BLOG DO MOZART LUNA

Junho foi positivo financeiramente para as prefeituras e as previsões para julho são também boas. Barra de Santo Antônio antecipa pagamento de 50% do décimo. Pilar pagar benefício a pescadores. Deputada pede prorrogação de impostos a comerciantes atingidos pelas enchentes. Piranhas encerra festejos juninos com saldo positivo na economia.

As prefeituras brasileiras nunca tiveram um momento tão satisfatório financeiramente como agora com os repasses dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sempre batendo recorde, sempre superando as parcelas anteriores. O ano de 2022 está na metade e já o repasse de recursos já supera 2021 em 34%. O mês de junho encerrou com 34,26% de aumento em relação a 2021. O dinheiro depositado nas contas das Prefeituras em maio foi 54, 06% maior que em 2021. Contudo, a segunda parcela do FPM de maio foi algo surpreendente para os prefeitos, já que foi 111,05% maior que a mesma do ano anterior. Os números são da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e não se tem como contestar eles, mesmo alguns prefeitos continuam chorando alegando que faltam recursos em suas prefeituras. O cenário financeiro nunca foi tão bom para as Prefeituras e os gestores mais veteranos sabem disso. O mês de julho já começa com perspectivas otimistas, mesmo com a inflação sendo um problema que se deve controlar, já que no Brasil é consequência da disputa política. No segundo semestre teremos o início do processo eleitoral, que promete ser tumultuado, mas que não abala o setor produtivo brasileiro que está exportando bastante. Para concluir, lembramos que as boas novas para os municípios continuam em julho com o 1% EXTRA, no dia 10, junto com a parcela normal.

Barra de Santo Antônio

Na última sessão da Câmara de Vereadores foi aprovado, antecipando o pagamento de 50% do 13º salário dos servidores públicos agora para a metade do ano, estou sancionando agora essa Lei, que me dá o direito de já neste dia 30 de junho de 2022 fazer esse pagamento. Os salários foram pagos no dia 30.

.

Barra de Santo Antônio

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu emergência para Barra de Santo Antônio. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Além de Barra de Santo Antônio mais 21 municípios atingidos por desastres naturais também obtiveram o reconhecimento do Governo Federal.

Maragogi/Idosos

A Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI)), no auditório do Hotel Praia Dourada, o I Fórum Região Norte, com o tema: “A pessoa idosa como um ser de prioridade na sociedade atual: Desafios para o governo, a família e a sociedade”. A ação teve como intuito criar um espaço de informação referente às políticas públicas e propor atividades de promoção e garantia dos direitos das pessoas idosas.

Maragogi/ Fórum


O I Fórum Região Norte é mais um avanço no diálogo sobre oportunidades e desafios relacionados à pessoa idosa. Em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), o encontro tem como objetivo provocar as autoridades de forma positiva, para que tenham um olhar mais sensível à causa da pessoa idosa, além de fomentar ações relacionadas ao bem-estar, envelhecimento ativo e saudável de todos.

Pilar/pescadores

As fortes chuvas que caíram no estado causaram grandes problemas sociais principalmente para milhares famílias de pescadores. Sensível à situação, a deputada Fátima Canuto solicitou ao prefeito do Pilar, Renato Resende Filho, o repasse de um auxílio financeiro, que prontamente foi atendido e foi aprovado pela Câmara.

Pilar/ações

Aproveitando o momento, a Prefeitura também anunciou: Assinatura para construção de 154 casas para pescadores e marisqueiras; Espaço exclusivo para os pescadores após a revitalização da Orla Lagunar; Regularização de pendências de cada trabalhador junto à Colônia e Associação de Pescadores

Impostos municipais

Fortes chuvas estão atingindo o nosso estado desde o mês passado. Com isso, muitos comerciantes foram prejudicados, chegando a perder todas as mercadorias. Pensando neste problema foi apresentada uma indicação na Assembleia Legislativa, de autoria da deputada Fátima Canuto, solicitando a prorrogação e/ou o parcelamento do pagamento de impostos municipais para os comerciantes que sofreram prejuízos.

Piranhas

O mês de junho foi bastante movimentado em Piranhas, começando pelos resgates do Forrogaço, que foi um sucesso de público e resultados para economia local onde foram injetados muito dinheiro trazido pelos visitantes. A programação só terminou na última quinta-feira. O prefeito Thiago Freitas foi bastante elogiado. 

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

STJ decide sobre cobranças de ISS na construção civil. Cenário político de São José da Tapera é tranquilo. PL pode emplacar dois vereadores em Porto Calvo. Ex-deputado Tarcizo Freira agoniza politicamente.

ISS sobre construção civil A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece os gestores sobre dúvidas referentes à base de cálculo…
BLOG DO MOZART LUNA

Sinal 5G não funciona em vários municípios, mesmo assim operadoras anuncia ampliação do sinal. Operadoras faturam bilhões, mas não entregam os serviço que vendem. Municípios devem atualizar legislação para cobrar ISSQN das empresas.

5G será? O sinal de telefonia celular 5G para mais 189 Municípios, alcançou, nesta primeira semana de outubro, 93% do…
BLOG DO MOZART LUNA

Marechal Deodoro ganha nova UPA. Alagoas terá o primeiro hotel de luxo de seis estrela em Japaratinga, um investimento de R$ 350 milhões. Presença de Anitta no Réveillon Mil Sorrisos faz crescer disputa por ingressos.

Saúde em Marechal Deodoro O governador Paulo Dantas inaugurou, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro de Taperaguá, em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :