BLOG DO MOZART LUNA

Continua faltando medicamentos nas prefeituras. Em Piranhas conquista o melhor IDEB do Sertão. IGPS realiza ação em Olho d’água do Casado.

No laboratório de físico-química, os membros do projeto poderão fabricar os medicamentos que serão disponibilizados para a comunidade, inclusive para o SUS

A falta medicamentos foi registrada nas farmácias básicas de 65,2% dos Municípios. É o que revela a 2ª edição do levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o tema. A pesquisa foi aplicada no período de 1º a 29 de agosto, quando foram ouvidos 3.178 Municípios, que representam 57,1% dos municipios. Entre os medicamentos, há falta de antibióticos do componente básico em 89,4% dos Municípios respondentes e medicamentos para transtornos respiratórios do componente básico em 55,2%. Outros itens como medicamentos para o sistema nervoso do componente básico 41,9%; Medicamentos para o sistema nervoso do componente especializado 41,7%; anti-hipertensivos do componente básico 40,5%; medicamentos para controle da diabetes do componente básico 33,4%; e 23,7% dos Municípios responderam que ainda faltam outros medicamentos. Em relação ao prazo para normalização dos estoques de medicamentos do componente básico, 57% das gestões indicaram que não há prazo para normalização, e 27% informaram que a normalização dos produtos deve ocorrer entre 30 e 60 dias; já 14,5% dos Municípios informaram que não há desabastecimento. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, este é um problema crônico. “É claro que não podemos negar que ainda podemos sentir os efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia, mas não podemos justificar a omissão da área pública para resolver esse que é um problema gravíssimo e já se tornou crônico”, afirmou. FONTE: CNM

Alto custo


Além da falta de medicamentos em serviços que cuidam das questões básicas ou menos complexas, a CNM também questionou se faltavam medicamentos nas farmácias de alto custo, para os quais a responsabilidade pela aquisição e distribuição para os Entes municipais é dos Estados e da União. Na maioria, em um total de 60,4% dos Municípios, há desabastecimento desses medicamentos.

Sem definição

Referente ao prazo para normalização dos estoques de medicamentos do componente especializado, 65,5% das administrações locais indicaram que não há definição para a normalização, enquanto 15,2% informou que a normalização dos produtos se dará em até 30 dias.

Comparativo


Em comparação ao primeiro levantamento, a segunda edição da pesquisa sobre o desabastecimento farmacêutico nos Municípios alcançou 3.178 municípios, ou seja, 1.653 Municípios a mais do que a primeira edição. Percebe-se que o percentual de 81,4% dos Municípios que sofriam por desabastecimento reduziu para 65,2%, podendo indicar uma melhora no cenário nacional.

Sem perspectiva

Contudo, a perspectiva de normalização dos estoques ainda não tem data definida para 57% dos Municípios que relataram falta no componente básico, e 65,5% nos Municípios que relataram falta no componente especializado.

Doenças crônicas

A situação preocupa, pois pode afetar a população quanto ao controle de doenças crônicas, como diabetes, por exemplo, e a recuperação de quadros infecciosos que exigem o uso de antibióticos, sendo que quadros clínicos leves podem gerar complicações e levar ao aumento das demandas por internação hospitalar.

Casado/IGPS

A população de Olho d’água do Casado será beneficiada hoje com mais uma ação do Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPS). O Instituto realiza hoje exames oftalmológicos para 50 adultos no município e posteriormente distribui gratuitamente óculos para quem precisa. Amanhã o IGPS estará em Pariconha realizando a mesma ação.

Delmiro

A Secretária de Assistência Social Kika Marques, juntamente com representantes do CEAM e CREAS, participaram de evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) por intermédio da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS). Na ocasião foi apresentado a nova formatação desta rede na II Macrorregião de Saúde (agreste e sertão alagoano).

Piranhas/Piau

O prefeito de Piranhas, Thiago Freitas anunciou o início do transporte gratuito entre o distrito de Piau e a sede do município de Piranhas. O transporte ocorre diariamente de segunda a sexta em coletivos identificados.  Para mais informações procure a Secretaria de Assistência Social para conferir os critérios e receber os benefícios de mais essa ação. Isto vai proporcionar oportunidades de emprego e interatividade entre os moradores.

Piranhas/educação

Piranhas está no topo do ranking da educação básica do alto sertão alagoano. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) saiu e Piranhas foi o município mais bem avaliado do alto sertão de Alagoas. Colher frutos diariamente em nossa educação é um dos objetivos da gestão do prefeito Thiago Freitas. Esse resultado só comprova o empenho e dedicação de todos os envolvidos em nossa educação.

Maragogi

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou ação social com as gestantes do Programa Criança Alagoana – CRIA, na quadra esportiva da Escola Dr. José Jorge de Farias Sales. Na ocasião, o coordenador municipal do programa, Wellington Cavalcante, realizou uma explanação a respeito dos cadastros e outras informações importantes, além de dar outras orientações às gestantes beneficiárias do programa.

Arapiraca

A candidatura de Daniel Barbosa continua crescendo, segundo os observadores políticos do Agreste. Daniel Barbosa conta com dois cabos eleitorais fortíssimos: Luciano Barbosa e Célia Rocha. As comunidades rurais têm sido os principais redutos eleitorais alcançados pelo jovem postulante a deputado federal.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Ministro Renan Filho entrega mais uma grande obra para Alagoas com viaduto na BR 101.

Viaduto Na inauguração do viaduto em Porto Real do Colégio, o governador Paulo Dantas destacou a importância da parceria de…
BLOG DO MOZART LUNA

Olho d'água do Casado conquista selo Unicef e prefeito anuncia construção de casas para famílias carentes.

Olho d’água do Casad conquista selo Unicef A gestão do prefeito de Olho d’água do Casado, Zé Emater, está chegando…
BLOG DO MOZART LUNA

IMA flagra lixão em São Luiz do Quintude. Morte de peixes será investigada em Roteiro. Polícia alerta para derrame de dinheiro falso nas feiras livres nos muncípios.

Lixão em São Luiz A Prefeitura de São Luiz do Quitunde foi notificada por descarte irregular de resíduos pela equipe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :