BLOG DO MOZART LUNA

MP prorroga entrega de dados contábeis das Prefeituras. Piranhas divulga lista dos beneficiados com Lei Aldir Blanc. Maragogi cria o primeiro Conselho Municipal de Educação Ambiental de Alagoas

A Medida Provisória (MP) 1.074, de 11 de novembro de 2021, enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional, propõe a prorrogação do prazo para os Municípios disponibilizarem as informações e os dados contábeis, orçamentários e fiscais de 2020. Esses dados são necessários para o cálculo do valor aluno ano total (VAAT) e, consequentemente, para a distribuição da complementação-VAAT da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no exercício de 2022.  A MP altera a Lei 14.113/2020, de regulamentação do Fundeb. De acordo com a MP, a nova data para envio dessas informações será definida e divulgada por regulamento da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia. Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), essa medida é positiva, pois o prazo para envio dessas informações terminou em abril e 40% dos Municípios não as encaminharam no tempo previsto. Este atraso decorre de diversos problemas enfrentados pelos gestores locais, decorrentes, entre outros, dos momentos críticos da pandemia da Covid-19 no início deste ano. Com a reabertura do prazo pelo governo federal, a CNM aconselha que os gestores, que ainda não o fizeram, a enviarem os dados, o quanto antes, para evitar penalidades e para que a distribuição dos recursos seja mais equitativa.

Alerta

Ao mesmo tempo, a CNM alerta para a necessidade de atualização da Lei do Fundeb ainda em 2021, especialmente quanto à questão das contas bancárias e do conceito de profissionais da educação, alterações que precisam ter vigência já a partir deste exercício de 2021. Aliás, à medida em que há entendimento sobre a necessidade de alterar esses dois pontos da Lei, é de se perguntar por que o governo federal não incluiu essas alterações na MP 1.074/2021. 

Piranhas/Medicação

Mantendo o compromisso em zelar pelo bem-estar e proporcionar uma saúde de qualidade para população, a Prefeitura de Piranhas, através da Central de Abastecimento Farmacêutico, realizou, o reabastecimento de medicamentos nas Unidades de Saúde Audálio Brasiliano, Nehemias Rodrigues e Josiclei Dias Nobre (Distrito Piau). O Pronto Atendimento do Piau também foi reabastecido.

Piranhas/Medicação 2

Entre as medicações estão anti-hipertensivos, hipoglicemiantes, anti-inflamatórios e medicamentos para o cuidado da mulher e da gestante. Além de remédios, as unidades receberam também Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). De acordo com o farmacêutico Gilberto Moura, essas ações são contínuas e se estendem a todas as Unidade de Saúde do Município.

Piranhas/Defesa Civil

No intuito de atuar de forma preventiva frente aos riscos de acidentes relacionados à emergência em barragens, a Prefeitura de Piranhas, em parceria com a Defesa Civil de Piranhas, elaborou um Plano de Contingência Municipal de Barragem, apresentado aos agentes do município envolvidos na emergência. Na ocasião, a Chesf fez apresentação sobre sua rotina de manutenção e segurança de barragens na Usina Hidrelétrica de Xingó.

Piranhas/Aldir Blanc

A Prefeitura de Piranhas, divulgou, a lista dos projetos aprovados para a realização de atividades artísticas e culturais em referência a execução da Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017, de 29 de junho de 2020) em âmbito municipal. A lista de projetos selecionados está disponível no site. De acordo com a gestão municipal, os aprovados receberão comunicado da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para assinatura dos contratos e demais indicativos de trâmites.

Penedo/Trânsito

O Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Joanílson Sampaio Júnior, apresentou aos vereadores penedenses um balanço das atividades do setor que coordena desde o início do governo Ronaldo Lopes. No plenário da casa legislativa, Jota Júnior – como é mais conhecido – falou sobre os investimentos realizados durante a gestão Crescendo Com Seu Povo e respondeu todos os questionamentos dos parlamentares.

Maragogi/Meio ambiente

A Prefeitura de Maragogi criou o Conselho Municipal de Educação Ambiental (COMEA). A comissão tem por objetivo promover a discussão, a gestão, a coordenação e a implantação das atividades de Educação Ambiental no município. Maragogi segue o Sistema Nacional e Estadual de Educação Ambiental e é o primeiro município a implementar a comissão no Estado de Alagoas.


Maragogi/Meio Ambiente 2

O Comea terá representantes das secretarias de Educação, Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, da assessoria executiva do Gabinete do Prefeito, da sociedade civil organizada, das instituições privadas voltadas ao Meio Ambiente, de ONGs e instituições de Ensino e Pesquisa. Além da posse, houve a aprovação do Regimento Interno, proposição dos temas a serem abordados e comissões temáticas. Os próximos passos da comissão serão: composição das câmaras temáticas e discussão das ações abordadas.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Bolsonaristas divididos em Arapiraca com candidatura de Fabiana Pessoa, que tira tranquilidade da candidatura de Luciano Barbosa. IGPS realiza ação de saúde em Branquinha. Uneal é beneficiada com ação do Governo do Estado.

Bolsonarista de Arapiraca A ex-prefeita de Arapiraca Fabiana Pessoa (PL), se prepara para ser a maior adversária de Luciano Barbosa…
BLOG DO MOZART LUNA

Falta de cuidado com a cidade prejudica turismo em Piaçabuçu, mas disputa eleitoral pode mudar cenário no município. Pedra Fest em Delmiro já tem programação definida. Castra móvel em Penedo. Jovens ganham espaço para prática de esporte em Japaratinga

Melhorar turismo em Piaçabuçu Piaçabuçu possui um potencial turístico lindíssimo que não tem divulgação por parte do poder público municipal,…
BLOG DO MOZART LUNA

T R E cancelas títulos em Barra de Santo Antônio. Polícia Federal deve investigar quem estaria por trás da operação criminosa. Julgamento de Marcos Madeira é suspenso. FPM com aumento de 15,23% ano já é 11% positivo que 2023.

Títulos cancelados O cartório da 17ª Zona Eleitoral, responsável pelo município de Barra de Santo Antônio, cancelou 1.785 títulos eleitorais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :