BLOG DO MOZART LUNA

95% dos municípios já estão vacinando os idosos e pessoal da saúde. Prefeitos mantêm uso obrigatório de máscaras.

A maioria dos municípios brasileiros já estão aplicando a terceira dose nos idosos e trabalhadores da saúde. Os que ainda não deram início, quase todos já estão organizados para começar essa imunização. Os dados constam da 29ª edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que ouviu 1.855 gestores municipais entre os dias 18 e 21 de outubro. A pesquisa também aponta que um em cada quatro Municípios ficou sem imunizantes nesta semana. Desses, 67,4% informaram que foi impactada a aplicação da primeira dose, sendo a Pfizer a principal vacina em falta. Destaca-se que apenas esse imunizante pode ser aplicado em adolescentes entre 12 e 17 anos no Brasil, faixa etária que está sendo vacinada em quase 100% dos Municípios. Apenas 3,8% vacinam pessoas entre 18 e 24 anos. Já para a aplicação da segunda dose, relatada por 43,8% dos respondentes que alegaram insuficiência de imunizantes, a vacina Astrazeneca foi a que mais faltou nos postos de saúde, sendo apontada por 91,3% dos gestores que responderam essa questão. Pelo menos 249 prefeituras (13,4%) já editaram decreto para exigir o chamado passaporte da vacina para frequentar lugares coletivos públicos.

Eventos

Nesta semana, a CNM também perguntou se os eventos públicos e privados já estão liberados: 73,3% afirmaram que sim e 23,2% que ainda não. Dos que já liberaram a realização de eventos, as celebrações religiosas estão entre as que mais foram permitidas (92,5%); seguido de eventos culturais e shows comerciais (75,6%); eventos ligados à rede de educação (66,6%); feiras comerciais (66,4%); e jogos esportivos com plateia (64,7%).

Fiscalização

Para esses eventos, 89,7% dos Municípios afirmaram que realizam fiscalização quanto às medidas de prevenção contra a Covid-19. Segundo os gestores, as medidas que vêm sendo adotadas são: redução da capacidade de lotação do local (93,4%); limite de horário (56,4%); obrigatoriedade de vacinação completa (38,8%); e apresentação de teste de Covid-19 negativo (23,1%).

Máscaras

Quase a totalidade dos Municípios mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes coletivos privados (98,2%) e públicos (97,4%). Pelo menos 61% dos Municípios devem manter a exigência mesmo com a vacinação de toda a população local. Já 34,9% informaram que a questão ainda está em definição e apenas 2,8% apontaram que não devem manter a obrigatoriedade.

Óbitos

Uma notícia boa foi apontada na pesquisa desta semana: 1.429 Municípios, ou 77% dos respondentes, não registraram óbitos pela doença. Apenas 5,1% registraram aumento; 9% estabilidade e 7,4% queda. Em relação aos novos casos, 539 (29,1%) não tiveram registros de Covid-19 nesta semana.

Internações


O número de internações pela doença também mostra um cenário positivo: 1.160 (62,5%) não registraram pacientes pela doença. Outros 14,9% apresentaram queda; 13,8% estabilidade; e 6,6% aumento. Diante desse contexto, 31,2% dos Municípios respondentes fecharam leitos de UTI destinados ao tratamento da doença nos últimos 60 dias. Já 52,9% afirmaram que não houveram fechamentos.


Aulas presenciais

As aulas presenciais já retornaram em 87,5% dos Municípios. Dentre os demais, 5,6% afirmaram que têm data definida e 4,7% que não haverá aulas presenciais neste ano. O formato híbrido está sendo adotado por 62,6% dos Municípios. Já 36% afirmaram que as escolas municipais estão com aulas 100% presenciais em todas as etapas de ensino.

Penedo

Penedo perdeu um grande profissional de comunicação. A morte prematura do jornalista Thiago Sobral, jornalista integrante do Departamento de Comunicação (Decom) da Prefeitura de Penedo, causou grande consternação a todos.  Nesse momento de tristeza e dor, lamentamos essa perda inesperada e manifestamos nossas condolências aos familiares e amigos.

Delmiro

A equipe do Projeto Propaga Palma, resultado da parceria entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), esteve em Delmiro Gouveia, beneficiando 4 agricultores assentados da reforma agrária.

Coruripe


A Prefeitura de Coruripe realiza uma campanha para preservar o meio ambiente para manter a saúde do planeta. Coruripe possui uma grande densidade de mata atlântica, inclusive pau-brasil, que é uma árvore rara em nosso território. Segundo levantamento existem árvores em Coruripe com cerca de 200 anos dentro da mata atlântica.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

São Sebastião ganha nova escola do Governo do Estado. Obras de urbanização em Coruripe e município é referência em sustentabilidade. Palco móvel do forró em Penedo.

Escola em São Sebastião   A comunidade escolar do município de São Sebastião, no Agreste alagoano, celebra mais uma conquista…
BLOG DO MOZART LUNA

FPM com aumento de 10,04% na conta das prefeituras amanhã. Pão de Açúcar vai ganhar 100 casas pelo Minha Casa Minha Vida. Feira Criativa em Delmiro Gouveia. Pilar anuncia programação junina e distribuição de milho. Distribuição de sementes em Olho d'água do Casado.

FPM  Amanhã os cofres municipais receberão a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês. Em…
BLOG DO MOZART LUNA

Aumento salarial para educação em Coruripe e Maragogi. Penedo inaugura hoje Centro de Hemodiálise. Prefeita Fátima Resende inaugura creche e anuncia reforma de outras unidades.

Coruripe: Aumento salarial  O prefeito Marcelo Beltrão anunciou ao lado da secretária municipal de Educação Cyntia Alves, e do secretário…