O cenário pandêmico no Brasil é otimista, com a redução de mortes por covid-19, mas ao mesmo tempo preocupante com o aumento do número de Municípios com falta de doses para vacinar a população, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Nesta semana 797 gestores municipais relataram não ter recebido imunizantes. A informação consta na 18ª edição da pesquisa sobre o cenário da Covid-19 no Brasil: 3.181, ou 57,1%, dos Municípios brasileiros, participaram do levantamento que ocorreu de 19 a 22 de julho. CNM verificou que, mesmo com a falta de imunizantes, 146 Entes locais já aplicaram doses em pessoas acima dos 18 anos e 20 cidades vacinaram adolescentes acima dos 12. De acordo com a pesquisa, 79,9% (2.541) dos Municípios entrevistados, pretendem vacinar adolescentes a partir dos 12 anos – com as vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) -, e 11,4% (364) ainda não pretendem iniciar a vacinação desta faixa etária. Dos que responderam sobre a pretensão de vacinar a faixa etária acima dos 12 anos, 68,2% (1.746) afirmaram que só aplicarão a vacina nessa faixa após a imunização de toda população acima dos 18 anos. Outro dado importante da pesquisa da CNM é que 1.689, ou 53,1% dos Municípios ouvidos, não registraram mortes nesta semana.
Sem óbitos
Desde a semana 15, quando a questão foi incluída no levantamento, esse número se mantém acima de mil municípios sem registros de óbitos. Além disso, 527 gestores responderam que as mortes reduziram, ou seja, 16,6% dos respondentes; enquanto em 310 Municípios, ou 9,7%, esse número aumentou. Os óbitos ficaram estáveis nesta semana em 606, ou seja, 19,1%.
Estabilidade
Nesta edição da pesquisa, 531 (16,7%) dos Municípios declararam que houve aumento do número de pessoas infectadas, em 1.095 (34,4%) se manteve no mesmo patamar e em 1.310 (41,2%) houve diminuição no número de casos. A CNM demonstra preocupação com esses resultados, pois a manutenção de novos infectados em níveis altos está sendo apontada pela quarta vez consecutiva na pesquisa.
UTI
A pesquisa também identificou queda na ocupação de leitos de UTI, como tem ocorrido nas últimas semanas. Nesta, a taxa de ocupação de UTIs entre 60% e 80% é a realidade da maioria dos Municípios, dos 3.181 respondentes, 1.037 (32,6%) afirmaram estar nessa faixa. Nos levantamentos anteriores, eram, respectivamente, 830, 687 e 433 cidades nesta situação.
Arapiraca/vacina
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta terça-feira (27), apenas o posto de vacinação do Sesc estará funcionando, pois o município aguarda a chegada de novas doses para reduzir a faixa etária de imunização. De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, enfermeira Mônica Suzy, devido a falta de novas doses, Arapiraca aplicará apenas primeiras doses para gestantes e puérperas, e segundas doses para os arapiraquenses que já atingiram o prazo de intervalo.
Arapiraca/turismo
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Arapiraca está realizando estudos para criação de um corredor turístico e ecológico, denominadoPrograma Arapiraca Verde. Lançado em abril deste ano, o programa tem como uma das metas principais a produção de 20 mil mudas para arborização urbana, mapeamento das áreas de proteção ecológica e projetos de educação socioambiental.
Arapiraca/devolução
A Prefeitura de Arapiraca obteve uma vitória judicial que vai lhe render a devolução de R $1,2 milhões, que será restituído pela Receita Federal. A ação foi da Sub procuradoria de Ações Tributárias que decidiu questionar a legalidade de um ato denegatório da Receita Federal do Brasil por ocasião da consolidação do parcelamento de débitos tributários em 2018.
Arapiraca/devolução 2
O procurador geral do Município, Victor Carvalho, destacou que, assim como a procuradoria, a contabilidade teve papel fundamental no processo de defesa do Município, uma vez que o centro do debate gravitava ao redor de demonstrações contábeis e fiscais.
Delmiro/merendeira
Em Delmiro Gouveia a Secretaria Municipal de Educação iniciou a capacitação das merendeiras da rede municipal de ensino. A capacitação foi online e os profissionais que estão participando do Terceiro Concurso de Merendeiras oferecido pelo Senac, Embrapa e Sebrae, aprenderam sobre Cardápio e Aquisição de Alimentos para Alimentação Escolar.