imunizante é produzida em conjunto entre as empresas Pfizer e BioNTech.

Preocupação

Um dado que reforça a preocupação dos gestores em relação a uma terceira onda no país é o aumento de casos confirmados de Covid-19. Nesta semana, 51,4% apontaram crescimento de pessoas infectadas. Em 28,4% dos Municípios, o cenário se manteve estável. Já 15,3% apontaram queda. Em relação ao número de óbitos pela doença, 26,6% apontaram aumento, 48% estabilidade e 20,2% queda nesta semana.

Restrição mantida

As medidas de restrição de circulação ou atividades econômicas estão mantidas em 74,2% dos Municípios pesquisados. Na 11ª edição da pesquisa, que ouviu 2.418 gestores entre 31 de maio e 2 de junho, 62,7% dos Municípios pesquisados apontaram que o mês de maio teve aumento do número de casos de pessoas infectadas por em relação a abril.

Falta kit intubação

Já 19,1% dos gestores apontaram que esses números se mantiveram no mesmo patamar e 17,5% afirmaram ter ocorrido diminuição no número de casos. Outro dado preocupante é o número de Municípios que apontam para o risco de enfrentarem a falta do chamado “kit intubação”.

Falta Kit Intubação 2

Nesta semana, 743 Municípios (23,7%) alertaram para esse risco. Nas edições anteriores, esses percentuais foram de 25,4%, 23,2% e 16,3%. Ao serem analisados os dados da pesquisa desta semana sobre a falta desses medicamentos por porte dos Municípios, pode-se identificar que esse risco atinge especialmente os médios Municípios.

Falta vacinas

A falta de vacinas contra a Covid-19 manteve a curva de queda observada nas edições anteriores das pesquisas da CNM. 14,8% (462) dos Municípios responderam que ficaram sem imunizante. Desse total, 304 relataram terem ficado sem vacinas para aplicar a primeira dose e 257 para a segunda. A Coronavac ainda é a vacina com maior necessidade para completar o esquema vacinal da população, relatada por 75,7% dos gestores que apontaram a falta.

Retomada das aulas

A retomada das aulas presenciais é uma preocupação neste período de aumento dos casos, principalmente com o surgimento dos da nova cepa indiana, que no Brasil parece ainda não ter se disseminado. O perigo está principalmente com o aumento do número de jovens infectados porque ainda não foram vacinados

Retomada das aulas 2

O início da vacinação dos profissionais de educação foi apontada por cerca de 79% dos respondentes, seguida pela aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com 69%; adaptação da estrutura da escola, com 62%; e aquisição de testes de Covid-19, com 41%. Já 9% dos gestores apontaram que ainda não adotaram medidas para a retomada das aulas presenciais.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Trecho da AL 220, Tapera/Piau será recuperado. Inauguração na AL 101 Norte adiada mais uma vez. Alagoas dá continuidade aos voos Maceió/Buenos Aires. Governo entrega obras de melhorias no abastecimento de água em Estrela.

Recuperação de trecho da AL 220 O secretário estadual de infraestrutura urbanísticas, Mozart Amaral, disse que o DER vai iniciar…
BLOG DO MOZART LUNA

FPM com aumento de 24%. Palhaço Biribinha comemora 50 anos de carreira. Desistência de Jarbas Ricardo em Tapera abre largo caminho para concorrentes. Prefeito fez história no desenvolvimento do município. Penedo sediará a edição 2024 do Festival de Arte do IFAL

FPM com aumento de 24% Os municípios brasileiros vão compartilhar R$ 3.942.938.446,61 referentes à terceira parcela do Fundo de Participação…
BLOG DO MOZART LUNA

Concurso público em Porto Real do Colégio. Interessados devem ficar atentos e fiscalizar edital. Ministério Público também vai acompanhar. Governo de Alagoas investe na obras de abastecimento de água em Estrela de Alagoas. IML de Arapiraca recebe apoio técnico.

da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e sob a supervisão da Coordenação de Pesquisa (CPQ/Propep), lançou editais para os…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :