BLOG DO MOZART LUNA

Municípios realizam vacinação de adolescentes. Presidente da Câmara de Arapiraca vai disputar uma vaga para deputado federal. Transporte coletivo em Arapiraca está sucateado e projeto do VLT fica no papel.

Adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades estão sendo vacinados contra a Covid-19 em 63% dos Municípios brasileiros nesta semana. Outros 37% imunizam pessoas entre 18 e 24 anos. E menos de 1% acima dessa faixa etária. Os dados são da 26ª edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O levantamento, realizado entre os dias 20 e 23 de setembro, ouviu 2.461 gestores municipais. A pesquisa também mostrou que 75% dos Municípios mantiveram a vacinação de adolescentes mesmo após nota técnica do Ministério da Saúde publicada na semana passada orientando a retirada desse grupo da campanha de imunização. A CNM destaca que, nesta quarta-feira, 22, a pasta voltou a recomendar a vacinação à faixa etária de 12 a 17 anos sem comorbidades. A decisão vai ao encontro do posicionamento técnico da Confederação, que divulgou nota reforçando a imunização de crianças e adolescentes, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já a aplicação da dose de reforço em idosos teve início em 60% das cidades. Dos que ainda não iniciaram, 84% afirmaram que já estão organizados para iniciar essa vacinação. Na semana passada, a pesquisa mostrou que essa imunização era uma realidade em 31% dos Municípios. ( Fonte: CNM).

Aulas presenciais


Esta edição da pesquisa trouxe uma nova questão para analisar a retomada das aulas pelos Entes locais. Segundo o levantamento, cerca de 78% dos Municípios deram início às aulas presenciais, totalizando 1.921 das cidades ouvidas. Dessas, 23% já precisaram suspender aulas de pelo menos uma turma em função de casos de Covid-19. Outros 77% afirmaram que não tiveram de adotar esse tipo de medida até o momento.

Falta de imunizantes

Um em cada cinco Municípios pesquisados ficaram sem imunizantes nesta semana, totalizando 21% ou 508 localidades. Desses, 45% apontaram que faltou vacina para a primeira dose, especialmente a da Pfizer (80%). Já 70% dos gestores afirmaram que não conseguiram completar o esquema vacinal da população por falta de imunizante. Nesse caso, a vacina que apresentou a maior falta foi a Astrazeneca (96%).

Novos casos e óbitos

Cerca de  1.830 (74%) Municípios não registraram óbitos pela doença. Outros 11% apontaram estabilidade; 8% queda; e 5% aumento. Os casos de internações também apresentaram cenário otimista: 59% Municípios não tiveram novas internações; 16% estabilidade; 15% queda; e 7% aumento.

Pandemia

Quanto a novos casos confirmados, 25% dos Municípios não registraram; 30% tiveram estabilidade; 24% queda; e 17% aumento. A variante Delta foi detectada em 13% dos Municípios, percentual próximo ao registrado na semana passada, de 12,1%. Medidas restritivas de circulação ou atividades econômicas ainda ocorrem em 43% dos Municípios nesta semana. E 10% afirmaram que já editaram decreto no sentido de obrigar a vacinação para que se possa frequentar espaços coletivos.

Arapiraca/VLT

Alguém lembra do Projeto de transportes coletivo do VLT em Arapiraca? Pois é, esta proposta chegou a ser anunciada pelo prefeito Luciano Barbosa em certa solenidade, mas que nunca foi realizada. O projeto previa um VLT que passaria por toda cidade e ainda o distrito da Vila São José, um dos maiores do município.

Arapiraca/Coletivos

Os passageiros de transportes coletivos de Arapiraca estão revoltados com as péssimas condições de manutenção dos ônibus que fazem linhas nos bairros da cidade. Muitos não têm cadeira nem para sentar, além de pneus carecas e limpeza interna. Aliado a tudo isso os horários dos coletivos são irregulares.

Arapiraca/candidato

O vereador e presidente da Câmara de Arapiraca, Thiago ML, vai disputar uma vaga para deputado federal, decisão está alicerçada entre familiares e amigos, é notório o seu crescimento político de aceitação e apoio, em Arapiraca, onde o mesmo preside a Câmara de vereadores, em Maceió, onde tem conseguido apoios importantes , como em muitas cidades alagoanas.

Arapiraca/candidato 2

O projeto político de Thiago ML tem o apoio dos vereadores, Alisson da Tim, Dr. Fábio, Melquisedec, Zé Carlinhos, 11 suplentes, vários presidentes de associações comunitárias, várias lideranças e a mesma representará a força do agreste em especial, lembrando que Arapiraca já teve dois deputados federais eleitos no mesmo pleito, seu projeto vem ganhando musculatura devido ter nascido da vontade de amigos, familiares e da população.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Vereadores de Arapiraca apontam Leo Saturnino como vice de Luciano Barbosa. Indicação fortalece o prefeito na reeleição. Corretor de imóveis esclarece verdades sobre o caso do golpe de construtora em Arapiraca. Sérgio Lira esta confiante na eleição de seu candidato a prefeito em Maragogi. Oposição em Delmiro insiste no nome de Padre Eraldo .

Leo Saturnino vice de Luciano Os vereadores de Arapiraca bateram o martelo e decidiram que o candidato a vice de…
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeituras recebem FPM com aumento de 42,1%. Brasil tem baixo índice de vacinação e doenças como a meningite e poliomielite erradicadas pode voltar. Principal motivo é a falta de campanhas de divulgação na mídia. Governo gasta mais com promoção institucional.

FPM A segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve um aumento de 42,10% de aumento em relação…
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeito de Porto de Pedras rebate criticas de empresários com anuncio de cobrança de pagamento de ISS por imóveis alugados para turistas. Polícia apura, "o maior golpe imobiliário" ocorrido em Arapiraca. Yale e Célia Rocha disputam a escolha de Luciano. Fabiana Pessoa pode surpreender em Arapiraca.

Prefeito cobra ISS O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, em uma live em sua rede social, rebateu as…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :