Curso: atrativos naturais
O Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciaram na quinta-feira (09.09) o Curso de Especialização em Atrativos Naturais para Guias de Turismo das regiões Norte e Centro-Oeste. Ao todo, 260 profissionais da categoria, inscritos no Cadastur como “Guia Regional”, se inscreveram para participar da capacitação, oferecida gratuitamente. A capacitação abordará aspectos e conceitos relacionados a turismo de natureza, ecologia, sociobiodiversidade e educação ambiental, além de apresentar aos cursistas as possibilidades de operacionalização junto à atividade turística. A iniciativa tem como objetivo formar profissionais com capacidade técnica para agir de maneira crítica no planejamento e na gestão de atrativos naturais no Norte e Centro-Oeste do país, com foco na sustentabilidade e na proteção da sociobiodiversidade. Durante a sua participação na cerimônia, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, pontuou a importância do curso para guias de 10 estados e do Distrito Federal. Segundo ele, o curso vai trabalhar a parte prática, levando todos para conhecer de perto os atrativos turísticos da sua região. França disse ainda que o investimento na qualificação feito hoje será recompensado com rendimento dos melhores resultados nas suas carreiras profissionais. Já o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, o curso surge da necessidade da qualificação para o fortalecimento do setor. O curso de Atrativos Naturais possui carga horária de 200h, sendo 160h de aulas teóricas, na modalidade de ensino a distância, e 40h de aulas práticas. A capacitação será realizada ao longo de seis meses e meio.
Cânions/Vale dos Mestres
Um dos atrativos dos Cânions do São Francisco, o Vale dos Mestres está interditado com banhos e frequentadores. Contudo é preciso fiscalização já que no feriado de 7 de Setembro recebemos a denúncia de que lanchas entraram para levar pessoas para banho. O Ministério Público Federal determinou a proibição do acesso e que for flagrado no local poderá ser preso e responder a processo na Justiça Federal.
Campo Grande/Republicanos
A presidente estadual do partido Republicanos em Alagoas, Fabiana Pessoa, comemorou a vitória de Téo Higino, eleito o novo prefeito do município de Campo Grande durante as eleições suplementares realizadas neste domingo (12). Segundo a presidente, o Republicanos agora tem quatro prefeitos representando a sigla no Estado de Alagoas, o que representa o nítido e crescente fortalecimento do partido.
Piranhas
Com o objetivo de oferecer à juventude estudantil suas primeiras experiências no mercado de trabalho, a prefeitura de Piranhas abriu, no último sábado (11), o processo seletivo para o Programa de Estágio Municipal. Serão ofertadas vagas para estudantes dos níveis médio, técnico e superior em várias áreas do conhecimento. Todos os estagiários terão direito a uma bolsa-auxílio.
Piranhas 2
Serão ofertadas vagas para estudantes dos níveis médio, técnico e superior em várias áreas do conhecimento. Todos os estagiários terão direito a uma bolsa-auxílio. Para participar, os candidatos devem estar regularmente matriculados em instituições credenciadas pelo MEC. As vagas são para estudantes de Administração, Marketing, Serviço Social, Contabilidade, Direito, Pedagogia, Licenciaturas, Engenharias.
Penedo
O Prefeito Ronaldo Lopes voltou a esclarecer dúvidas da população de Penedo sobre a concessão de serviços pelo SAAE. As consequências da instituição do marco regulatório do Saneamento pelo Presidente Bolsonaro foram novamente apresentadas pelo gestor penedense que tem discutido o tema com servidores da autarquia, vereadores, representantes do Sindspem e do sindicato dos urbanitários.
Penedo 2
Segundo Ronaldo Lopes a concessão dos serviços é diferente de privatizar. Apesar das mudanças na gestão do abastecimento de água e no tratamento de esgoto que estão ocorrendo em todo o Brasil, Penedo não venderá seu patrimônio e nem os servidores do SAAE serão demitidos.
Penedo 3
O novo marco regulatório estabelece prazos e praticamente inviabiliza a continuidade dos serviços essenciais por municípios e estados, inclusive por impedir acesso dos governos a recursos do BNDES (financiamento disponível para empresas privadas) e também por vetar emendas parlamentares destinadas para investimentos em água tratada e saneamento.
Penedo 4
Diante da situação irreversível e que exige responsabilidade do gestor público, Ronaldo Lopes definiu a melhor solução para o SAAE Penedo, com apoio do governo estadual e diálogo aberto com a classe trabalhadora e os vereadores penedenses.
ResponderEncaminha |