BLOG DO MOZART LUNA

STJ manda pagar honorários advocatícios dos precatórios do Fundeb. Defesa Civil sinaliza pontos turísticos e risco nos Cânions do São Francisco. Penedo investe na coleta seletiva do lixo. Maragogi atinge metas da Unicef.

O entendimento de que os Municípios podem usar os juros incidentes sobre o valor dos precatórios devidos pela União à título de complementação das verbas do Fundef/Fundeb para pagar honorários de advogados que atuaram na causa foi confirmado pela 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última terça-feira, 2 de agosto, no julgamento de um recurso do Município de Taquarana (AL). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que, em geral, os rendimentos dos recursos relativos a políticas públicas são aplicados na finalidade para a qual esses são destinados. No entanto, a entidade ressalta que a decisão é importante para os municípios ao criar maior segurança jurídica sobre o tema no momento em que se alinha a posição do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em março de 2022 abriu precedente com esse entendimento, durante o julgamento da ADPF 528. À época, o relator, ministro Alexandre de Moraes, definiu que os Entes podem pagar os advogados da causa, mas somente utilizando, para tanto, a verba correspondente aos juros moratórios incidentes sobre o precatório.  No primeiro semestre de 2022, a 2ª Turma do STJ já havia tomado decisão semelhante. Na decisão do caso de Taquarana (AL), o ministro Gurgel de Faria destacou que segue proibida a retenção de valores do Fundef para pagar honorários e que a decisão favorável quanto ao pedido refere-se aos juros moratórios. A decisão do colegiado foi unânime.

Contexto
Os Fundos da educação são provenientes de impostos e de transferências de Estados, Municípios e do Distrito Federal e são usados para financiar a educação pública. Cabe à União a tarefa de complementar os fundos em locais onde não forem alcançados o valor mínimo por aluno, estabelecido a nível nacional.

Histórico

Devido ao não cumprimento pelo governo federal do critério legal para calcular a complementação da União ao Fundef, no período de 1998 a 2006, muitos Municípios judicializaram a cobrança alegando descumprimento da lei de regulamentação do Fundef. 

Olho d’água do Casado


Ocorreu em Olho d’água do Casado uma reunião e visita técnica na “Região dos Cânions do São Francisco”, balizamento dos pontos turísticos da região. “Um turismo seguro é primordial, pois prezamos pela qualidade e segurança dos nossos turistas, ribeirinhos e profissionais da área do turismo”, disse o prefeito Zé da Emater. O município é o point de todos passeios aos Cânions na região e tem atraído milhares de pessoas de todo mundo.

Piranhas


A Secretaria de Educação de Piranhas promoveu a atualização nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas da rede municipal, o que vai contribuir muito na melhoria do ensino e no desenvolvimento dos nossos alunos. A ação contou a presença dos secretários de educação, coordenadores e professores da rede municipal. Todos engajados e motivados para tornar a educação municipal cada vez melhor.

Barra de Santo Antônio

A prefeita da Barra de Santo Antônio, Lívia Carla vem realizando uma política de valorização do servidor público, fato que vem mudando o perfil desse trabalhador que se dedica ao atendimento das coletividades. “Hoje a realidade mudou e nós pudemos confirmar o aumento salarial em mais de 50% dos salários dos nossos agentes de saúde e endêmicas”, disse a prefeita.

Penedo

Em Penedo o trabalho de conscientização para preservação ambiental continua sendo um exemplo a ser seguido por outros municípios. O primeiro passo é contribuir com a reciclagem e limpeza da cidade que não é uma tarefa difícil. Os casos de descarte de lixo comum nos PEV’s é inadequado e tem sido cada vez mais frequente. A coleta seletiva começa com o descarte consciente da população.

Maragogi

O município de Maragogi avança na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Durante a semana, o Programa Criança Feliz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a escuta das crianças de quatro a seis anos de idade, nas escolas municipais. A ação tem como intuito ouvir e conversar com as crianças sobre o que elas querem em suas localidades que residem. Na oportunidade, diversas estratégias lúdicas foram utilizadas para a construção do Plano. 

Maragogi

Maragogi está entre os municípios que conseguiram atingir a meta de rematrículas escolares pelo Unicef, através do programa Busca Ativa Escolar. Este resultado é fruto do trabalho realizado pela equipe municipal da Busca Ativa e toda rede de proteção que incluem: educação, saúde, conselho tutelar e assistência social que demonstram a dedicação de profissionais ao enfrentamento da exclusão escolar. 

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Ministro Renan Filho entrega mais uma grande obra para Alagoas com viaduto na BR 101.

Viaduto Na inauguração do viaduto em Porto Real do Colégio, o governador Paulo Dantas destacou a importância da parceria de…
BLOG DO MOZART LUNA

Olho d'água do Casado conquista selo Unicef e prefeito anuncia construção de casas para famílias carentes.

Olho d’água do Casad conquista selo Unicef A gestão do prefeito de Olho d’água do Casado, Zé Emater, está chegando…
BLOG DO MOZART LUNA

IMA flagra lixão em São Luiz do Quintude. Morte de peixes será investigada em Roteiro. Polícia alerta para derrame de dinheiro falso nas feiras livres nos muncípios.

Lixão em São Luiz A Prefeitura de São Luiz do Quitunde foi notificada por descarte irregular de resíduos pela equipe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :