
A ausência de uma política educativa ambiental firme nas escolas públicas e privadas tem como consequência o descarte de lixo nas ruas, praias, terrenos baldios e praças públicas. Um problema antigo que parece que despertou na Prefeitura de Maceió na atual gestão, deu início a realização de várias ações ambientais para preservar as nossas belezas naturais, começando pelas lindas praias, que são vítimas de crimes ambientais cometidos há mais de meio século. No último domingo ocorreu uma ação na orla denominada Recicla Maceió, que chegou a recolher mais de 70 quilos de recicláveis provenientes do descarte irregular na orla marítima da capital. A ação, coordenada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), contou com a parceria do Coletivo Praia Limpa e de duas cooperativas que atendem a cidade: Coopvila e Cooprel Benedito Bentes. Cerca de 50 pessoas, entre colaboradores da Superintendência, voluntários e cooperados, percorreram a faixa de areia das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca recolhendo resíduos despejados de forma inadequada por turistas e nativos. Os materiais mais encontrados foram garrafas pet, plástico de alimentos, bitucas de cigarro e garrafas de vidro. Vale lembrar que parte desse lixo também é jogado por navios, principalmente garrafas pet e plásticos, fato que pode ser constatado se observamos os rótulos das embalagens. Por isso a necessidade de fiscalizar os navios que chegam ao nosso Porto, pois muitos não deixam os resíduos que trazem, mas os jogam ao mar.
Penedo/beach tennis
Penedo recebe entre os dias 09 e 12 de dezembro centenas de praticantes de beach tennis, atletas profissionais e amadores inscritos na primeira grande competição do esporte ainda recente, mas que conquista mais pessoas a cada dia. A realização do 1º Open Penedo de Tennis Beach comprova que o turismo de negócios e eventos injeta recursos na economia do município, a começar pelos meios de hospedagem da cidade.
Penedo/hotéis
A alta ocupação dos leitos significa que a presença dos visitantes gera mais circulação de dinheiro na área de comércio e serviços, desde bares, restaurantes e lanchonetes aos supermercados, postos de combustíveis, farmácias e outros setores.
Pão de Açúcar
Teve nova Ação do Projeto “Comidas Regionais” que consiste em servir a população, inserida no Cadastro Único, “Alimento Pronto” fortalecendo a Segurança Alimentar e Nutricional. Desta vez a equipe da Secretaria de Assistência Social distribuiu os alimentos nos bairros: Alto Boa Vista, Itororó, Rua da Alegria, Alto da Maçonaria O projeto conta com a parceria da Secretaria de Agricultura através do PAA-Alimentos.
Pão de Açúcar 2
A prefeitura de Pão de Açúcar junto a Secretaria de Agricultura realizou este mês Agricultura Perto de Você. Entre os serviços oferecidos estão: Emissão de DAP, Contrato de Comodato, Inscrição de garantia Safra, Emissão do Car (Cadastro Ambiental Rural)
Delmiro
A Secretaria Municipal de Turismo de Delmiro Gouveia, através do seu Departamento de Esportes, fez a entrega de material esportivo para a Associação dos Quilombolas do Povoado Cruz durante as solenidades do Dia da Consciência Negra. O Kit completo pode ser caracterizado como uma Escolinha de Futebol, sendo composto por Rede e Bola de Futebol de Campo, Bola de Futsal e 30 Coletes.
Ações/IGPS
O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais vai realizar ações confirmadas de Saúde e vários municípios alagoanos começando hoje em Igaci, onde serão atendidos pacientes em parceria com a Prefeitura. Amanhã (9) será a ação ocorre em Boca da Mata com entrega de óculos aos pacientes que já foram atendidos.
Piranhas/IGPS
E Piranhas o IGPS estará de volta em janeiro nos dias 06 e 07, atendendo 100 pessoas por dia, totalizando 200 atendimentos no município de Piranhas. Nos dias
08 e 10, em Pariconha terá também ação atendendo a 100 pessoas por dia, totalizando 200 atendimentos no município de Pariconha AL
Piranhas/150
A Prefeitura de Piranhas lançou o Projeto ‘Piranhas 150’, que integra uma série de ações para a construção de um Plano de Desenvolvimento Municipal. O projeto abrange metas para os próximos 16 anos, que envolvem orçamento, compras públicas e planejamento institucional. A construção do plano será efetivada através de um seminário integrador entre servidores de todas as secretarias, sociedade civil e demais entes de atuação local.
Piranhas/Local
Essa ação será realizada de 8 a 11 de dezembro, no Auditório Miguel Arcanjo. O momento contará também com debate conjunto para apresentar aos membros da gestão e à população o Sistema de Gestão Estratégia Municipal (SisGEM), desenvolvido pela Prefeitura de Piranhas.