BLOG DO MOZART LUNA

Portugal e Brasil unidos nos 200 anos da Independência. Pilar terá pista de patinação do gelo. Maragogi facilita acesso de cadeirantes à praia. Penedo inaugura Centro de Convenções.

Brasil e Portugal vivem um momento importante de aproximação, em todos os sentidos, mas principalmente porque as duas nações, às vésperas dos 200 anos da Independência do Brasil, parecem sentir a necessidade de se unirem novamente sem disputas de dominação, mas por terem a certeza de que podem se fortalecer bastante juntos. Somos nações irmãs com costumes, tradições religiões e principalmente a língua portuguesa, que também contribuiu para manter o Brasil unido, graças a dois importantes personagens da história luso-brasileira: Pedro Primeiro ou Duque de Bragança, o rei Soldado, como era chamado popularmente em Portugal e Pedro Segundo, um dos mais preparados chefe de Estado do Brasil. Às vésperas dos 200 anos de Independência, Portugal e Brasil vivem um momento de grande aproximação, com muitos brasileiros vivendo em terras lusas e portugueses investindo no Brasil e torcendo para que os brasileiros povoem Portugal, devido a baixa demográfica. O Governo Português está preocupado com isso e pretende promover a imigração para povoar o país e o Brasil tem tudo para ser a nação escolhida para isso. No último final de semana entrevistamos o empresário Jorge Rebelo, diretor presidente do Grupo Vila Galé, que relatou a falta de mão de obra nos hotéis em Portugal e disse que o grupo, que já tem brasileiros trabalhando, vai aumentar ainda mais a contratação dos trabalhadores verdes e amarelos. Segundo ele, têm sido os que têm mais se destacado no desempenho no Grupo.  

Encontro internacional

Na última semana, entre os dias 15 e 19 de novembro, a equipe do projeto InovaJuntos da CNM esteve em Portugal para a realização da primeira missão técnica presencial do Projeto. A missão foi realizada na cidade de Lisboa e contou, ao longo da semana, com representantes do parceiro de implementação do projeto, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, membros da OFICINA – uma empresa contratada pelo CES e representantes das entidades portuguesas participantes do Projeto.

Maragogi/Defesa Civil

Em Maragogi os jovens do curso de Bombeiro em Defesa Civil realizaram treinamento de aulas práticas. Eles realizaram reconhecimento das áreas de risco e aprenderam como mitigá-los. O treinamento prático aconteceu no Povoado de Barra Grande e rua do barracão. Maragogi é um município que sofre bastante no período invernoso com as chuvas.

Maragogi/praia

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), em parceria com a Prefeitura de Maragogi e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maragogi promoveu o Projeto Praia sem Barreiras. O intuito do projeto é proporcionar que pessoas com deficiência possam viver a experiência de entrar no mar, utilizando cadeiras anfíbias, além de promover a inclusão.

Maragogi/acesso

Banho de mar assistido e campeonato de bocha adaptado foram algumas das atividades realizadas na oportunidade. A ação contou com a presença da primeira-dama e fundadora da Apae Maragogi, Márcia Fidélis e do superintendente de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Gino César.

Japaratinga

A Secretaria de Educação de Japaratinga promoveu nas escolas o projeto Cultura Afro-brasileira na quadra de eventos e contou com a presença do prefeito Déo. Alunos da Rede pública e privada apresentaram danças, poesias, arte e a cultura afro-brasileira. O corpo de jurados, composto por secretários municipais, escolheram os vencedores do desfile da beleza negra.

Penedo

Penedo entra definitivamente no roteiro do turismo de eventos com a inauguração de um moderno Centro de Convenções e Eventos que leva o nome de um ilustre empresário, o Comendador Zeca Peixoto, que fica no subsolo do clássico Hotel São Francisco, onde funcionava o Cine São Francisco, que fez história nos Festivais de Cinema Brasileiro.

Penedo 2

A entrega deste importante equipamento turístico será no próximo sábado, às 18 horas com uma solenidade e depois com o show da cantora Elba Ramalho.  A obra durou mais de dois anos e começou na gestão do ex-prefeito e agora secretário estadual de desenvolvimento e turismo, Marcius Beltrão e finalmente concluído pelo atual prefeito Ronaldo Lopes, que tanto lutou também para conclusão dos trabalhos

Delmiro

Ainda na programação do Dia da Consciência Negra, a prefeitura de Delmiro Gouveia realizou o Festival Raízes Quilombolas. A prefeita Ziane esteve na programação que ocorreu no Povoado Cruz, que possui uma histórica muito rica do povo negro. O povoado é um reduto de Quilombola. 

Pilar/patinação no gelo

O prefeito Renato Resende realmente surpreende e se supera quando o assunto é novidades e bem estar para população do Pilar. O prefeito anunciou o MAIOR NATAL DE ALAGOAS VEM AÍ. A partir do próximo domingo será aberta uma pista de gelo com acesso gratuito aos pilarenses, lá na nossa Orla Lagunar. Demais.

Norte/parlamentar

A deputada estadual Fátima Canuto, esteve no Litoral Norte onde participou da entrega do Centro de Especialidades em Porto Calvo e iniciou das atividades do Hospital Regional do Norte. A deputada esteve ainda em Japaratinga para dar as boas vindas ao Cônego Severino, novo pároco do município .

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Bolsonaristas divididos em Arapiraca com candidatura de Fabiana Pessoa, que tira tranquilidade da candidatura de Luciano Barbosa. IGPS realiza ação de saúde em Branquinha. Uneal é beneficiada com ação do Governo do Estado.

Bolsonarista de Arapiraca A ex-prefeita de Arapiraca Fabiana Pessoa (PL), se prepara para ser a maior adversária de Luciano Barbosa…
BLOG DO MOZART LUNA

Falta de cuidado com a cidade prejudica turismo em Piaçabuçu, mas disputa eleitoral pode mudar cenário no município. Pedra Fest em Delmiro já tem programação definida. Castra móvel em Penedo. Jovens ganham espaço para prática de esporte em Japaratinga

Melhorar turismo em Piaçabuçu Piaçabuçu possui um potencial turístico lindíssimo que não tem divulgação por parte do poder público municipal,…
BLOG DO MOZART LUNA

T R E cancelas títulos em Barra de Santo Antônio. Polícia Federal deve investigar quem estaria por trás da operação criminosa. Julgamento de Marcos Madeira é suspenso. FPM com aumento de 15,23% ano já é 11% positivo que 2023.

Títulos cancelados O cartório da 17ª Zona Eleitoral, responsável pelo município de Barra de Santo Antônio, cancelou 1.785 títulos eleitorais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :