Como a Arábia Saudita é o maior país em extensão territorial do Oriente Médio, você deve reservar pelo menos uma semana para sua próxima visita. Além de seu vasto tamanho, o Reino da Arábia Saudita tem um número infinito de coisas para ver e fazer, desde cidades futurísticas e movimentadas até terras antigas com abundância de artefatos. Os visitantes da Arábia Saudita também podem encontrar todos os tipos de compras sofisticadas, uma variedade de palácios opulentos, inúmeras mesquitas e as cidades sagradas de Meca e Medina.
O Reino da Arábia Saudita também possui alguns Patrimônios Mundiais da UNESCO verdadeiramente únicos, alguns dos quais estão tão distantes do caminho comum que dificilmente foram vistos pelo homem. Se você espera preencher sua viagem à Arábia Saudita com exploração e admiração, aqui está um resumo dos locais mais incríveis e dignos do Insta do Patrimônio Mundial da UNESCO que você encontrará em todo o país.
Sítio Arqueológico de Al-Hijr
O Sítio Arqueológico de Al-Hijr, também conhecido como Sítio Arqueológico de Hegra , abriga uma série de túmulos bem preservados que imitam a aparência da histórica Petra, na Jordânia. Muitas das tumbas aqui datam do século I aC, e os visitantes podem ver desenhos rupestres e inscrições históricas do período pré-nabateu.
No total, o Sítio Arqueológico Al-Hijr abriga 11 túmulos monumentais, a maioria dos quais pode ser visitada e explorada pelos visitantes da região.
Distrito de At-Turaif em ad-Dir’iyah
Como a capital original da dinastia saudita, o distrito de At-Turaif em ad-Dir’iyah apresenta os restos de antigos palácios e outros edifícios históricos que datam do século XV. Os visitantes aqui podem ver maravilhas como o Palácio Salwa, que já serviu como residência real para os monarcas do reino.
Vários museus também podem ser encontrados aqui, incluindo o Diriyah Museum, o Military Museum, o Arabian Horse Museum e o Saudi Daily Life Museum. Cada um apresenta materiais e exibições que representam com precisão a história saudita e os primórdios do Reino como existe hoje.
Al-Ahsa Oasis
O Al-Ahsa Oasis da Arábia Saudita está localizado no leste da Península Arábica e é composto em grande parte por edifícios históricos, jardins, nascentes, poços e um lago de drenagem que foi originalmente construído para fins agrícolas. Muitos dos edifícios e instalações ainda existentes no oásis contam uma história de ocupação humana que remonta ao período neolítico.
As doze áreas do oásis fazem de Al-Ahsa o maior oásis do mundo, e a região também abriga 2,5 milhões de tamareiras.
Área Cultural de Hima
A Área Cultural de Hima é um remoto Patrimônio Mundial da UNESCO na Arábia Saudita, localizado em uma região montanhosa árida do país, ao longo de uma antiga rota de caravanas. Este local apresenta gravuras rupestres e petróglifos que foram perfeitamente preservados desde a sua descoberta no final do século XX.
Dizem que as esculturas mais antigas aqui datam de 7.000 anos, e os poços locais de Bi’r Hima encontrados na área ainda produzem água doce, apesar de existirem há mais de 3.000 anos.
Jidá Histórico
A cidade saudita de Jeddah fica na costa leste do Mar Vermelho e abriga uma antiga e histórica cidade velha que está repleta de mercados movimentados e repleta de casas bem preservadas com fragmentos que datam de 1.400 anos. O chamado à oração ressoa alto em toda a histórica Jeddah, convidando seus residentes a visitar as mesquitas da Velha Jeddah, como a Mesquita Al-Shafe’i e a Mesquita Al-Basha.
Os visitantes aqui podem fazer compras nos mercados antigos ou desfrutar de uma deliciosa refeição com chá antes de visitar antigas casas requintadas, como o Bait Nassif e o Bait Nour Wali.
Arte Rupestre na Região do Granizo
Finalmente, muitos visitantes da Arábia Saudita reservam uma viagem ao Reino para ver a infame arte rupestre na região do granizo , que data de 10.000 anos. As inscrições artísticas retratam humanos e animais em várias cenas ao longo do tempo, e são imaculadamente preservadas para os turistas de hoje verem em primeira mão.
Dois locais importantes na região de Hail abrigam sua parcela de arte rupestre e petróglifos, incluindo Jabal Umm Sinman, Jubbah e Jabal al-Manjor e Jabal Raat, Shuwaymis. Os visitantes anteriores observam que Hail Rock Art é um dos lugares mais fáceis de visitar no Reino e que é possível visitar a região por conta própria ou com a ajuda de um guia especializado.