BLOG DO MOZART LUNA

Crimes violentos diminuem em Alagoas, mas mulheres continuam sendo as principais vítimas de assaltos nos bairros. Verde Ambiental investe em adutora em Porto Calvo. Coruripe comemora emancipação política.

O governo de Alagoas divulgou esta semana os dados sobre a criminalidade no estado os números apontam para uma redução de 17,24% nas Mortes Violentas Letais Intencionais (MVLIs) em comparação com o mesmo mês de 2022. De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), em abril deste ano foram registrados 95 MVLIs, enquanto em 2022 foram 111 casos no mesmo mês. Quando ampliada a comparação com a série histórica, a redução é ainda maior se comparada com o ano de 2014, onde foram registrados 221 casos, representando uma queda de 88,6%. Ao lado do vice-governador Ronaldo Lessa e do secretário Flávio Saraiva, Paulo Dantas reforçou o empenho da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para reduzir cada vez mais os índices de violência no estado, destacando a atuação das polícias e do Corpo de Bombeiros. Outro dado apontado no pronunciamento do governador foi o de cumprimento de mandados judiciais. No período foram cumpridos, pela Polícia Civil, 75 mandados de prisão, sendo 45 de homicidas. Dentre eles o de um dos suspeitos de latrocínio contra um motociclista no bairro da Jatiúca este mês.

Maceió/violência

Enquanto o estado comemora a redução dos crimes violentos, em alguns bairros de Maceió, os assaltos estão voltando a crescer. Um exemplo é o Village Campestre, onde o principal alvo tem sido as mulheres que saem cedo de casa para trabalhar ou ir ao médico. Segundo relatos das trabalhadoras, todos os dias elas são abordadas por bandidos armados circulando de motocicletas.

Deboche

Segundo os moradores do Village Campestre os bandidos realizam todos os dias, a partir das 4 horas da madrugada um arrastão tomando os pertences das mulheres trabalhadores, depois saem pelo Conjunto comemorando empinando as motos que utilizam nos assaltos.

Pilar

Ex-aluna da Escola SESI Cambona, a alagoana Ana Júlia Monteiro está de malas prontas para seguir viagem rumo aos Estados Unidos. Antes, porém, ele esteve na cidade do Pilar, onde a Prefeitura vem promovendo uma verdadeira revolução ao investir em tecnologia para fortalecer o processo de aprendizagem na rede pública de ensino. E uma das ferramentas é a robótica, cujo trabalho de iniciação desenvolvido na Escola Municipal Sueli Chagas chamou a atenção da jovem empreendedora.

Pilar/tecnologia

Ana Júlina é a autora de projetos já reconhecidos internacionalmente, a exemplo do Ecosururu, por meio do qual ela criou uma telha feita com a casca do sururu, crustáceo encontrado em abundância em Alagoas. A telha derivada da casca do sururu, inclusive, chega a ser 250% mais resistente que a convencional.

Porto Calvo

A Verde Alagoas informa que concluiu a implantação da nova adutora de água tratada na cidade de Porto Calvo e agora está em fase de testes e tubulação de grande porte é essencial para garantir maior disponibilidade de abastecimento de água aos mais de 28 mil moradores. Nesta obra de modernização, a empresa investiu R$ 300 mil. A equipe da Verde Alagoas está trabalhando para normalização do abastecimento com equipes de plantão 24 horas. Em caso de dúvidas, a Verde Alagoas está disponível na central telefônica 0800 941 0195.

Sedics/feito á mão

A Comissão do Programa Alagoas Feita à Mão se reuniu, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) para discutir o resultado de ações para promoção do artesanato alagoano, além de diretrizes para futuras iniciativas do Programa.

Sedics/valorização

Segundo a secretária Caroline Balbino a reunião serviu para conferir o que está sendo feito em prol do artesanato de Alagoas e o que se pode fazer para trazer ainda mais melhorias para os artesãos que compõem o programa Alagoas Feita à Mão. De acordo ainda com a secretária, o Governo de Alagoas está comprometido com a valorização do trabalho feito pelos artesãos do estado.

Penedo

Em Penedo a prefeitura está investindo na construção da estação meteorológica em nossa cidade é um passo importante para a prevenção de desastres naturais, monitorando as mudanças climáticas e garantindo a segurança da população.

Coruripe

Coruripe comemora a data de sua emancipação política com uma programação bem especial para comemorar esse momento importante para o nosso município. Do dia 02 até o dia 20 de maio com muitas inaugurações de obras e também atividades culturais e artísticas.