BLOG DO MOZART LUNA

Municípios devem prestar contas ao SUS. Alagoas abate recorde de postos de trabalho. Falta d’água no Agreste e contas altas em Batalha. Penedo cidade da Unesco. Coruripe debate Projeto Orla. Maragogi concede aumento salarial a professores. Arapiraca homenageia in memória o vereador Fábio Henrique.

Está aberto o prazo para que os gestores públicos preencham o Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira (DSEFF), instrumento para apresentação e validação da prestação de contas dos recursos do cofinanciamento federal da área de Assistência Social referente ao exercício de 2022. A informação foi divulgada na Portaria 67/2023, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, publicada na segunda-feira, 30 de outubro, no Diário Oficial da União (DOU).  De acordo com o documento, os gestores têm 60 dias para preenchimento do DSEFF no sistema SUASweb. Depois disso, os Conselhos de Assistência Social de cada Ente devem deliberar em até 30 dias. O prazo começa a ser contado a partir da publicação da Portaria de abertura. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa, portanto, que ficam estabelecidos os seguintes prazos:  29 de dezembro de 2023: prazo do gestor municipal preencher o DSEFF no SUASweb; 29 de janeiro de 2024: prazo de deliberação do Conselhos Municipais de Assistência Social. No preenchimento do relatório, os gestores devem estar atentos ao que prevê a Portaria 124/2017. O documento regulamenta os procedimentos referentes à guarda e ao arquivamento dos processos e documentos comprobatórios das despesas realizadas com recursos federais transferidos na modalidade fundo a fundo, destinados ao cofinanciamento dos serviços, programas e projetos socioassistenciais, e das transferências voluntárias de recursos oriundos de emenda parlamentar ou de programação orçamentária própria no âmbito do Suas. FONTE: CNM

Obrigatório

A prestação de contas é obrigatória e está prevista na Constituição Federal. A não apresentação das informações implicará suspensão do repasse dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada-Sistema Único de Assistência Social (IGD-Suas) e do IGD-Programa Bolsa Família (IGD-PBF) e será considerada como omissão no dever de prestar contas, passível de instauração de tomada de contas especial.

Alagoas/empregos

Pelo quarto mês consecutivo, Alagoas registra um importante saldo positivo de empregos formais. Na perspectiva de crescimento da geração de emprego e renda no estado, o mês de setembro teve um saldo de 27.443 admissões, segundo dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho. Este foi o melhor saldo de empregos desde 2021 e a 2ª maior geração de emprego do Nordeste e a 4ª do Brasil.

Agreste/falta d’água

Vários municípios do Agreste continuam sofrendo com a falta de água fornecida pela Casal. A população de Arapiraca é a que mais sofre e tem lugares como Baixa da Onça que estão sem o abastecimento há mais de 15 dias. Em Craíbas o distrito de Pau Ferro também está sem água há mais de 15 dias. Contudo, a conta para pagar já chegou.

Batalha/contas alta

Já a população de Batalha está revoltada com altas contas de água que vem sendo cobradas pela Casal. Os moradores foram às rádios da região (Santana do Ipanema e Arapiraca) denunciar a situação. Segundo vários moradores de Batalha que falaram nas emissoras, a conta é alta e a água é pouca, já que falta constantemente.

Penedo/Unesco

O município de Penedo, localizado na região do Baixo São Francisco, em Alagoas, foi incluído oficialmente na Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). De acordo com a Unesco, Penedo foi reconhecido pela categoria Cinema e também pelo seu forte compromisso em aproveitar a cultura e a criatividade como parte das suas estratégias de desenvolvimento e por apresentar práticas inovadoras no planeamento urbano centrado no ser humano.

Coruripe/orla

Foi encerrada na última sexta-feira (27) a 1ª etapa da Oficina de Planejamento do Projeto Orla de Coruripe. A etapa que foi iniciada segunda-feira (23) no auditório da Secretaria Municipal de Educação contou com a participação de cerca de 40 pessoas. As ações do Projeto estão acontecendo desde setembro e é  articulada pela Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a participação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Secretaria de Estado do Turismo.

Coruripe/ouro


Pentatlo: 80 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e 600 metros. Essa é a prova que a atleta coruripense – Maiza da Silva Conceição -, venceu nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), em Brasília. Com a medalha de ouro no peito, a aluna da Escola Santa Sofia, do povoado Botafogo, carimbou o passaporte para participar dos Jogos Escolares Sulamericanos, no Chile.
 

Arapiraca/homenagem

Nas comemorações dos 99 anos de Emancipação Política, o prefeito Luciano Barbosa recebeu, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), o selo em menção a essa data importante. o prefeito Luciano Barbosa e os Correios prestaram uma singela homenagem à família do vereador Fábio Henrique, falecido este ano, com a obliteração do selo comemorativo da cidade.

Maragogi

A Prefeitura de Maragogi anunciou um reajuste salarial para os profissionais da Educação. A lei de nº 801 de 24 de outubro de 2023 foi aprovada por unanimidade na Câmara e reflete o compromisso da administração com a valorização da educação e o reconhecimento do trabalho dos profissionais da área. Com o anúncio deste reajuste, a categoria soma 30,31% de aumentos nos últimos anos, contando com os reajustes e reposições de 3% em 2017, 4,31% em 2020 e 13% em 2022.

Alagoas/voos

Uma das maiores companhias aéreas do Brasil, a GOL Linhas Aéreas, anunciou que incrementará suas operações em 76% no Aeroporto Zumbi dos Palmares em janeiro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Somente durante este mês da alta temporada, 623 voos serão operados pela companhia em Alagoas.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Congresso Nacional de Contabilidade Municipal em Brasília discute contabilidade pública do Governo Federal e Tribunais de Contas. Objetivo é orientar aos gestores sobre temas municipais.

Contabilidade municipal Representantes de Municípios e especialistas de todo o país lotaram o auditório da Confederação Nacional de Municípios (CNM)…
BLOG DO MOZART LUNA

Primeira parcela do FPM e 1% Extra nas contas das prefeituras com 13,11% de aumento. Prefeitos comemoram 10 anos do percentual extra. Curso de capacitação de mão de obra em Japaratinga

FPM 13,11% positivo A primeira parcela geralmente, é a maior do mês, representando quase metade do valor esperado para o…
BLOG DO MOZART LUNA

Provas do Concurso do TJAL no domingo. Confirma documentação e como serão as provas. A disputa política em Canapi, no "Triangulo das Bermudas" do Sertão. Alagoas comemora demanda turística.

Concurso TJAL A prova objetiva do concurso para técnico judiciário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) será aplicada neste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :