BLOG DO MOZART LUNA

5G: mais dinheiro para Prefeituras. Braskem, protagonista de uma tragédia anunciada. Tremores de terra causa medo em Maceió. Maragogi inicia Governo Itinerante. Vigilância Sanitária em Delmiro flagra envasamento irregular de água de coco.

A chegada da tecnologia 5G ao Brasil representa um grande momento para as prefeituras aumentarem ainda mais suas receitas. O assunto foi debatido em evento realizado em Florianópolis na última semana de outubro. Na oportunidade a analista a área de Planejamento Territorial da CNM, Karla França, abordou o tema de licenciamento das antenas de Telefonia e Internet e ressaltou que a realização do leilão 5G pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai proporcionar novas oportunidades de negócios, medidas de melhoria da conectividade e inclusão digital aos Municípios. A especialista explicou que os Municípios têm papel fundamental para a viabilização do 5G no país, pois o licenciamento urbanístico de antenas é competência exclusiva desses entes. Atualmente, mais de 90% das administrações públicas não atualizaram suas legislações ou simplificaram o licenciamento de antenas, em conformidade com a Lei 13.116/2015 e o Decreto 10.480/2020. Nesse aspecto, a finalidade do curso foi orientar os gestores sobre os procedimentos e parâmetros urbanísticos e a competência local para disciplinar o tema. A CNM lembrou que a gestão local precisa editar normas e procedimentos simplificados para a instalação das antenas e infraestruturas de pequeno porte, onde cabe procedimento para emissão de alvará e habite-se. Alertou ainda para a clareza das legislações em estabelecer as condições administrativas para o licenciamento tácito. Quando o prazo de 60 dias não for cumprido pelo poder municipal, a operadora poderá utilizar o dispositivo previsto em lei federal o licenciamento tácito.

Tragédia anunciada

A cada mês a situação dos bairros afetados pelo resultado da exploração de Sal gema, no subsolo de Maceió por décadas se agrava e uma tragédia pode acontecer a qualquer momento, diante da inércia das autoridades. Milhares de famílias perderam seus imóveis, negócios e suas histórias. Os tremores de terra são prenúncios de que algo está para acontecer de terrível.

Maceió/Abalos

A Defesa Civil de Maceió determinou a interrupção dos trabalhos de perfuração de responsabilidade da mineradora Braskem na área das minas que estão sendo preenchidas no bairro do Mutange. A decisão ocorreu após a confirmação de um evento sísmico ocorrido na manhã da última sexta-feira (4).

Maceió/Praia limpa

Uma ação conjunta da Prefeitura de Maceió com o Projeto Ipioca Praia Limpa retirou mais de 50 quilos de resíduos da Praia de Ipioca. Ao todo, mais de 50 pessoas, entre servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e voluntários, percorreram a faixa de areia no último sábado (6) recolhendo recicláveis, materiais inservíveis e bitucas de cigarro.

Delmiro

Em Delmiro Gouveia após denúncia a equipe de vigilância sanitária municipal notificou um comerciante de Água de Coco que estava utilizando garrafas de plástico, sem esterilização, para o envase. Devido ao não cumprimento da solicitação da Vigilância Sanitária, foi solicitado apoio da Polícia Militar. Os materiais inadequados foram recolhidos e descartados de forma correta.

Maragogi/Governo Itinerante

A Prefeitura de Maragogi criou o Programa Governo Itinerante. Este projeto faz parte do pacote de ações da gestão para levar aos munícipes os serviços da prefeitura no próprio ambiente onde residem. O Conjunto Deda Paes foi escolhido para receber a primeira edição, que foi realizada na Creche Norma de Vasconcelos Cedrim.

Maragogi/serviços

Na ocasião, foram oferecidos inúmeros serviços gratuitos que estiveram disponíveis à população, contabilizando centenas de atendimentos, entre eles: cadastros, atualização e orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família, atendimento médico realizado pelo prefeito Sérgio Lira e equipe da secretaria de Saúde, exame de prevenção, testes rápidos de HIV e sífilis, vacinação, aferição de PA, recreação, atendimentos para idosos, juventude e muito mais.

Maragogi/saúde

A Secretaria de Saúde de Maragogi realizou uma ação para marcar o início das atividades do Novembro Azul na cidade. Os homens presentes contaram com testes rápidos para HIV, sífilis, vacinação H1N1 e COVID-19, dentista, exame PSA e ultrassom via abdominal. Eles receberam, também, encaminhamento para uma consulta com um urologista.

Maragogi/prefeitura


O prefeito, Fernando Sérgio Lira, esteve presente na ocasião, e falou da importância deste mês para a saúde dos homens: “Precisamos acabar com o preconceito e com o tabu de que homem não se cuida. É preciso, portanto, se prevenir para ter uma maior qualidade de vida”, disse. Além do prefeito, estiveram presentes o secretário de Saúde, Francisco Lins, a equipe técnica da pasta, vereadores, turistas e munícipes.

Piranhas/futebol

Final de semana movimentado para os desportistas do município de Piranhas. Na tarde do último sábado (06), a Secretaria Municipal de Esportes e Eventos do município promoveu a abertura do 15° Campeonato Municipal de Futebol Amador. A competição, que vai até o dia 06 de fevereiro, é composta por 16 equipes, divididas em 04 grupos.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Sinal 5G não funciona em vários municípios, mesmo assim operadoras anuncia ampliação do sinal. Operadoras faturam bilhões, mas não entregam os serviço que vendem. Municípios devem atualizar legislação para cobrar ISSQN das empresas.

5G será? O sinal de telefonia celular 5G para mais 189 Municípios, alcançou, nesta primeira semana de outubro, 93% do…
BLOG DO MOZART LUNA

Marechal Deodoro ganha nova UPA. Alagoas terá o primeiro hotel de luxo de seis estrela em Japaratinga, um investimento de R$ 350 milhões. Presença de Anitta no Réveillon Mil Sorrisos faz crescer disputa por ingressos.

Saúde em Marechal Deodoro O governador Paulo Dantas inaugurou, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro de Taperaguá, em…
BLOG DO MOZART LUNA

Próxima semana é a reta final para as eleições municipais. Candidatos não discutem ou apresentam proposta para problemas nos municípios. Falta água, energia e internet e sucatas de veículos se acumulam as margens das rodovias.

Eleições A próxima semana é a reta final das eleições municipais e pouquíssimos candidatos apresentaram propostas para os problemas das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :