Esta lista é composta pelos 10 vinhos que receberam as pontuações mais altas nas escolhas do crítico Fernando Melo, entre as notas de prova que foram publicadas em 2021. Para o efeito, foram considerados apenas os vinhos com classificação a partir de 19 (num total de 20 pontos).
Douro Crochet tinto 2017 (13,5%)
Esteban & Tavares
Classificação Evasões: 19 valores
Touriga Nacional (50%) e Touriga Franca (50%). Esta é a décima edição desta marca ainda desconhecida de muitos enó filos e representa o trabalho conjunto e genial de duas grandes enólogas e criadoras de vinhos, Susana Esteban e Sandra Tavares da Silva. Taninos incrivelmente finos montam uma estrutura firme e equilibrada, depois vestida por uma acidez belíssima. O melhor que o Douro pode dar.
Preço: 30 euros
Costa Boal Homenagem Grande Reserva Branco Douro 2015 (13%)
Costa Boal Family Estates
Classificação Evasões: 19 valores
Códega-do-larinho, rabigato, gouveio e arinto. Solo xistoso. Homenagem a António Boal, pai do atual responsável. Amarelo dourado. Aromas de tomate fresco, malmequeres e nêspera. Boca marcada pela frescura e nuances de pêra-rocha, num final de mel de acácia muito fino. Final de boca muito longo, seco e rico. Experimente-o com caril de frango à goesa ou pratos de cozinhas étnicas variadas em sabores e picante.
Preço: 65 euros
Tempo Alvarinho 2016 (13,5%)
Anselmo Mendes
Classificação Evasões: 19 valores
Anselmo Mendes um dos grandes obreiros da casta Alvarinho e a sua inspiração foi sempre no que de novo podia fazer, em diferentes terroirs, cotas, vinificações e estilos. É além disso o protótipo do mestre, muitas dezenas de enólogos de primeira linha passaram pelas suas mãos. A curtimenta, o estágio e a redução de intervenção enológica ao mínimo resultaram neste vinho glorioso, digno do mestre.
Preço: 70 euros
Casa Ferreirinha Quinta da Leda Douro tinto 2018 (14%)
Sogrape
Classificação Evasões: 19 valores
Touriga Franca (41%), Touriga Nacional (34%), Tinto Cão (13%) e Tinta Roriz (12%). Sempre que é publicada uma nova edição deste vinho mítico e estruturante, o país vitivinícola põe-se em festa. É um dos raros casos em que a Touriga Franca é rainha, e dá muito prazer a beber. Excelente para acompanhar estufados longos com morilles, ou morchelas.
Preço: 40 euros
São Domingos Grande Reserva Bairrada Tinto 2017 (14,5%)
Caves Solar S. Domingos
Classificação Evasões: 19 valores
Baga, Merlot e Touriga Nacional. Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. Estamos perante uma nova referência no portfólio deste produtor bairradino, e vai ser produzido apenas em anos excecionais. Enologia de grande recorte e precisão, a moldar no palatp uma tensão rara, a que se juntam frescura e elegância. Brilhante com galinhola estufada.
Preço: 75 euros
Bulas Vintage Porto 2018 (20%)
M. Bulas Cruz
Classificação Evasões: 19 valores
Touriga Franca (56%), Touriga Nacional (41%) e Tinta Amarela (3%). Cor vermelho profundo, reflexos rubi muito suaves. Aromas de pedra molhada, violetas e alcaçuz. A boca revela um trabalho de grande recorte na estrutura, vestida por uma acidez bem trabalhada, configurando talvez o melhor Quinta do Vesúvio de sempre. Evolução vagarosa, para terminar muito fino, ligeiramente salino.
Preço: 68 euros
Estremus Alentejo Tinto 2017 (14%)
JP Ramos
Classificação Evasões: 19 valores
Field blend de Trincadeira e Alicante Bouschet. Pisa a pé conjunta em lagares de mármore, onde fermenta ao longo de doze dias. Cartada de mestre, pela interpretação correcta dos solos de argila e mármore e pela genialidade do per fil moderno e ao mesmo tempo evocativo dos grandes clássicos. Fundamental dar-lhe uma peça de caça primorosamente tratada.
Preço: 140 euros
Dona Maria Grande Reserva Alentejo tinto 2015 (14,5%)
Júlio Bastos
Classificação Evasões: 19 valores
Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Petit Verdot e Syrah. Fermentação em lagares de mármore, estágio de um ano em barricas novas de carvalho francês. Devemos a este produtor a coerência e resiliência que sabiamente a enologia e o perfil reflectem. O Alicante Bouschet é particularmente expressivo, um dos porta-estandartes da casta. Força, tensão e rigor, próximo da perfeição.
Preço: 32 euros
Terrantez do Pico Açores branco 2019 (12,5%)
Azores Wine Company
Classificação Evasões: 19 valores
Produção ínfima, casta recuperada graças aos esforços conjuntos dos três bravos empreendedores e amigos que já mudaram a face dos vinhos dos Açores para sempre. Porte majestoso, perfil clássico, é delícia garantida para décadas. A melhor edição de sempre.
Preço: 50 euros
Quinta de São Luiz Vinha Rumilã Grande Reserva Douro tinto 2016 (13,5%)
Sogevinus
Classificação Evasões: 19 valores
Corresponde a uma parcela centenária da Quinta de São Luiz, um dos melhores e mais belos terroirs de todo o vale duriense. Nunca se espera contudo tamanhas elegância e potência, entrada etérea na boca, viagem muito vagarosa no palato e um final de enorme elegância, a sugerir grafite, cravinho e flores secas. Final interminável. Grande companhia da galinhola.
Preço: 70 euros