MACEIÓ

Galerias pluviais da cidade ganham mais cor

As galerias pluviais da cidade vêm ganhando cores da orla lagunar até a marítima, com o projeto “O Mar e a Lagoa começam aqui”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Por meio da arte, a ação busca conscientizar as crianças e as comunidades sobre a importância das galerias na cidade, fazendo com que esses espaços, normalmente despercebidos, chamem atenção e tenham sua existência notada.

Inicialmente planejado para contemplar dez escolas, o projeto agora toma também as galerias da orla marítima da capital, encantando os turistas e moradores que vão visitar a região. De acordo com o secretário de Educação, Elder Maia, a ação nas escolas é importante para conscientizar os cidadãos desde pequenos.

“A educação ambiental deve começar dos pequenos, através dos professores e da escola que são os grandes multiplicadores da educação, mostrando a esses estudantes que cuidando e respeitando a natureza, podemos juntos construir um mundo melhor”, destaca Elder Maia.

Os estudantes da Escola Municipal Padre Pinho, de Cruz das Almas, pintaram uma sereia e um surfista nas galerias próximas à escola, chamando atenção para a importância da conservação desses espaços, como não jogar lixo nas ruas para evitar entupimentos, que acarretam alagamentos.

Elias Cauã, de 11 anos, participou da ação e diz ter aprendido bastante na oficina que antecedeu a pintura. “”Essa ação é muito legal, além de nos ensinar a importância que têm as galerias pluviais, também incentiva nossa criatividade”, conta o estudante.

A vice-diretora Maria Vanuza destacou as mudanças climáticas e como eventos intensos vem se tornando cada vez mais comuns, o que torna ainda mais importante cuidar do escoamento de água da cidade. “É muito importante conscientizar os nossos alunos para que eles levem essa educação para as suas vidas e possam, juntamente com esse aprendizado, criar um mundo melhor para as próximas gerações”, afirma.

Na orla da cidade, alguns desenhos já podem ser vistos, como a Boca de Caçapa. Eles são de autoria da artista Yara Pão, que já colaborou com a prefeitura em várias intervenções artísticas, como a nova estampa do letreiro “Eu Amo Maceió”, na Ponta Verde. “Já vejo as pessoas interagindo, tirando fotos, dando ideias para mais intervenções e esse engajamento é muito bacana”, revela.

 “A gente vê a necessidade de uma educação maior da população, enfatizando a importância do nosso sistema de drenagem. Manter esses espaços limpos evitam vários transtornos, como as enchentes que vimos com as chuvas recentes”, conclui Yara Pão.

Texto: Ascom Semed

Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

Artigos relacionados
MACEIÓ

São João Massayó terá esquema especial de segurança

De 22 a 28 de junho, o estacionamento de Jaraguá recebe o São João Massayó, realizado pela Prefeitura de Maceió….
MACEIÓ

São João Raiz anima Maceió até o dia 28 de junho

O São João Raiz, evento promovido pela Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa…
MACEIÓ

Mutirão de limpeza retira mais de 100 quilos de lixo da praia de Ponta Verde

Plásticos, vidros, pedaços de metal e embalagens variadas. Estes foram alguns dos itens encontrados no mutirão de limpeza realizado pela…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :