BLOG DO MOZART LUNA

Governo Federal divulga estimativa financeira para 2021 e avisa que prefeitura estão com muito dinheiro em caixa. Pilar recebe visita de investidores. Artesão de Belo Monte é homenageado hoje. Escola Municipal de Coruripe bate recorde de premiação em olimpíada de Matemática.

Nossa coluna vem noticiando a boa situação financeira dos municípios, desde janeiro deste ano e o Governo Federal através do Ministério da Economia confirma tudo com apresentação da boa estimativa para 2021, com uma arrecadação de Imposto de Renda (IR) e de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no valor de R$ 454 bilhões na Lei Orçamentária Anual (LOA). No 5° Relatório de Avaliação Fiscal e Cumprimento de Meta estimou-se uma receita do IR e do IPI de R$ 584 bilhões, valor 28,6% maior do que foi anteriormente estimado na LOA. Os dados do Ministério da Economia apresentam o comportamento dos indicadores, onde se pode confirmar que o governo vem esperando um bom resultado da variação do PIB durante o ano. Na LOA 2021 era esperado que o PIB tivesse um crescimento de 3,2%, já neste último relatório, o governo reviu o crescimento, mas espera um crescimento de 5,1%, uma diferença de 1,9 pontos percentuais em comparação com o estimado na LOA. Diante dos números apresentados não adianta contestação como fazem alguns prefeitos que buscam camuflar a boa situação financeira dos municípios. Os repasses dos Fundo de Participação dos Municípios (FPM) têm se superado mês a mês, batendo recordes no volume de dinheiro que chegam aos cofres das Prefeituras. Vários prefeitos afirmam que nunca viram tanto dinheiro nos cofres municipais. Os números apresentados são da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) encarregada de depositar os recursos nas contas dos municípios. Portanto 2021 é um ano que os prefeitos só devem comemorar.

Belo Monte/artesão

O artesão alagoano Jasson de Belo Monte será homenageado hoje, às 19 horas, com o prêmio Gustavo Leite, na abertura da sua exposição “O Sol Nasce Para Todos’, realizada pelo Museu Théo Brandão na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Maceió. Nascido e criado na cidade de Belo Monte, no sertão alagoano, Jasson se consagrou como um dos artesãos mais populares de Alagoas.

Belo Monte/artesão 2

Agora, na sua primeira exposição individual, cadeiras, carrancas e esculturas serão algumas das peças exibidas na mostra. Uma intervenção da artista visual Ser’tão vai compor a exposição, que tem a curadoria de Renan Quevedo. A mostra, apoiada pela Sedetur, é realizada pelo Museu, pela CBTU e pelo Projeto Novos para Nós.

Exposição

A exposição é gratuita e ficará aberta de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 12h às 16h, na Estação Ferroviária, sede da CBTU, no Centro de Maceió, próximo à Praça dos Palmares. Serão adotados todos os protocolos de segurança com relação à covid-19.

Pilar/investimento

O prefeito do Pilar, Renato Rezende, recebeu esta semana a visita de um grupo de empresários de Aparecida de Goiânia-GO, cidade que ele visitou este ano em uma peregrinação no Brasil em busca de investimentos para o Pilar. O prefeito agradeceu a vinda de todos na pessoa do amigo Negimar Júnior, diretor do JR Group.

Piranhas


Com o objetivo de conter o número de cães abandonados pelas ruas de Piranhas, a Prefeitura vai promover, nos dias 06 e 07 de dezembro, a 1ª Campanha de Castração de Animais do município, “Castrar é Amar”. A ação, realizada no Centro Xingó, de forma gratuita, contou com a parceria dos profissionais da Faculdade AGES. Além dos animais de rua, também realizará a castração de 30 cães domésticos.

Piranhas/vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Piranhas recebeu, na semana passada, uma doação de equipamentos e materiais para utilização no processo de vacinação contra a Covid-19 no município. A ação foi viabilizada pelo Movimento Unidos pela Vacina através do grupo de Mulheres do Brasil. Foram entregues uma Câmara Fria e cinco caixas térmicas. Esses materiais irão dar ainda mais agilidade e auxiliar no avanço da vacinação no município.

Maragogi/meio ambiente


A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maragogi em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), iniciou a instalação de lixeiras para o descarte correto das bitucas de cigarro pela cidade, que serão recicladas e transformadas em papel. A ação está sendo realizada na nossa orla marítima e faz parte dos esforços para  uma cidade mais limpa e sustentável.

Penedo

O prefeito de Penedo Ronaldo Lopes participou na última segunda-feira, 29, de importante debate sobre o turismo no Brasil promovido no Senado, com formato on-line.

Convidado pelo Senador Fernando Collor (presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo). Houve a exposição sobre instrumentos de avaliação que, além dos dados, geram subsídios importantes para o planejamento de ações no âmbito da denominada Conta Satélite de Turismo.

Maravilha/

Um dos mais antigos açudes do Sertão, localizado em Maravilho, conhecido como Açude DNOCs está necessitando de cuidados e principalmente de fiscalização quanto ao uso da água e preservação do local. O açude necessita de limpeza e dragagem também para poder oferecer água aos criadores de animais da região.

Coruripe

Em Coruripe, a Escola Municipal de Educação Básica Liege Gama Rocha escreve mais uma página de sua história com a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Nesta edição, 39 alunos da unidade foram classificados para a segunda fase da competição e aguardam ansiosos pelo resultado do seu esforço e dedicação. A escola ganhou notoriedade no estado após conquistar 28 medalhas e 72 menções honrosas na competição, o que garantiu mais oportunidades aos estudantes premiados. 

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Bolsonaristas divididos em Arapiraca com candidatura de Fabiana Pessoa, que tira tranquilidade da candidatura de Luciano Barbosa. IGPS realiza ação de saúde em Branquinha. Uneal é beneficiada com ação do Governo do Estado.

Bolsonarista de Arapiraca A ex-prefeita de Arapiraca Fabiana Pessoa (PL), se prepara para ser a maior adversária de Luciano Barbosa…
BLOG DO MOZART LUNA

Falta de cuidado com a cidade prejudica turismo em Piaçabuçu, mas disputa eleitoral pode mudar cenário no município. Pedra Fest em Delmiro já tem programação definida. Castra móvel em Penedo. Jovens ganham espaço para prática de esporte em Japaratinga

Melhorar turismo em Piaçabuçu Piaçabuçu possui um potencial turístico lindíssimo que não tem divulgação por parte do poder público municipal,…
BLOG DO MOZART LUNA

T R E cancelas títulos em Barra de Santo Antônio. Polícia Federal deve investigar quem estaria por trás da operação criminosa. Julgamento de Marcos Madeira é suspenso. FPM com aumento de 15,23% ano já é 11% positivo que 2023.

Títulos cancelados O cartório da 17ª Zona Eleitoral, responsável pelo município de Barra de Santo Antônio, cancelou 1.785 títulos eleitorais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :