O rei Eduardo VII da Inglaterra gostava tanto dos spas na atual República Tcheca que fez nove visitas na virada do século passado. Ele ficou no hotel Nove Lazne (New Spa) em Marianske Lazne (aka Marienbad). Talvez sua preferência tenha sido estimulada porque o resort instalou o Royal Cabin como seu local de tratamento exclusivo. A propriedade também criou a igualmente esplêndida Cabine Imperial para o imperador Habsburgo Franz Joseph I.
Hoje, os hóspedes do Nove Lazne ou de suas propriedades afiliadas podem reservar um banho de água mineral no espaço do rei inglês, mas os clientes não precisam ser convidados para organizar um passeio pelas instalações reais.
Vi as duas “cabines” durante os passeios oferecidos a consultores de viagens e imprensa antes do Travel Trade Day da CzechTourism, uma reunião anual destinada a aumentar as chegadas internacionais que retornaram este ano após os cancelamentos do Covid em 2020 e 2021.
Em maio, agentes de 22 países participaram do evento em Karlovy Vary, que é a capital de uma região tcheca do tamanho de Rhode Island com o mesmo nome.
A cidade de Karlovy Vary (também conhecida como Carlsbad), juntamente com as outras duas localidades do “triângulo termal” tcheco (as cidades de Marianske Lazne e Frantiskovy Lazne) entraram na lista do Patrimônio Mundial da Unesco no ano passado em reconhecimento ao seu lugar na cultura termal europeia.
Embora as fontes minerais das cidades sejam procuradas há séculos, seu apelo visual reflete um apogeu – final do século 19/início do século 20 – quando muitas colunatas, pavilhões, igrejas, spas e hotéis foram construídos.
Embora algumas instalações sejam equipadas para tratamentos médicos de spa nos dias de hoje, incluindo soluções pós-Covid, os clientes podem optar por mimos com massagens e banhos minerais.
Quanto às colunatas e pavilhões de cada cidade, eles abrigam torneiras que oferecem águas minerais de diferentes composições e temperaturas. Para uma experiência tcheca única, deve-se tomar as águas usando uma invenção local, o copo de porcelana com uma alça que funciona como um canudo.
Vendo a região
Os turistas que viajam para e dentro da República Tcheca totalizaram cerca de 22 milhões em 2019. Os números foram cerca de metade em 2020 e 2021.
Jan Herget, diretor administrativo da CzechTourism, disse em uma coletiva de imprensa em Karlovy Vary que as viagens domésticas estão se recuperando, mas os negócios internacionais continuam severamente restringidos por causa das paralisações do Covid na Ásia e da perda do mercado russo devido à guerra na Ucrânia. No evento comercial, ele disse: “Esperamos encontrar outras possibilidades”.
Herget e seus colegas enfatizaram que as atrações da região de Karlovy Vary não se limitam a spas, destacando “montanhas e natureza incrível”, bem como o patrimônio cultural tcheco.
Quanto à “natureza incrível”, as Montanhas Ore, que atravessam a fronteira tcheco-alemã, oferecem esqui alpino e nórdico, enquanto trilhas para caminhadas e ciclismo se estendem mais longe. Há também 10 campos de golfe na área. Mas o patrimônio estava no menu para nossos passeios pré-conferência, como segue:
• No topo da colina, o complexo de castelo e castelo Becov do século XIV, na pitoresca cidade de Becov, abriga uma relíquia do século XIII de valor incalculável, que foi escondida do governo comunista por 40 anos. Este é o Relicário de São Mauro, um depósito de madeira, banhado a ouro, em forma de casa, para os ossos de quatro santos. A outra atração é o próprio complexo Becov.
• Outro castelo no topo de uma colina em uma cidade de mesmo nome, o Loket do século 12, envolto em três lados pelo rio Ohre, é ainda mais pitoresco, e os cineastas adoram. As características do castelo vão desde a torre, boa para vistas do campo, até as masmorras escondidas abaixo do solo. Os convidados do Travel Trade Day experimentaram um banquete com tema medieval aqui. A cidade hospeda seus próprios eventos alguns fins de semana a cada ano.
• Vários locais nas apropriadamente chamadas Montanhas de Minério aparecem na lista da Unesco reconhecendo uma história de 800 anos de mineração quase constante e seus efeitos na paisagem cultural. Um local é Jachymov, agora uma cidade termal, mas anteriormente um centro de mineração de prata e, mais tarde, de urânio.
O museu da cidade, na antiga Casa da Moeda Real, analisa a história da mineração e a produção de moedas de prata chamadas “táleres” (isso nos deu a palavra “dólar”). À medida que as minas de prata jorravam riqueza no século XVI, a cidade reuniu uma impressionante coleção de livros que foram escondidos por segurança em 1625, durante a Guerra dos Trinta Anos. Redescobertas em 1871, estão agora expostas na Biblioteca Latina da Câmara Municipal.
• A região de Karlovy Vary tem cerca de 12 cervejarias, incluindo uma pequena na praça da cidade em Loket. Mas a Cervejaria Pilsner Urquell, localizada fora da região, é maior e muito conhecida no exterior.
“Urquell” significa que é aqui que as pilsner lagers se originaram. Os passeios terminam com uma degustação. Naturalmente.
• Finalmente, para dois locais na própria Karlovy Vary: No Centro de Visitantes Becherovka, localizado onde o licor de ervas Becherovka foi feito pela primeira vez, os passeios também são geralmente complementados com uma degustação. As visitas guiadas às vidrarias de Moser, para observar os sopradores de vidro em ação, terminam com uma visita ao pequeno museu Moser – e ao showroom muito maior, para compras. Naturalmente. A guerra na Ucrânia inicialmente produziu uma queda significativa nas reservas dos EUA para a República Tcheca, mas o efeito diminuiu.
Herget disse que o país está assimilando rapidamente os refugiados (entre cerca de 350.000, incluindo muitas crianças; 55.000 dos refugiados já têm empregos). Bandeiras ucranianas tremulam em alguns prédios, principalmente em Praga. Herget disse que “não há perigo físico” para visitar, acrescentando que a República Tcheca continua “um destino de boa qualidade a bons preços”.