Tornar a vacinação contra covid-19 obrigatório é uma tendência que poderá virar lei, já que é uma realidade em 20% dos municípios brasileiros. O servidor público municipal que se negar a tomar a vacina contra a Covid-19 deve ser punido em 20%, ou 235 Municípios. É o que revela a 21ª edição da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Desses, 52,8% afirmaram que a punição será instauração de processo administrativo disciplinar. Pelo levantamento, realizado de 9 a 12 de agosto, 75,8 % dos gestores, dos 1.269 que responderam a essa questão, não devem obrigar os servidores a se vacinar. A pesquisa desta semana ouviu, no total, 2.383 dos 5.568 Entes locais e identificou que a vacinação está avançando cada vez mais e cerca de 37% das administrações públicas já vacinam jovens de 18 a 24 anos. Em 28%, a vacinação está entre 25 e 29 anos e 21% imunizam pessoas com idade entre 30 e 34 anos. Dos entrevistados, apenas um município afirmou ainda estar na faixa etária acima de 50 anos. Já a falta de imunizantes ainda foi registrada por 445, ou 18,7% dos respondentes. A vacinação segue normalmente em 1.910 prefeituras, ou 80%. Dos que afirmaram não ter doses para vacinar a população, 93% registraram a falta para a 1ª dose e 20% para a 2ª dose. Os Municípios continuam a identificar a preferência por alguma marca específica da vacina contra a Covid. Nesta semana, a situação foi observada e a CNM perguntou o que tem sido feito nestes casos. Cerca de 71,5% afirmaram que não é possível a escolha e aplicam o imunizante disponível. Já em 26% a pessoa não é vacinada e vai para o final da lista; enquanto em 8,7% dos Municípios pedem que a pessoa volte em outra oportunidade; em 1,4% dos casos se permite a escolha do imunizante. (Fonte CNM).
Redução
A diminuição do registro de novos casos também foi identificada na pesquisa desta semana. Cerca de 38% afirmaram que os casos diminuíram; 32% registraram estabilidade no número de casos e 16% dos Municípios registraram aumento das infecções por Covid-19. Já 11% dos Municípios não registraram nenhum novo caso de coronavírus.
Arapiraca
A Consultoria Jurídica da Câmara de Arapiraca esclarece à imprensa que a Sessão realizada, na tarde deste sábado (14), é nula e que, portanto, todos os atos praticados não têm validade. A tentativa foi de eleição da mesa diretora para o biênio 2023/2024. Uma antecipação de uma eleição que só ocorreria daqui a um ano e meio.
Delmiro
A Prefeitura de Delmiro Gouveia continua realizando as ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais para garantir que os produtos estejam adequados ao consumo. Durante atividade nas padarias, produtos vencidos foram encontrados e estabelecimentos foram multados. A saúde da população tem que ser preservada e o que se nota é ganância de alguns comerciantes que colocam vidas em risco.
Penedo/Turismo
Em Penedo o projeto de urbanização da Prainha já tem licença ambiental do IMA e aguarda apenas a autorização da Secretaria de Patrimônio da União, em Brasília. Muito em breve, esse grande investimento na Prainha de Penedo começa a se tornar realidade. A Prainha de Penedo é o mais novo espaço de lazer e atração turística no município.
Barra de Sto Antônio
No próximo dia 20 de agosto a população da Barra de Santo Antônio comemora sua emancipação política. A prefeita Lívia Carla, o vice Cléber Malta e a Câmara Municipal de Vereadores convidam a todos para participarem das solenidades. Contudo serão seguidos os protocolos sanitários exigidos pelas entidades governamentais no último decreto, o evento será realizado com total segurança. Salientando cuidadosamente para não excederem o número de público.
Barra de Sto Antônio 2
A prefeitura da Barra de Santo Antônio vem realizando obras por toda a cidade para garantir melhorias de setores como infraestrutura e educação. Esse é o novo ritmo de trabalho que a prefeita Lívia Carla está imprimindo na cidade para acelerar o crescimento e o desenvolvimento e beneficiar toda a população de Barra de Santo Antônio.
Barra de Sto Antônio 3
A estrada de acesso às obras de construção do Vila Galé Alagoas está em péssimo estado para o trânsito, tanto para os trabalhos no hotel como para os passeios turísticos que são realizados para a Praia de Carro Quebrado. O secretário estadual de Infraestrutura Urbanística, Mousar Amaral prometeu que assim que o tempo melhore, o DER fará a manutenção da estrada.
Maragogi/lanchas
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) determinou que os reboques e lanchas que estavam ocupando toda faixa de areia na orla urbana de Maragogi fossem retiradas. As embarcações foram levadas para uma aérea alugada pela Prefeitura. Contudo, a medida é temporária e os donos das embarcações terão que criar uma marina para guardar as embarcações.
Maragogi/orla
Os bares e restaurantes da orla de Maragogi precisam ser mais fiscalizados, com relação aos horários de funcionamento, com relação ao problema de som alto e também aglomerações. Moradores e proprietários de pousadas da orla pedem uma ação mais rigorosa da Prefeitura e da Polícia.
Japaratinga
O município de Japaratinga vem sendo um dos mais procurados pelos turistas que desejam mais tranquilidade para curtir as praias. O município tem praias lindíssimas e até bicas de água doce mineral na orla de Barreira do Boqueirão. Pousadas Coqueiro Verde e Paraíso dos Coqueirais têm sido as mais procuradas pelo custo benefício. Lindas, limpas e com preços justo.