A falta medicamentos foi registrada nas farmácias básicas de 65,2% dos Municípios. É o que revela a 2ª edição do levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o tema. A pesquisa foi aplicada no período de 1º a 29 de agosto, quando foram ouvidos 3.178 Municípios, que representam 57,1% dos municipios. Entre os medicamentos, há falta de antibióticos do componente básico em 89,4% dos Municípios respondentes e medicamentos para transtornos respiratórios do componente básico em 55,2%. Outros itens como medicamentos para o sistema nervoso do componente básico 41,9%; Medicamentos para o sistema nervoso do componente especializado 41,7%; anti-hipertensivos do componente básico 40,5%; medicamentos para controle da diabetes do componente básico 33,4%; e 23,7% dos Municípios responderam que ainda faltam outros medicamentos. Em relação ao prazo para normalização dos estoques de medicamentos do componente básico, 57% das gestões indicaram que não há prazo para normalização, e 27% informaram que a normalização dos produtos deve ocorrer entre 30 e 60 dias; já 14,5% dos Municípios informaram que não há desabastecimento. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, este é um problema crônico. “É claro que não podemos negar que ainda podemos sentir os efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia, mas não podemos justificar a omissão da área pública para resolver esse que é um problema gravíssimo e já se tornou crônico”, afirmou. FONTE: CNM
Alto custo
Além da falta de medicamentos em serviços que cuidam das questões básicas ou menos complexas, a CNM também questionou se faltavam medicamentos nas farmácias de alto custo, para os quais a responsabilidade pela aquisição e distribuição para os Entes municipais é dos Estados e da União. Na maioria, em um total de 60,4% dos Municípios, há desabastecimento desses medicamentos.
Sem definição
Referente ao prazo para normalização dos estoques de medicamentos do componente especializado, 65,5% das administrações locais indicaram que não há definição para a normalização, enquanto 15,2% informou que a normalização dos produtos se dará em até 30 dias.
Comparativo
Em comparação ao primeiro levantamento, a segunda edição da pesquisa sobre o desabastecimento farmacêutico nos Municípios alcançou 3.178 municípios, ou seja, 1.653 Municípios a mais do que a primeira edição. Percebe-se que o percentual de 81,4% dos Municípios que sofriam por desabastecimento reduziu para 65,2%, podendo indicar uma melhora no cenário nacional.
Sem perspectiva
Contudo, a perspectiva de normalização dos estoques ainda não tem data definida para 57% dos Municípios que relataram falta no componente básico, e 65,5% nos Municípios que relataram falta no componente especializado.
Doenças crônicas
A situação preocupa, pois pode afetar a população quanto ao controle de doenças crônicas, como diabetes, por exemplo, e a recuperação de quadros infecciosos que exigem o uso de antibióticos, sendo que quadros clínicos leves podem gerar complicações e levar ao aumento das demandas por internação hospitalar.
Casado/IGPS
A população de Olho d’água do Casado será beneficiada hoje com mais uma ação do Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPS). O Instituto realiza hoje exames oftalmológicos para 50 adultos no município e posteriormente distribui gratuitamente óculos para quem precisa. Amanhã o IGPS estará em Pariconha realizando a mesma ação.
Delmiro
A Secretária de Assistência Social Kika Marques, juntamente com representantes do CEAM e CREAS, participaram de evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) por intermédio da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS). Na ocasião foi apresentado a nova formatação desta rede na II Macrorregião de Saúde (agreste e sertão alagoano).
Piranhas/Piau
O prefeito de Piranhas, Thiago Freitas anunciou o início do transporte gratuito entre o distrito de Piau e a sede do município de Piranhas. O transporte ocorre diariamente de segunda a sexta em coletivos identificados. Para mais informações procure a Secretaria de Assistência Social para conferir os critérios e receber os benefícios de mais essa ação. Isto vai proporcionar oportunidades de emprego e interatividade entre os moradores.
Piranhas/educação
Piranhas está no topo do ranking da educação básica do alto sertão alagoano. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) saiu e Piranhas foi o município mais bem avaliado do alto sertão de Alagoas. Colher frutos diariamente em nossa educação é um dos objetivos da gestão do prefeito Thiago Freitas. Esse resultado só comprova o empenho e dedicação de todos os envolvidos em nossa educação.
Maragogi
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou ação social com as gestantes do Programa Criança Alagoana – CRIA, na quadra esportiva da Escola Dr. José Jorge de Farias Sales. Na ocasião, o coordenador municipal do programa, Wellington Cavalcante, realizou uma explanação a respeito dos cadastros e outras informações importantes, além de dar outras orientações às gestantes beneficiárias do programa.
Arapiraca
A candidatura de Daniel Barbosa continua crescendo, segundo os observadores políticos do Agreste. Daniel Barbosa conta com dois cabos eleitorais fortíssimos: Luciano Barbosa e Célia Rocha. As comunidades rurais têm sido os principais redutos eleitorais alcançados pelo jovem postulante a deputado federal.