Os Consórcios Intermunicipais têm sido uma forma das prefeituras conseguirem se organizar para realizar serviços, adquirir produtos e até obras de grande porte. Dentro deste contexto, cerca de 94 consórcios públicos intermunicipais têm prospecto de atuação na área de Planejamento Urbano em seus protocolos de intenções, alcançando 1.453 Municípios, que representam 25% deles. Existem 601 consórcios públicos, e 84% dos 5.568 Municípios integram algum deles. São instrumentos de fortalecimento dos Entes federados, sobretudo, aqueles com reduzida capacidade administrativa, gerencial e financeira, que enfrentam dificuldades para solver problemas estruturais inerentes ao local e região em que estão inseridos, bem como possibilitam viabilizar soluções em escala, otimizar recursos e fortalecer eficácia e eficiência na gestão pública. Em relação à edição anterior, publicada em 2018, os consórcios de Planejamento Urbano aumentaram de 69 para 94. A maior concentração desses consórcios está nas regiões Sudeste e Nordeste. Segundo mostra o estudo, os consórcios são multifinalitários ou finalitários, ou seja, atuam em mais de uma área ou com uma temática. No caso de Planejamento Urbano, grande parte consórcios são constituídos na modalidade multifinalitária. Exemplos da atuação desses consórcios são: contratação para a estruturação de cadastros imobiliários georreferenciados; subsídios para processos de regularização fundiária; modernização de setores de licenciamento; apoio a estudos técnicos para elaboração de planos setoriais urbanos; entre outras iniciativas.
Delmiro/vacinação
Mais de 51% dos nossos delmirenses já concluíram o ciclo vacinal com duas doses ou dose única. Estamos avançando na vacinação e protegendo a nossa população.
57 mil doses da vacina já foram aplicadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. As crianças de 12 anos devem procurar as unidades de vacinação.
Olho d’água do casado
A SEINFRA de Olho d’água do Casado, em parceria com a CASAL, realizou mais uma manutenção nas galerias e redes de esgoto do município. O objetivo da ação é desobstruir e limpar toda rede de esgoto para facilitar o escoamento da água, evitando alagamentos e inundações nas ruas da cidade.
Olho d’água do Casado 2
Segundo o prefeito Zé da Emater, sua administração vem dando sequência a uma ação que desde os primeiros meses de gestão, pois existe a preocupação em cuidar do saneamento básico da cidade, por essa razão que realizou uma importante parceria com a empresa CASAL, que está nos dando suporte na parte mecânica, com um caminhão hidrojato, além do trabalho manual da equipe da seinfra.
Piranhas
A Secretaria Municipal de Cultura de Piranhas e o Sebare oferecem cursos de Economia Criativa para profissionais dos segmentos turísticos e artesanais. Criatividade para a geração de renda, qualificação profissional e promoção da diversidade cultural. Essas são algumas das vantagens que a Prefeitura está oferecendo para artesãos e grupos turísticos, teatrais e culturais do município, através da Oficina “Plano de Intervenção de Economia Criativa”.
Piranhas
Piranhas será o ponto de partida da 4ª Expedição Científica do Baixo São Francisco, que acontece de 31 de outubro a 10 de novembro. A abertura está programada para o dia 01 de novembro, a partir das 7h. A edição 2021 traz o tema “Consolidando a Ciência em ações ambientais no Baixo São Franciso”. Participam dessa jornada científica, considerada a maior do Brasil, cerca de 66 pesquisadores, distribuídos em dois barcos laboratórios, cinco lanchas e um catamarã de apoio.
Piranhas/expedição
O trajeto da expedição também inclui os municípios de Pão de Açúcar, Traipu, São Brás, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Propriá (SE) e Brejo Grande (SE), todos alvos de pesquisa e de intervenções junto às comunidades ribeirinhas. Um dos objetivos da expedição 2021 é fazer um comparativo com os resultados dos estudos anteriores, que apontaram graves problemas ambientais como comprometimento nos ecossistemas aquáticos, terrestres e de populações humanas.
Penedo/serviços
Serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMDSH) de Penedo foram realizados no Centro Histórico de Penedo. No Largo da Igreja São Gonçalo Garcia, as equipes orientaram a população – especialmente mulheres – sobre atendimento na área de Psicologia e o acesso a benefícios como Bolsa Família, tarifa social de água e energia e a inclusão nos Programas Criança Feliz e Criança Alagoana.
Penedo/Aldir Blanc
Artistas, produtores e todas as pessoas que atuam em atividades culturais beneficiadas pela Lei Aldir Blanc em Penedo precisam apresentar a prestação de contas do auxílio emergencial distribuído por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ). A comprovação documental do uso do recurso enviado pelo governo federal em 2020, com objetivo de minimizar os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 entre trabalhadores da chamada economia criativa atende às normas do edital.
Penedo
A entrega da prestação de contas está prevista para acontecer nos próximos dias 03 e 04 de novembro, na Casa de Aposentadoria. A comprovação da prestação de contas do Edital 001 precisa ser feita até 120 dias após o pagamento da última parcela do subsídio, conforme consta nos termos do Decreto Federal nº 10.464 de 17 de agosto de 2020 e do Decreto Municipal nº 690, de 27 de Outubro de 2020.
Maragogi/Bombeiros
Na última semana, o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira realizou uma visita nas dependências do curso de Bombeiro em Defesa Civil, no Assentamento Costa Dourada. O curso está sendo ofertado pela Defesa Civil e conta com a participação de cerca de 40 jovens e adolescentes da rede municipal. Após a conclusão do curso, todos eles estarão aptos para identificar as ameaças naturais ou provocadas e dar suporte com ações de prevenção e socorro.