BLOG DO MOZART LUNA

Começa a falta vacinas nos municípios. Cidades com zero de óbitos por covid. Leitos de UTIs tem ocupação reduzida. Arapiraca vai criar corredor ecológico e turístico. Delmiro realiza capacitação de merendeiras.

O cenário pandêmico no Brasil é otimista, com a redução de mortes por covid-19, mas ao mesmo tempo preocupante com o aumento do número de Municípios com falta de doses para vacinar a população, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Nesta semana 797 gestores municipais relataram não ter recebido imunizantes. A informação consta na 18ª edição da pesquisa sobre o cenário da Covid-19 no Brasil: 3.181, ou 57,1%, dos Municípios brasileiros, participaram do levantamento que ocorreu de 19 a 22 de julho. CNM verificou que, mesmo com a falta de imunizantes, 146 Entes locais já aplicaram doses em pessoas acima dos 18 anos e 20 cidades vacinaram adolescentes acima dos 12. De acordo com a pesquisa, 79,9% (2.541) dos Municípios entrevistados, pretendem vacinar adolescentes a partir dos 12 anos – com as vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) -, e 11,4% (364) ainda não pretendem iniciar a vacinação desta faixa etária. Dos que responderam sobre a pretensão de vacinar a faixa etária acima dos 12 anos, 68,2% (1.746) afirmaram que só aplicarão a vacina nessa faixa após a imunização de toda população acima dos 18 anos. Outro dado importante da pesquisa da CNM é que 1.689, ou 53,1% dos Municípios ouvidos, não registraram mortes nesta semana.

Sem óbitos

Desde a semana 15, quando a questão foi incluída no levantamento, esse número se mantém acima de mil municípios sem registros de óbitos. Além disso, 527 gestores responderam que as mortes reduziram, ou seja, 16,6% dos respondentes; enquanto em 310 Municípios, ou 9,7%, esse número aumentou. Os óbitos ficaram estáveis nesta semana em 606, ou seja, 19,1%.

Estabilidade

Nesta edição da pesquisa, 531 (16,7%) dos Municípios declararam que houve aumento do número de pessoas infectadas, em 1.095 (34,4%) se manteve no mesmo patamar e em 1.310 (41,2%) houve diminuição no número de casos. A CNM demonstra preocupação com esses resultados, pois a manutenção de novos infectados em níveis altos está sendo apontada pela quarta vez consecutiva na pesquisa.

UTI


A pesquisa também identificou queda na ocupação de leitos de UTI, como tem ocorrido nas últimas semanas. Nesta, a taxa de ocupação de UTIs entre 60% e 80% é a realidade da maioria dos Municípios, dos 3.181 respondentes, 1.037 (32,6%) afirmaram estar nessa faixa. Nos levantamentos anteriores, eram, respectivamente, 830, 687 e 433 cidades nesta situação. 

Arapiraca/vacina

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta terça-feira (27), apenas o posto de vacinação do Sesc estará funcionando, pois o município aguarda a chegada de novas doses para reduzir a faixa etária de imunização. De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, enfermeira Mônica Suzy, devido a falta de novas doses, Arapiraca aplicará apenas primeiras doses para gestantes e puérperas, e segundas doses para os arapiraquenses que já atingiram o prazo de intervalo.

Arapiraca/turismo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Arapiraca está realizando estudos para criação de um corredor turístico e ecológico, denominadoPrograma Arapiraca Verde. Lançado em abril deste ano, o programa tem como uma das metas principais a produção de 20 mil mudas para arborização urbana, mapeamento das áreas de proteção ecológica e projetos de educação socioambiental.

Arapiraca/devolução

A Prefeitura de Arapiraca obteve uma vitória judicial que vai lhe render a devolução de R $1,2 milhões, que será restituído pela Receita Federal. A ação foi da Sub procuradoria de Ações Tributárias que decidiu questionar a legalidade de um ato denegatório da Receita Federal do Brasil por ocasião da consolidação do parcelamento de débitos tributários em 2018.

Arapiraca/devolução 2

O procurador geral do Município, Victor Carvalho, destacou que, assim como a procuradoria, a contabilidade teve papel fundamental no processo de defesa do Município, uma vez que o centro do debate gravitava ao redor de demonstrações contábeis e fiscais.

Delmiro/merendeira

Em Delmiro Gouveia a Secretaria Municipal de Educação iniciou a capacitação das merendeiras da rede municipal de ensino. A capacitação foi online e os profissionais que estão participando do Terceiro Concurso de Merendeiras oferecido pelo Senac, Embrapa e Sebrae, aprenderam sobre Cardápio e Aquisição de Alimentos para Alimentação Escolar.


Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Penedo estreia em Portugal com Programa divulgando potencial turístico. Barra de Santo Antônio, Maceió e Maragogi também serão pauta do turismo em terras portuguesas. Prefeitura Coruripe cuida da segurança nas escolas e Pão de Açúcar planta árvores em volta de unidades escolares.

Penedo em Portugal Acontece hoje na Casa da Aposentadora, às 17 horas a apresentação do Programa CircuitoMundo/CentralPress que estreou no…
BLOG DO MOZART LUNA

Delmiro conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora. Penedo conclui curso de qualificação.Forroçúcar começou com Flávio José e confira a programação até o dia 23 de junho.

Prêmio para Delmiro Gouveia Delmiro Gouveia foi um dos grandes finalistas, no âmbito nacional, do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na…
BLOG DO MOZART LUNA

Coruripe é orgulho para Alagoas na educação. Município é referência no Brasil. Padre Eraldo Cordeiro impedido de registrar candidatura, segundo jurisprudência do TSE. Em Maragogi, condenação do TCU não impede Madeira de disputar prefeitura. Governador entregar mais obras nos municípios.

Coruripe alfabetizado Não é novidade que práticas assertivas da gestão municipal têm levado Coruripe a alcançar excelência na educação, desta…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :