BLOG DO MOZART LUNA

Prefeitos comemoram mais 1% FPM. Obras da BR em São Miguel dos Campos estão atrasadas e causam transtorno a população. Presidente da Câmara de Arapiraca denuncia falta de medicação nos postos de saúde, mas sobra recursos para obras.

Os municípios terão a partir de agora mais 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que será implantado a partir do próximo ano em setembro. Desta forma as prefeituras terão três FPM extras: julho, setembro e dezembro. A notícia foi comemorada pelos prefeitos e significa uma conquista de grande importância. O adicional de 1% do FPM em setembro foi aprovado na última quarta-feira (6) e agora segue para promulgação do Congresso Nacional. O recurso será transferido, inicialmente, de maneira gradual, começando com 0,25% em 2022 até alcançar o total de 1% em 2025. Relator da PEC 391/2017, o deputado Júlio César (PSD-PI) defendeu a medida em Plenário destacando a importância dos recursos via FPM para os municipais locais, especialmente os de pequeno porte. “Os Municípios são pressionados pela rigidez dos gastos públicos com pessoal e previdência, além de arcarem com pisos salariais e crescente políticas públicas que são insuficientemente cobertas pelas transferências constitucionais”, avaliou.  A conquista – que ocorreu no Dia do Prefeito – foi articulada pela CNM com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que assumiu o compromisso de pautar a matéria. A entidade tem mantido reuniões frequentes com a presidência da Casa para apresentar as principais demandas dos Municípios brasileiros. Vale lembrar que o FPM tem batido recorde este ano e o mês de setembro, por exemplo, fechou com mais de 100% a mais que no ano passado. O FPM este ano, de janeiro a setembro deste ano, já supera em 35%, o mesmo período de 2020.

São Miguel/BR 101

As obras de recuperação da BR 101, em São Miguel dos Campos, estão atrasadas e causando danos às vias urbanas da cidade, que não suportam mais o intenso trânsito desviado de veículos, que tem causado também muitos acidentes. O trânsito está sendo desviado para dentro da cidade, depois que o trecho da BR desabou há 6 meses.  

Pilar

A prefeitura de Pilar através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura está realizando a semana da criança. Desta vez, cerca de 500 alunos estão participando do evento no Parque Aquático Pratagy. O prefeito Renato Filho (PSC) e o Secretário de Educação Clewinho Cavalcante participaram deste dia festivo.

Arapiraca/Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago ML, constatou pessoalmente a falta de medicamentos para hipertensos, dificuldade em marcar exames e consultas, e o atendimento limitado de pacientes por dia em vários postos de saúde de Arapiraca. O Programa de Saúde da Família (PSF) obriga que o médico atenda no mínimo 25 pessoas por dia, mas, as denúncias afirmam que a médica do posto atende somente cinco pessoas.

Arapiraca/Câmara 2

Um dos postos visitados pelo presidente da Câmara de Arapiraca, foi  João Vicente da Santos que atende há vários sítios da região, dentre eles, Posto da Pedra, Lagoa d ‘água, Minador e Baixo do Capim. São milhares de arapiraquenses sofrendo diariamente com o descaso na saúde do município. “Basta uma rápida visita para constatar os inúmeros problemas. É um problema que não pode ser ignorado pela gestão de nosso município”, relatou o parlamentar nas redes sociais.

Arapiraca/iluminação

Vereadores Doutor Fábio e Fábio Henrique pedem a revitalização da Praça Lios, no Alto do Cruzeiro. Os vereadores apresentaram esta semana na sessão ordinária, indicação aprovada por unanimidade, solicitando à secretaria municipal de Infraestrutura,  revitalizar com pontos de táxi e mototáxi, mesas novas para jogos, iluminação de LED, reforma dos banheiros na Praça Lions, no Alto do Cruzeiro.

Arapiraca/crime

Doutor Fábio, lembrou que há alguns meses aconteceu um assassinato no localizado, onde um frequentador foi esfaqueado, deixando as pessoas que gostam de frequentar o local, amedrontadas, a ponto de se afastar da Praça Lions,  que para a sua tristeza maior ainda, hoje se transformou em um ponto para drogados no horário da noite.

Arapiraca/Saúde

A vereadora e médica Doutora Fany, fez um apelo para que as mulheres façam os exames preventivos de câncer de mama e de cólon de útero, aproveitando que estamos no mês de Outubro Rosa e apelou aos vereadores que têm filhas e esposas, incentivem e aconselhe a elas,  a fazerem os exames preventivos. Segundo ainda ela todas as Unidades Básicas de Saúde em Arapiraca,  estão prontas para realizarem esses exames.

Arapiraca/Emprego

Segundo o vereador Léo Saturnino  a economia de Arapiraca vai muito bem e que de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, durante os primeiros oito meses de 2021, o município criou pouco mais de 9500 novos postos de trabalho. O município apresentou 9538 contratações e 7039 demissões, gerando um saldo positivo de 2499 novos empregos em diversos segmentos do município.

Arapiraca/Emprego


Segundo ainda, Leo Saturnino Arapiraca se transformu em um imenso canteiro de obras e que o município criou 50 novos postos de trabalho na construção civil, atividades que estão sendo tocadas pela administração pública desde o início da gestão do prefeito Luciano Barbosa. O vereador também parabenizou os empresários de Arapiraca,  por participarem ativamente desse crescimento, mesmo em plena pandemia.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeito de Porto de Pedras rebate criticas de empresários com anuncio de cobrança de pagamento de ISS por imóveis alugados para turistas. Polícia apura, "o maior golpe imobiliário" ocorrido em Arapiraca. Yale e Célia Rocha disputam a escolha de Luciano. Fabiana Pessoa pode surpreender em Arapiraca.

Prefeito cobra ISS O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, em uma live em sua rede social, rebateu as…
BLOG DO MOZART LUNA

SIM é implantado em municípios do Sertão. Vereador Caio Borghetti cobra prestação de contas do Prefeito Vilela de R$ 5 milhões obras em Praia. AL 145 de acesso ao Campus da Ufal no Sertão com buracos. Desmatamento continua na caatinga.

SIM consorciado no Sertão O Consórcio de Resíduos Sólidos do Alto Sertão Alagoano (CRERSSAL), realizou a entrega do “Termo de…
BLOG DO MOZART LUNA

Vale Verde realiza demonstração do desmonte controlado de rocha, para profissionais de comunicação. Alagoas Ambiental é destaque no "Território Sustentável". Pilar e Colônia de Leopoldina ganham novas escolas.

A Mineradora Vale Verde, localizada em Craíbas, Agreste alagoano, realiza um evento com a participação de profissionais de comunicação (jornalistas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :