BLOG DO MOZART LUNA

Arapiraca realiza encontro nacional de repentistas e o povo não tem que lute para resolver a falta de água no município. Prefeito de Água Branca atrasa salários de servidores. Vereadores de oposição e alguns da situação, trabalham por um nome a prefeito, que Sérgio Lira não aceita.

Em mais um ano, Arapiraca vai valorizar os artistas da poesia falada e rimada, sediando o Festival Nacional de Repentistas. O evento acontece no dia 16 de novembro, na Praça Higino Vital, bairro Canafístula, e é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. Os competidores deste ano incluem uma lista impressionante de repentistas e artistas, que virão de diversos estados nordestinos trazendo na bagagem uma rica vivência na tradição oral. Entre os repentistas concorrentes estão Ivanildo Vila Nova e Gilberto Alves, Felipe Pereira e Hipólito Moura, Raimundo Caetano e Helânio Moreira, Rogério Meneses e João Lídio, Zé Viola e André Santos, e Sebastião Dias e Luciano Leonel. “O prefeito Luciano Barbosa é um grande apoiador desse movimento artístico que é tão simbólico para a cultura nordestina, e nossa cidade se destaca em trazer esses artistas que mantêm viva essa manifestação”, declarou a secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque. Ainda dentro da programação, Max Rocha e Pedro Lavandeira se destacam como emboladores, e a dupla composta por Santinha Maurício e Lucinha Saraiva traz uma dimensão especial ao evento, com a participação feminina. Cícero Souza e Luiz do Nascimento representam o talento local de repentistas. A comissão julgadora será composta por Djair Olímpio, Miro Pereira, Jénerson Alves, Zé Oliveira e Espingarda do Cordel. A apresentação e coordenação do festival ficará a cargo de Iponax Vila Nova

Arapiraca/tributos

Os contribuintes que possuem débitos junto à Dívida Ativa tem agora até o dia 24 de dezembro para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal de Arapiraca (Prefis). Através do Prefis, coordenado pela Secretaria Municipal da Fazenda, contribuintes que possuem débitos tributários de ISSQN, IPTU e taxas  junto à Dívida Ativa podem quitá-los com até 100% de desconto nos juros e multas.O Prefis foi instituído pela Lei nº 3.487/2021 e prorrogado graças ao Decreto nº 2.755/2022.

Seminário/Aldir Blanco.

Arapiraca/SOS Água

A população de Arapiraca não tem que lute por ela contra a falta de água que sofre há anos. Abandonada à própria sorte, só resta ao povo procurar na imprensa o espaço para denunciar o descaso.  Já os “representantes do povo”, que se elegem com o voto desta gente sofrida, recebem água todo dia. Na assembleia o silêncio na defesa do povo de Arapiraca “dói nos ouvidos”.  

Seminário/Aldir Blanc

Com o escopo de orientar os gestores municipais sobre  forma de solicitação e aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove hoje, um Seminário Técnico sobre o tema. O evento, que acontecerá no formato online, é destinado a Municípios contribuintes com a entidade. As inscrições podem ser feitas no site dos Seminário Técnicos. 

Programação

A área técnica da Cultura da CNM, responsável pela programação, destaca a relevância da Portaria 80/2023, que trata da legislação. A Confederação lembra ainda que os Municípios que receberem valores iguais ou superiores a R$ 360 mil deverão obrigatoriamente aportar no mínimo 25% em ações de implementação da Política Nacional de Cultura Viva, instituída pela Lei 13.018/2014. 

Maragogi/política

O prefeito Sérgio continua firme e forte à frente do governo e do grupo político que lhe dá sustentação política. Contudo, na Câmara existe um movimento nos bastidores, realizado por vereadores tanto de oposição e alguns da situação, para contrariar o projeto político do prefeito, investindo em um nome que está totalmente fora das possibilidades de escolha pelo prefeito.

Água Branca/salários atrasados

Como na maioria dos prefeitos em segundo mandato, o prefeito de Água Branca, José Carlos, iniciou a “operação abandono”. Segundo relatos de populares nas redes sociais a cidade está suja, às escuras e o pior os salários dos servidores contratados atrasados há dois meses. Atualmente o povo conta os dias para terminar a atual administração.

Penedo

Uma reivindicação de décadas da população ribeirinha foi atendida pelo governo Ronaldo Lopes, benefício viabilizado por meio da Superintendência de Iluminação Pública de Penedo (SIPE). A rotatória do Trevo da PAISA recebeu iluminação em LED, investimento que vai melhorar consideravelmente a segurança no ‘girador’ localizado na rodovia AL 101-Sul, principal via de ligação entre o Baixo São Francisco e o Litoral Sul de Alagoas.

Coruripe/mutirão

A Prefeitura de Coruripe realizou um mutirão social voltado aos moradores dos conjuntos Manoel Lessa, Nelson Costa e Luiz Simões II e III. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) , uma parceria entre a Prefeitura, Caixa Econômica Federal e o Instituto João de Barro.

Coruripe/Equipes

O Mutirão contou com a secretaria de Saúde e da Assistência Social, do Trabalho e da Mulher que realizaram por meio de suas equipes serviços como atualização de vacinas das crianças, aferição de pressão arterial, testes rápidos, atualização de cadastros CadÚnico, Bolsa Família, cartão CRIA e/ou a inclusão de novas pessoas no CRIA para toda a comunidade.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Operadoras de turismo apontam Maceió como o destino mais procurado no Nordeste para Férias. Nordeste lidera no ranking nacional a demanda de turistas. Destino de Sol e Mar são os mais procurados. Maceió Convention faz homenagem a impulsionadores do turismo.

  Maceió para férias O inverno chegou, mas os brasileiros seguem buscando sol e calor para aproveitar as férias de…
BLOG DO MOZART LUNA

Congresso Nacional de Contabilidade Municipal em Brasília discute contabilidade pública do Governo Federal e Tribunais de Contas. Objetivo é orientar aos gestores sobre temas municipais.

Contabilidade municipal Representantes de Municípios e especialistas de todo o país lotaram o auditório da Confederação Nacional de Municípios (CNM)…
BLOG DO MOZART LUNA

Primeira parcela do FPM e 1% Extra nas contas das prefeituras com 13,11% de aumento. Prefeitos comemoram 10 anos do percentual extra. Curso de capacitação de mão de obra em Japaratinga

FPM 13,11% positivo A primeira parcela geralmente, é a maior do mês, representando quase metade do valor esperado para o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :