Os municípios terão a partir de agora mais 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que será implantado a partir do próximo ano em setembro. Desta forma as prefeituras terão três FPM extras: julho, setembro e dezembro. A notícia foi comemorada pelos prefeitos e significa uma conquista de grande importância. O adicional de 1% do FPM em setembro foi aprovado na última quarta-feira (6) e agora segue para promulgação do Congresso Nacional. O recurso será transferido, inicialmente, de maneira gradual, começando com 0,25% em 2022 até alcançar o total de 1% em 2025. Relator da PEC 391/2017, o deputado Júlio César (PSD-PI) defendeu a medida em Plenário destacando a importância dos recursos via FPM para os municipais locais, especialmente os de pequeno porte. “Os Municípios são pressionados pela rigidez dos gastos públicos com pessoal e previdência, além de arcarem com pisos salariais e crescente políticas públicas que são insuficientemente cobertas pelas transferências constitucionais”, avaliou. A conquista – que ocorreu no Dia do Prefeito – foi articulada pela CNM com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que assumiu o compromisso de pautar a matéria. A entidade tem mantido reuniões frequentes com a presidência da Casa para apresentar as principais demandas dos Municípios brasileiros. Vale lembrar que o FPM tem batido recorde este ano e o mês de setembro, por exemplo, fechou com mais de 100% a mais que no ano passado. O FPM este ano, de janeiro a setembro deste ano, já supera em 35%, o mesmo período de 2020.
São Miguel/BR 101
As obras de recuperação da BR 101, em São Miguel dos Campos, estão atrasadas e causando danos às vias urbanas da cidade, que não suportam mais o intenso trânsito desviado de veículos, que tem causado também muitos acidentes. O trânsito está sendo desviado para dentro da cidade, depois que o trecho da BR desabou há 6 meses.
Pilar
A prefeitura de Pilar através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura está realizando a semana da criança. Desta vez, cerca de 500 alunos estão participando do evento no Parque Aquático Pratagy. O prefeito Renato Filho (PSC) e o Secretário de Educação Clewinho Cavalcante participaram deste dia festivo.
Arapiraca/Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago ML, constatou pessoalmente a falta de medicamentos para hipertensos, dificuldade em marcar exames e consultas, e o atendimento limitado de pacientes por dia em vários postos de saúde de Arapiraca. O Programa de Saúde da Família (PSF) obriga que o médico atenda no mínimo 25 pessoas por dia, mas, as denúncias afirmam que a médica do posto atende somente cinco pessoas.
Arapiraca/Câmara 2
Um dos postos visitados pelo presidente da Câmara de Arapiraca, foi João Vicente da Santos que atende há vários sítios da região, dentre eles, Posto da Pedra, Lagoa d ‘água, Minador e Baixo do Capim. São milhares de arapiraquenses sofrendo diariamente com o descaso na saúde do município. “Basta uma rápida visita para constatar os inúmeros problemas. É um problema que não pode ser ignorado pela gestão de nosso município”, relatou o parlamentar nas redes sociais.
Arapiraca/iluminação
Vereadores Doutor Fábio e Fábio Henrique pedem a revitalização da Praça Lios, no Alto do Cruzeiro. Os vereadores apresentaram esta semana na sessão ordinária, indicação aprovada por unanimidade, solicitando à secretaria municipal de Infraestrutura, revitalizar com pontos de táxi e mototáxi, mesas novas para jogos, iluminação de LED, reforma dos banheiros na Praça Lions, no Alto do Cruzeiro.
Arapiraca/crime
Doutor Fábio, lembrou que há alguns meses aconteceu um assassinato no localizado, onde um frequentador foi esfaqueado, deixando as pessoas que gostam de frequentar o local, amedrontadas, a ponto de se afastar da Praça Lions, que para a sua tristeza maior ainda, hoje se transformou em um ponto para drogados no horário da noite.
Arapiraca/Saúde
A vereadora e médica Doutora Fany, fez um apelo para que as mulheres façam os exames preventivos de câncer de mama e de cólon de útero, aproveitando que estamos no mês de Outubro Rosa e apelou aos vereadores que têm filhas e esposas, incentivem e aconselhe a elas, a fazerem os exames preventivos. Segundo ainda ela todas as Unidades Básicas de Saúde em Arapiraca, estão prontas para realizarem esses exames.
Arapiraca/Emprego
Segundo o vereador Léo Saturnino a economia de Arapiraca vai muito bem e que de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, durante os primeiros oito meses de 2021, o município criou pouco mais de 9500 novos postos de trabalho. O município apresentou 9538 contratações e 7039 demissões, gerando um saldo positivo de 2499 novos empregos em diversos segmentos do município.
Arapiraca/Emprego
Segundo ainda, Leo Saturnino Arapiraca se transformu em um imenso canteiro de obras e que o município criou 50 novos postos de trabalho na construção civil, atividades que estão sendo tocadas pela administração pública desde o início da gestão do prefeito Luciano Barbosa. O vereador também parabenizou os empresários de Arapiraca, por participarem ativamente desse crescimento, mesmo em plena pandemia.