
Os municípios da Bacia Leiteira de Alagoas vivem momentos difíceis com a suspensão do fornecimento de água pelo sistema da Casal. O problema, segundo a Casal, teria sido causado por questões elétricas e deixou 18 municípios sem água, forçando os prefeitos a custear o abastecimento das duas cidades com carros pipas. Contudo, o ocorrido chama também atenção para situação de operacionalidade da Casal, que ao longo do tempo tem apresentado incapacidade de atender a população. A suspensão no fornecimento de água tem sido recorrente. Um exemplo é também no Agreste, onde Arapiraca sofre com a suspensão no fornecimento constantemente. Há casos de distritos que ficaram até 30 dias sem água. No verão a justificativa é o baixo nível do rio Francisco e no inverno a grande quantidade de água, que traz consigo vegetação aquática que prejudica o sistema de captação e assim ano após anos o sofrimento dos povo arapiraquense perdura. No momento, a falta de água na Bacia Leiteira alagoano conseguiu reunir os prefeitos da região para discutir o problema e cobrar soluções e também o custeio dos carros pipas, já que a Casal tem a obrigação de abastecer a população. Os prefeitos se reuniram na a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) reuniu prefeitos e representantes da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal), na última segunda-feira. O presidente da AMA, Hugo Wanderley, disse que as prefeituras estão se esforçando contratando carros pipas para abastecer prédios públicos e auxiliar o abastecimento das comunidades mais afetadas, mas uma das soluções mais eficientes é a reativação da adutora de Belo Monte.
Casal
O presidente da Casal, Luiz Neto, argumenta que os problemas de queda de energia prejudicam os equipamentos de captação de água, mas está disposto a discutir soluções em curto prazo enquanto realiza o conserto deste material. Os municípios atingidos são: Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Monteirópolis, Olho d’água das Flores, Palestina, Pão de Açúcar, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Maravilha, Carneiros, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Dois Riachos, Olivença e Palestina.
Shows
O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a decisão da ministra Cármen Lúcia sobre suspender a Medida Provisória 1.135/2022 — que adiou os repasses para o setor cultural e de eventos, determinados pelas leis Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), Aldir Blanc 2 (14.399/2022) e Programa Emergencial de retomada do setor de eventos (Perse) (14.148/2021). A matéria foi analisada em plenário virtual, na última quinta-feira, 2 de fevereiro, e teve uma divergência do ministro André Mendonça, acompanhada pelo ministro Nunes Marques.
Alagoas/segurança
“Queremos passar tranquilidade à sociedade alagoana, porque os índices de violência no Estado estão reduzidos ou estáveis”, declarou o governador Paulo Dantas, com relação a Segurança Pública. “Na série histórica dos últimos 10 anos – de 2012 a 2022-, os dados mostram uma redução de 46,5% no índice de criminalidade, o segundo melhor da série histórica.
Alagoas/resultados
Segundo Paulo, os números positivos de Alagoas no combate à violência na última década são resultado de investimentos em tecnologia, inovação, capacitação e integração das forças de segurança e o trabalho de parceria com outras instituições, como o Tribunal de Justiça de Alagoas e o Ministério Público.
Arapiraca/saúde
O 5° Centro de Saúde em Arapiraca foi ampliado e passou por uma grande modernização. Mais de 80% dos serviços estão concluídos pela nossa gestão. Além disso, as obras agregam o Espaço Nascer e Crescer, o Banco de Leite Humano e o CTA – Centro de Testagem Ampliada, dando mais qualidade e condições de trabalho aos profissionais de saúde.
Coruripe
Coruripe recebe a 1ª Oficina do PDITS Lagoas, Mares e Rios do Sul 2022/2023. A Oficina é a terceira etapa do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) da estância, onde foi mostrado diagnósticos para discutir mudanças e melhorias em benefício do turismo na região sul do estado e assim trazer mais renda e empregabilidade.
Pão de Açúcar
Pão de Açúcar agora tem Central de Segurança e Monitoramento com câmeras funcionando 24 horas, em diversas áreas públicas do município. Tecnologia de ponta para proteger os moradores e visitantes. As câmeras vão proporcionar condições de prevenir e identificar possíveis pessoas envolvidas com atos criminosos.
Penedo
Reconhecer o trabalho dos servidores é uma prática recorrente na Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) da Prefeitura de Penedo, município primeiro lugar entre todos de médio porte de Alagoas na avaliação dos serviços de saúde básica, prova do comprometimento da gestão do Prefeito Ronaldo Lopes com o povo penedense. A secretária Waninna Mendonça visitou o PSF Santo Antônio para entregar aos servidores uma placa comemorativa de reconhecimento pelos serviços prestados na unidade, a melhor nos indicadores entre as 20 unidades da SEMS.