DESTINOS

Conheça 6 destinos turísticos onde o chocolate é o atrativo principal

Viajar é bom, mas viajar para comer chocolate é melhor ainda! O Brasil é repleto de destinos incríveis que valem a viagem apenas para conhecer de perto a produção do doce e, claro, degustá-lo. No Dia Mundial do Chocolate, celebrado nesta quarta-feira (07.07), a Agência de Notícias do Turismo apresenta algumas das cidades mais procuradas pelos chocólatras para matar a vontade da guloseima mais popular do mundo.

As vizinhas Gramado e Canela (RS) são as mais conhecidas e reúnem atrações de dar água na boca. As duas cidades “respiram” chocolate e para quem visita a região está liberado comer a guloseima de manhã até à noite! Lá é possível visitar inúmeras lojas, minifábricas e até um parque temático com mais de 200 esculturas produzidas inteiramente de chocolate. A Torre Eiffel, por exemplo, mede 4 metros de altura, pesa 800 quilos e demorou mais de 100 horas para ser produzida.

Em Vila Velha, no Espírito Santo, está localizada a fábrica da Garoto, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo. O destino oferece os “chocotours”, que incluem passeio pela fábrica e pelo museu do chocolate. Durante a visita é possível acompanhar o processo de fabricação do produto e até degustar alguns bombons.

Em Monte Verde, Minas Gerais, a tradição do chocolate acompanha os moradores desde 1978. A Fábrica de Chocolate Gressoney produz mais de 100 tipos da iguaria e já virou atrativo turístico da cidade.

Apesar de o Sudeste e o Sul abrigarem os destinos mais conhecidos para o consumo do doce, é no Norte e no Nordeste que estão os maiores produtores nacionais da matéria-prima do chocolate, o cacau. O Brasil é o 7º maior produtor mundial do fruto e a produção nacional se concentra, em grande parte, na Bahia e no Pará.

Destinos oferecem visitação às plantações de cacau, matéria-prima do chocolate. Crédito: Márcio Filho/MTur

A ilha de Combu (PA), localizada nos arredores de Belém, é famosa por vender chocolates 100% artesanais, feitos com o cacau plantado no terreno dos produtores. O doce é a segunda maior fonte de renda das famílias, perdendo apenas para o açaí. Mas a fama turística de Combu vai além do chocolate. A ilha oferece opções de lazer como passeio no rio Guamá e trilhas ecológicas.

O município de Ilhéus (BA) pode ser conhecido por suas belas praias, mas também é considerada a capital do cacau. O destino é ideal para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações do fruto até o doce pronto para consumo. Na região, conhecida como Costa do Cacau, o turista pode visitar fazendas de plantação do cacau e conhecer a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste.

A Rota do Chocolate proporciona ao turista uma imersão na história, cultura e gastronomia do Sul da Bahia. A implantação da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca, proporciona aos turistas a experiência de conhecer o processo de produção do cacau, desde as plantações à seleção e secagem das amêndoas, até a transformação em chocolate. O turismo sustentável nas fazendas de cacau, com visitas guiadas, hospedagem e comida típica, tem sido uma das fontes mais rentáveis para os produtores de Ilhéus e região.

Estrada do Chocolate, em Ilhéus (BA). Crédito: Márcio Filho/MTur

TURISMO RURAL – Viajar para vivenciar a produção do chocolate, desde a plantação do cacau até o consumo do doce é praticar o turismo rural. O Brasil já contabiliza diversos empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos – como chocolates e vinhos – e experiências gastronômicas características de cada região.

A fim de fomentar essas atividades, os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF) criaram o Projeto Experiências do Brasil Rural, que integra uma série de medidas realizadas pelo governo federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-pandemia.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fotos: Renato Soares/MTUR

Artigos relacionados
DESTINOSEVENTOS

Salão do Turismo fará homenagem a pontos turísticos de São Paulo

Entre os dias 21 e 23 de agosto deste ano, São Paulo (SP) vai ser palco de um dos maiores…
DESTINOS

Turismo cresce por três meses seguidos no estado do Rio

Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do…
DestaquesDESTINOS

Brasil se destaca no Top-3 de países com maior crescimento no turismo internacional

A Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas publicou, na segunda-feira (14), relatório que aponta o Brasil entre os líderes…