Esta semana, o diretor da Quinta Diretoria Daniel Meirelles Fernandes Pereira e representantes da Anvisa integraram a delegação brasileira para visita técnica ao setor aeroportuário da Holanda. Na ocasião, a Anvisa realizou ainda reunião com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), cuja sede está localizada em Amsterdã.
A visita aos aeroportos holandeses é uma das atividades que fazem parte do Programa “Sustainable Development in Brazilian Airports” da Embaixada dos Países Baixos no Brasil e teve como objetivo apresentar as oportunidades de cooperação voltadas aos serviços inovadores para promover a sustentabilidade e modernização dos aeroportos. Durante as visitas, as atividades e encontros promovidos foram primordiais para o fortalecimento das discussões sobre o controle sanitário exercido pela Anvisa nesses locais, proporcionando além de conhecimento técnico especializado, espaços ampliados para a integração e melhor articulação entre os órgãos e organizações participantes da missão.
Já as discussões realizadas entre a Anvisa e a EMA se concentraram em temas de farmacovigilância, incluindo as melhores práticas e os desafios enfrentados por ambas as Agências. A Agência Europeia apresentou o funcionamento das suas ações de farmacovigilância, incluindo as atividades e responsabilidades do Comitê de avaliação de risco em farmacovigilância (PRAC), de maneira a contribuir para uma reflexão sobre o aprimoramento das ações de monitoramento da Anvisa.