As ruas do bairro de Cruz das Almas foram tomadas por muita cor, alegria e diversidade com a 12ª Marcha Contra a LGBTfobia de Maceió, que ocorreu no domingo (28). A manifestação contou as apresentações da cantora Nana Martins e das drags Mellyna Rios e Kaytyy Latoya.
A marcha foi promovida em parceria com o Grupo Gay de Maceió, Fundação de Ação Cultural, Conselho Municipal dos Direitos e da Cidadania LGBT e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) com o objetivo de promover direitos, dialogar com a sociedade e desenvolver ações que contribuíam para o combate à LGBTfobia.
O coordenador de Diversidade Sexual da Semdes, Rafael Gomes, destacou a importância da iniciativa, que promove a inclusão do público LGBTQIA+. “O retorno dessas ações é muito importante e mostra que Maceió é, cada vez mais, uma cidade de todos”, ressaltou.
O secretário-geral do Conselho Municipal de Direitos LGBT de Maceió, Dino Alves, revelou que o evento tem a finalidade de consolidar os direitos da população LGBTQIA+. “A marcha é um ato político muito importante para afirmar os direitos da população LGBTQIA+. O Conselho Municipal de Direitos LGBT de Maceió não poderia deixar de participar desse momento. Tenho defendido que o nosso conselho esteja presente em todas as atividades da comunidade”, pontuou.
A atividade fez parte das ações da Prefeitura de Maceió, que durante o mês de maio, promove iniciativas voltadas para a comunidade LGBTQIA+, com palestras, exposições e seminários sobre a temática, em comemoração ao mês de combate à LGBTfobia.