As Prefeituras dos municípios que possuem algum tipo de atividade de mineração e também aquelas que estão no raio de ação da larva, têm direito a receberem recursos pela atividade que gera danos ambientais. Tanto assim que todos têm recebido anualmente valores altíssimos por isso, mas os alguns prefeitos mantêm o silêncio para que a informação não chegue ao povo. Um dos municípios que têm recebido milhões é Craíbas, no Agreste de Alagoas, onde a Mineradora Vale Verde já extrai cobre há mais de um ano, gerando um grande dano ambiental à região e aos moradores que residem em sua volta. Casas rachas, tremores de terras e muita poluição aérea com a poeira produzida com a trituração do solo, para separação do cobre, através de um processo químico perigoso que tem seu rejeito acumulado na grande barragem criada e que também é uma ameaça. A atividade de mineração em Craíbas gerou no início das obras de instalação mais de 2 mil empregos e agora este número não passa dos 400, sendo a maioria de fora do município. Os milhões que chegam aos cofres da prefeitura, até agora, não vêm sendo revertidos em benefícios da população. A cidade continua muito pobre e com índices de miserabilidade altíssimos. Os danos causados ao meio ambiente, à agricultura e à saúde da população estão só começando. Guardem este editorial porque nos próximos dez anos ele será lido novamente como o mesmo alerta que fizemos em 1984, quando alertamos para o perigo da exploração de Sal Gema em Maceió.
Mineração
Com o objetivo de fortalecimento dos Municípios que têm em seu território a atividade de mineração, por isso, na última quarta-feira, 21 de setembro, a entidade se reuniu com a diretoria da Agência Nacional de Mineração (ANM). O objetivo da reunião foi apresentar os desafios enfrentados pelos Municípios brasileiros que possuem a mineração como fonte de exploração.
Pauta
Entre os assuntos abordados estão questões de arrecadação, acompanhamento, treinamento e fiscalização dos processos minerários dos Municípios. Há hoje uma grande deficiência no processo e é preciso unir forças e promover gestão compartilhada para garantir agilidade nesta dinâmica e maior produtividade, além da ampla uniformização da informação entre os municípios.
Barra de Santo Antônio/IGPS
A Prefeitura de Barra de Santo Antônio e o Instituto de Gestão de Políticas Públicas e Sociais (IGPS) realizam mais um “Mutirão da Saúde”. O “Saúde em Ação” será realizado neste sábado dia 24 de setembro na Escola Edjackson Leocádio, o antigo PC Farias. Serão oferecidos atendimentos especializados com profissionais em ginecologia e urologia, atendimento bucal e aplicação de flúor em crianças.
Barra de Santo Antônio/IGPS 2
Os atendimentos terão início às 8h00 da manhã e vai até 13h00. A programação ainda contará com palestras educativas, distribuição de kits de escovação, vacinação contra COVID-19 para adultos e crianças, atualização do cartão de vacina, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites b e c, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.
Turismo
Alagoas foi destaque com seu enorme estando na ABAV/EXPO, que aconteceu em Olinda. Essa é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil e reúne toda a cadeia produtiva do setor, contribuindo de maneira decisiva para a consolidação de negócios, sendo ainda a grande vitrine para o lançamento de novidades e a apresentação de tendências para o mercado profissional.
Pão de Açúcar
A Iluminação chegou no sítio João Leite, em Pão de Açúcar. Agora completamente iluminados, a qualidade de vida e o conforto ao andar pela noite aumentam. Você tem alguma demanda? Entre em contato com a nossa ouvidoria: 82 9 9687 8243.
Delmiro
Aconteceu esta semana em Delmiro Gouveia uma reunião com a gestão do Shopping da Vila e representantes de outros municípios que compreendem a região dos Cânions e também de cidades da Bahia e Pernambuco, para discutir uma proposta de desenvolvimento do artesanato e a montagem de um espaço físico dentro do shopping para ser mais um ponto de comercialização da diversidade artesanal da região.
Arapiraca
Em Arapiraca o Restaurante Popular Jerimum está de volta e melhor do que antes. O Restaurante Popular Jerimum foi completamente reconstruído e já está de portas abertas para toda a população, das 11h às 14h, com 1.000 pratos servidos diariamente por apenas R$4.