Destaques

Espanha vive momentos de falência no turismo com aumento do desemprego e queda do PIB

A Espanha é um dos países da Europa que tem na atividade turística uma grande dependência econômica e que interfere substancialmente no seu PIB, sofreu uma queda abrupta de 12% em 2019 para 5,5% abalando a economia daquele país, segundo os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol. Vale lembrar que o desemprego também subiu com a falência de vários hotéis e empresas de turismo.

O peso do turismo no PIB, alcançou os 61.406 milhões de euros, em 2020 (5,5% do PIB), quando, em 2019, este valor ascendeu a 154.737 milhões de euros, ou seja, uma representatividade na ordem dos 12,4% do PIB.

Segundo os dados da Confederação Espanhola das Organizações Empresariais (CEOE), referente a 2021, as estimativas apontam para que, nos melhores cenários, o setor do turismo tenha aportado entre 66 e 77 mil milhões de euros, um valor ligeiramente superior ao de 2020, mas longe do ano pré-pandémico.

No que toca aos impactos no emprego, os dados disponibilizados indicam que, em 2020, o setor do turismo foi responsável por 2,23 milhões de empregos, representando cerca de 11,8% do emprego total da economia espanhola. Este valor contrasta com os 2,68 milhões de empregos de 2019, correspondendo a quase 13% do total.

Artigos relacionados
Destaques

Conexão: Portugal - Inglaterra - Espanha × Cidade Portal dos Cânions "O Por do sol mais dourado do mundo

Os operadores da empresa Bmytravel, Alexandre Gonzalez e Sônia Acuna (Mundo Delas), visitaram, essa semana, o município alagoano de Olho…
Destaques

Disneyland Paris está repleta de novidades

A Disneyland Paris, que abriu as suas portas em abril de 1992 e contabiliza mais de 375 milhões de visitas…
DestaquesDESTINOS

Prefeitura apresenta Penedo como Destino Turístico Inteligente na maior feira de turismo da América Latina

Mais uma vez, Penedo foi destaque ao ser apresentado como Destino Turístico Inteligente (DTI) durante a WTM Latin America 2025,…