BLOG DO MOZART LUNA

Criadores de lixões. Mercados públicos de Maceió ganhar novas balanças. Arapiraca às escuras e assaltantes se aproveitam da situação causada pela Prefeitura.

Incrivelmente parece que novos gestores estão dispostos a enfrentar o Ministério Público e os órgãos ambientais em Alagoas para ressuscitar os lixões, que foram encerrados em 2018, depois de um trabalho louvável realizado numa parceria entre o MPE, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Instituto Meio Ambiente (IMA). Um mau exemplo vem ocorrendo em Matriz do Camaragibe, onde o atual prefeito em vez de encerrar o lixão criado pelo seu antecessor e adversário político, resolveu alimentá-lo com mais lixo, sendo atualmente a maior “obra” do primeiro ano de governo. Mesmo sendo notificado pelos IMA e denunciado na reportagem da TV Gazeta, os moradores do Conjunto Ernesto Maranhão voltaram a denunciar que a Prefeitura continua alimentando o lixão. Depois desta denúncia, outras chegaram ao conhecimento de nossa redação, denunciando outros prefeitos que estão criando novos lixões. Estes prefeitos estariam levando metade do resíduo recolhido para os aterros sanitários certificados e a outra metade para o lixão que criaram, com o objetivo de economizar recursos cometendo crime ambiental. Entretanto a população, prejudicada com esta ação, está denunciando esses prefeitos, que vão responder perante a justiça por estes crimes ambientais.

Matriz do Camaragibe

Moradores denunciam a reportagem da TV Gazeta, que a Prefeitura de Matriz do Camaragibe, continua desrespeitando as normas estabelecidas para o encerramento dos Lixões determinadas pelo Ministério Público Estadual e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), que inclusive multou o município em R$ 150 mil reais pelo crime ambiental cometido. A denúncia está em um áudio de um morador próximo ao lixão criado pela Prefeitura.

Estação de transbordo

O município deveria encaminhar os resíduos recolhidos na cidade para a Estação de Transbordo de Resíduo, localizado em Porto Calvo, a 13 quilômetros do local onde está jogado o lixo da cidade. A situação é grave, já que o lixão é vizinho a um dos bairros mais populosos de Matriz do Camaragibe, onde os moradores não suportam mais a situação.

Lixões encerrados

Alagoas foi um o primeiro estado a encerrar todos os lixões, sendo referência no Brasil, recebendo inclusive prêmios ambientais por isso, graças a uma parceria entre o Ministério Público Estadual, que tinha frente na época, o atual secretário de segurança pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Governo do Estado.

Maceió/Aterro ou lixão?

O Aterro Sanitário de Maceió está saturado e o IMA já recomendou o seu encerramento por não mais estar cumprindo sua função. A quantidade de chorume produzido é tão grande que chegou a ser jogado no emissário submarino de Maceió e termina chegando às nossas belas praias. A empresa V2 já foi diversas vezes notificada pelos IMA e a Sedet. A última notificação ocorreu semana passada, onde a Prefeitura determinou 5 dias para a V2 devido a péssima situação dentro do Aterro Sanitário.

Maceió/Mercado

Os mercados públicos de Maceió receberam, novas balanças para comparação dos pesos de produtos adquiridos pelos consumidores. A novidade visa garantir a transparência no atendimento, uma vez que será possível se dirigir à administração dos equipamentos para verificar se existe discrepância de valores da pesagem.

Maceió/balanças

As balanças foram testadas e aprovadas pelo INMETRO e estão disponíveis no Centro Pesqueiro de Jaraguá; e nos Mercados da Produção (Levada), Benedito Bentes, Jacintinho e Tabuleiro. Caso seja constatada a fraude, o permissionário será suspenso por cinco dias. Nos casos de reincidência da infração, serão 15 dias ou a perda do espaço de comercialização, que ficará disponível e será ocupado por outro comerciante.

Maceió/aferição

A Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), responsável pela administração dos Mercados, estará realizando fiscalizações periódicas com o INMETRO nas balanças dos permissionários para coibir qualquer irregularidade. O permissionário que for flagrado na posse de balança irregular, deverá normalizar sua situação junto ao órgão regulador, dentro de dez dias, também sujeito à suspensão e a perda da permissão.

Olho d’água do Casado

A Prefeitura de Olho d’Água do Casado realizou a formatura oficial dos alunos do 9°Ano e dos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O evento aconteceu na noite desta terça-feira (21), no Clube Social Casadense. A solenidade foi marcada por vários momentos de emoção e contou ainda com a presença do Prefeito Zé da Emater, da secretaria de Educação, Marlene Santos, diretores, coordenadores, professores, além de familiares e convidados dos formandos.

Arapiraca/sem luz

Em pleno Natal vários bairros de Arapiraca vivem na escuridão, mesmo a população pagando um alto valor da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A situação fez aumentar bastante o número de ocorrências de assaltos. Em algumas localidades os moradores estão cobrando as lâmpadas e colocando nos postes.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Eleição da AMA ocorre dia 27 e Marcelo Beltrão é o nome de consenso para presidente e Jorge Dantas como vice. Estado-Maior da Marinha instala visita Piranhas. Mais uma morte de parturiente no Hospital Regional do Alto Sertão. Família pede Justiça.

Eleição da AMA A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) convocou os prefeitos associados  para a realização da Assembleia Geral Extraordinária…
BLOG DO MOZART LUNA

Secretaria de turismo de Japaratinga discute ocupação da praia de Salgado e realiza capacitação de 40 pessoas na Escola de Turismo. Garantia Safra em Pão de Açúcar e prefeito anuncia inaguração de nova UBS. Iniciada construção de uma nova unidade do IML em Delmiro.

Japaratinga A Praia do Salgado em Japaratinga foi pauta de uma importante reunião liderada pela Secretaria de Turismo, com a…
BLOG DO MOZART LUNA

Fornecimento de energia elétrica em Coruripe será reforçado. Empreendimentos hoteleiros chegam ao município. Casal avisa que municípios do Sertão ficaram sem água por 27 horas.

Coruripe e Equatorial No último final de semana o município de Coruripe sofreu bastante com a falta de energia elétrica….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :