BLOG DO MOZART LUNA

Primeiro FPM de outubro com 47,82% de aumento. Delmiro Gouveia tem polo de confecções. Japaratinga lança Projeto Mar de Letras. Maragogi na campana Outubro Rosa.

No mês de outubro, assim como todos meses deste ano, o FPM continua batendo recorde de transferência de dinheiro para as Prefeituras. Os recursos foram depositados ontem nas contas dos municípios no total de R$ 4,4 bilhões De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o primeiro decêndio de outubro de 2021, comparado com mesmo decêndio do ano anterior, apresentou um crescimento de 47,82. Ao contabilizar o acumulado do mês em comparação com o ano anterior, o primeiro repasse do FPM apresentou crescimento de 35,87%. O ano de 2021 tem sido ano maravilhoso para os prefeitos que comemoram tantos recursos nos cofres das prefeituras, mas uma minoria prefere ser discreta para não chamar a atenção da população que cobra ações e obras importantes. Os prefeitos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida de seu povo, transforma todos esses recursos em benefícios e o exemplo pode ser visto em ações sociais, obras e programas que dão ao cidadão dignidade. Vale lembrar outra excelente notícia que foi a aprovação de mais 1% FPM extra que deverá ser implantado em setembro de 2022. Mas as boas notícias para os prefeitos não param por ai, em dezembro tem mais 1% de FPM extra. Os recursos do FPM deste ano, já ultrapassam em 35% o do ano passado. 

Delmiro/polo

Sebrae, Sindivest, Senai e a Prefeitura de Delmiro Gouveia estiveram unidos, realizando o Curso de Confecção Moda Malha, às costureiras do Polo de Confecções. O objetivo principal foi aperfeiçoar os conhecimentos técnicos das costureiras para a confecção de peças de vestuário em malha, o que irá proporcionar novas oportunidades de negócio na região.

Delmiro/saneamento

Os moradores da Rua da Lagoa, em Delmiro Gouveia, após anos de problemas com o saneamento básico, agora contam com melhorias. Em breve, outras localidades também estarão sendo beneficiadas e, o grande projeto que irá implantar o saneamento em toda a cidade já foi apresentado ao Governo de Alagoas. A obra vai resolver também o grande problema de águas servidas que correm pelas ruas.

Pão de Açúcar

Em Pão de Açúcar as comunidades estão sendo assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Esse é o compromisso firmado pela equipe e a gente consegue ver que eles não param. Desta vez, foram contemplados com cestas básicas o Povoado Quilombola Poção, Rua Nova, Lagoa de Pedra e Impoeira de Cima. É a garantia de Segurança Alimentar e Nutricional das famílias pão-de-açucarenses inseridas no Cadastro Único.

Penedo/universidade

O “Pé na Universidade” é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude do estado de Alagoas. O objetivo é preparar jovens e adultos para o vestibular, sobretudo o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMDSH).

Penedo/inscrições

As inscrições para o Projeto Pé na Universidade, já estão abertas e as aulas têm início a partir do dia 09 de outubro, sendo realizadas no formato on-line/remoto, no canal da SELAJ- Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude, na plataforma de vídeos Youtube. De acordo com Kelma Farias, Psicóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, essa é uma grande oportunidade para os jovens penedenses que desejam ingressar na universidade.

Estilo mineirinho

A nossa coluna tomou conhecimento que o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL) está percorrendo os quatro cantos do Estado de Alagoas, conversando com prefeitos, vereadores e lideranças e construindo um grupo bastante sólido visando sua reeleição à Câmara Federal. O deputado atua em silêncio, no estilo mineirinho. Segundo fontes, a expectativa é que, em 2022, o deputado supere a votação obtida em 2018, que ultrapassou os 70 mil votos. 

Japaratinga/Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Japaratinga lançou o projeto Mar de Letras. O projeto tem o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Todas as escolas irão trabalhar o projeto até o fim do ano, inclusive a Escola Estadual Dom Eliseu Maria Gomes de Oliveira. O prefeito Déo, o vice Jal, a secretária de Educação, Zeza Pereira e outros secretários municipais participaram do lançamento, além de professores, diretores e alunos.

Japaratinga/Educação

A Secretaria de Educação lançou o programa Escola 10, nesta quinta-feira (7), na Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva. O programa Escola 10 é um pacto pela educação do estado, integrando as redes estadual e municipais de ensino. O objetivo é unir forças para que o ensino público possa se reerguer, aumentando o Ideb – índice de desenvolvimento da educação básica – e transformando a vida das crianças e jovens.

Maragogi

A Secretaria de Saúde realizou uma ação para marcar o início das atividades do Outubro Rosa na cidade. O público contou com testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites, exames citológicos, dentista, avaliação das mamas e a dose de reforço contra a COVID-19 para os funcionários da Saúde do município.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Bolsonaristas divididos em Arapiraca com candidatura de Fabiana Pessoa, que tira tranquilidade da candidatura de Luciano Barbosa. IGPS realiza ação de saúde em Branquinha. Uneal é beneficiada com ação do Governo do Estado.

Bolsonarista de Arapiraca A ex-prefeita de Arapiraca Fabiana Pessoa (PL), se prepara para ser a maior adversária de Luciano Barbosa…
BLOG DO MOZART LUNA

Falta de cuidado com a cidade prejudica turismo em Piaçabuçu, mas disputa eleitoral pode mudar cenário no município. Pedra Fest em Delmiro já tem programação definida. Castra móvel em Penedo. Jovens ganham espaço para prática de esporte em Japaratinga

Melhorar turismo em Piaçabuçu Piaçabuçu possui um potencial turístico lindíssimo que não tem divulgação por parte do poder público municipal,…
BLOG DO MOZART LUNA

T R E cancelas títulos em Barra de Santo Antônio. Polícia Federal deve investigar quem estaria por trás da operação criminosa. Julgamento de Marcos Madeira é suspenso. FPM com aumento de 15,23% ano já é 11% positivo que 2023.

Títulos cancelados O cartório da 17ª Zona Eleitoral, responsável pelo município de Barra de Santo Antônio, cancelou 1.785 títulos eleitorais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :