
Os imóveis que foram desocupados nos bairros afetados pela exploração de sal gema continuam de pé e em alguns casos até servido do abrigo de moradores de rua e dependentes químicos, mesmo com a “vigilância” que existe, além de servirem de criadouros para mosquitos que transmitem dengue, zika e a chikungunya, sendo uma atentado a saúde público em um momento em que as unidades de saúde estão em alerta para atender as vítimas da pandemia de covid 19. A Braskem já deveria ter iniciado a demolição dos imóveis desde novembro do ano passado, mas estranhamente não deu início a esta ação. Cerca de 100 prédios, que oferecem risco de desabamento devido ao afundamento do solo, já deveriam estar no chão, mas até agora nada foi feito colocando em risco pessoas que circulam de carro entre os imóveis abandonados entre os bairros do Jardim das Acácias, Farol e Pinheiro. A Defesa Civil e o Ministério Público já deveriam ter acionado a Braskem para que a demolição fosse iniciada. Será que vai ser preciso um dos prédios desabarem e fazer vítimas para que algo seja feito? Fica a indagação diante da lentidão com que a Braskem cumpre o que foi determinado, prova da insensibilidade com que trata esta tragédia em Alagoas.
Craíbas/Vale Verde
A mineradora Vale Verde foi anunciada como a redenção no Agreste para geração de empregos, mas a realidade é outra. A empresa já causou um grande dano ao meio ambiente destruindo uma enorme área de caatinga, que servia de berçário de pássaros silvestres, além de construir uma gigantesca barragem de rejeitos que é uma ameaça a população de Arapiraca, que ainda não sabe que o perigo mora ao lado.
Craíbas/Vale Verde 2
Hoje a Mineradora Vale Verde que prometia milhares de postos de trabalho, hoje emprega pouco mais de 400 pessoas, sendo a sua maioria recebendo salário mínimo e o staff que ganha mais vem todo de fora, a maioria de Minas Gerais, onde a atividade de mineração tem sinônimo de morte. A sombra das tragédias de Brumadinho e Córrego do Feijão estão rondando o Agreste de Alagoas. A história dirá os nomes dos responsáveis por isso.
Agricultura
O professor doutor, Raimundo Nonato, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em entrevista ao blog Meio ambiente e turismo, fez o alerta para os perigos para a agricultura, da atividade de mineração próxima a áreas de produção de alimentos e até fumo. A poeira produzida pela trituração do minério, assim como o processo químico de separação do cobre compromete o solo e o ar em toda região.
Tragédia anunciada
As áreas em volta da mineradora Vale Verde já começaram a cair de valor. Os perigos de contaminação e de um desastre de vazamento da gigantesca barragem de rejeitos da Mineradora são os principais motivos. A atividade agrícola na região é marcada pela agricultura familiar, que também sente os tremores de terras durante as explosões provocadas pela retirada do solo.
Roteiro/IGPS
Acontece hoje no município de Roteiro mais uma ação do Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS). Serão realizados exames oftalmológico destinados a crianças de 12 a 15 anos. A ação vai beneficiar cerca de 50 crianças que depois vão receber óculos, tudo gratuitamente.
Maragogi
Na última terça-feira, (01), aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo de Maragogi em 2022, no auditório da Secretaria de Educação. Entre as pautas da 19ª reunião extraordinária, foram discutidos assuntos pertinentes aos eventos, calendário de reuniões ordinárias, fases finais do projeto nas ruínas de São Bento, calendário de feiras e outras demandas levantadas pelos conselheiros presentes.
Japaratinga/meio ambiente
O Instituto Chico Mendes para Preservação da Biodiversidade (ICMBio) notificou a Prefeitura de Japaratinga para fechar os acessos de veículos às praias. O prefeito Deo de imediato cumpriu a determinação e foram fechadas estradas abertas pelos carros que degradam a vegetação de restinga. Agora cabe ao ICMBio trabalhar na fiscalização e apreender os veículos e também prender seus motoristas, que insistem nesses crimes federais. Vamos cobrar.
Pilar
No Pilar, educação é um dos principais focos da gestão. E a prova é que mais de 99% de aprovação dos alunos do 1º ao 5º ano. Isto significa dizer que os alunos tiveram rendimento escolar com aprendizagem efetivada. A qualidade do ensino melhorou bastante com o curso de capacitação e valorização do professor.
Pilar/moradia
A primeira parte dos sorteados pela Caixa Econômica Federal (CEF) para as novas casas do Conjunto Imburi no Pilar, já está disponível. Três listas dos respectivos residenciais estão disponíveis. Os interessados podem acessar o resultado no Instagram da Prefeitura. Lembrando que um novo sorteio ainda será realizado com o público cadastrado que estiver dentro dos requisitos,
Penedo
Boas notícias para os servidores da educação de Penedo. O pagamento do rateio do Fundeb será no dia 8 de fevereiro.