BLOG DO MOZART LUNA

População nos municípios revoltada com concessionárias de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Denuncias no MP, Procon revelam o caos no sistema de abastecimento de água no interior. Descarga de esgoto na Praia de Maragogi contaminou faixa de areia e água do mar. Prefeito de Pão de Açúcar emite nota de repúdio a concessionária. Empresários de turismo movem ação judicial.

Com o objetivo de discutir e promover as boas práticas de governança junto aos Municípios turísticos brasileiros, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) irá promover entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2023, na Cidade de Formiga (MG), a quarta edição do Seminário Nacional de Governança para o Turismo e Feira de Negócios Turísticos – Destinos do Brasil.  Além do caráter orientativo, técnico e institucional, o evento será uma oportunidade para as lideranças municipais discutirem, trocarem experiências e conhecerem as alternativas e desafios para captação de investimentos, promoção e comercialização de destinos turísticos, em especial com o objetivo de estruturar a governança dos destinos turísticos para retomada segura do turismo.Neste Seminário, que tem caráter nacional, serão abordados os eixos temáticos: Governança e sustentabilidade, inovação e investimentos. Paralelamente ao Seminário, outra grande oportunidade para os gestores será a Feira de Negócios Turísticos – Destinos do Brasil – Edição Formiga. Dos Municípios filiados à CNM, 90% são Municípios participantes do Mapa do Turismo Brasileiro. A força dessa representação é o grande diferencial que pretende, com a realização do evento, dar a oportunidade aos Municípios, além de participar de Seminário Técnico, do espaço da Feira e divulgar seus roteiros e circuitos turísticos. O evento conta com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO) na organização e o apoio institucional da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Prefeitura de Formiga, além do patrocínio do SEBRAE Nacional. Fonte: CNM

Maragogi/crime ambiental grave

Esta semana um dos destinos turísticos brasileiros foi vítima de um crime ambiental terrível que mereceu ser punido com a prisão dos responsáveis. Trata-se do vazamento de uma descarga de esgoto in natura na praia de Maragogi, segundo polo de turismo de Alagoas e o destino turístico mais vendido da maior operadora da América Latina a CVC. A multa de R$ 500 é pouco e se for realmente pagar, ainda tem isso.

Maragogi/Praia imprópria

A descarga de esgoto jogada na Praia urbana de Maragogi, segundo os ambientalistas, causou danos como a contaminação da faixa de areia e a água. Sedimentos estão presentes no local e se espalham com a ação das mares, tornando a Praias, assim, com a água do mar imprópria para o banho.

Maragogi/Verde Ambiental

A responsável pelo crime ambiental, segundo o secretário municipal de meio ambiente e vice-prefeito de Maragogi, Gabriel Vasconcelos é a empresa Verde Ambiental que coleciona um rosário de denúncias de má gestão do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto em todos os municípios onde atua. A revolta popular contra esta empresa é praticamente unanimidade.

Porto de Pedras/ “Verde ferrugem”

Em Porto de Pedras, onde a empresa Verde Ambiental, também é responsável pelo abastecimento de água e tratamento do esgoto, a população já denunciou por diversas vezes através de vídeos nas redes sociais, a péssima qualidade da água vendida à população. Fato que levou ao povo batizar a empresa como “Verde Ferrugem”. O pior é que mesmo o fato sendo público e notório nenhum procedimento jurídico foi aberto para apurar os fatos.   

Vereadores/prefeitos em silêncio

O pior é ver que os gestores municipais e vereadores se calam na defesa do interesse da coletividade. Um silêncio de que dar entender que concordam com os abusos e crimes praticados contra o povo, que se vê se o amparo do socorro a não se da imprensa séria e livre. Os empresários de turismo são os que estão se organizando para mover ação na Justiça contra a Verde Alagoas, ou “Verde Ferrugem”, com já foi batizada.

Rota de Milagres

Os empresários da Rota de Milagres, estão revoltados com a forma e os valores das contas de água cobradas pela empresa Verde Alagoas. Segundo a Associação Milagrense de Turismo Sustentável (AMITUS) a empresa está cobrando taxa mínima de consumo por apartamento dos estabelecimentos de hospedagem, além de outra conta para o empreendimento. Fato que será questionado em uma ação judicial.

Pão de Açúcar/repúdio

O prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, é o único gestor com coragem que se manifestou em defesa de seu povo, emitindo uma Nota de Oficial denunciando o descaso da concessionária Águas do Sertão, que deixou a população sem água, tendo a prefeitura que assumir o abastecimento com carros pipas por vários dias. A empresa Águas do Sertão é outra concessionária que coleciona denúncias no Procon e no Ministério Público pelo péssimo serviço prestado ao povo.

Penedo/Contas absurdas

Em Penedo a revolta popular contra a empresa Águas do Sertão já tomou proporções que deverão terminar com uma determinação judicial em favor do interesse da coletividade. A empresa é acusada de cobrar valores de contas absurdas a famílias de baixa renda. Há ocorreram diversas reuniões e audiências públicas onde só se consta o abuso cometido pela empresa contra o povo.

Piranhas

Em Piranhas os empresários do comércio e da atividade do turismo também já se manifestaram contra os abusos cometidos pela empresa Águas do Sertão. No último domingo em um grupo de WhatsApp os empresários pedem providências contra as altas contas cobradas, além da deficiência na distribuição. Uma representação também foi levada ao Ministério Público, que deverá se pronunciar sobre as denúncias.  

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeito do Pilar quer reduzir IPVA para carros licenciados no município. Iniciativa é inédita em Alagoas. Prefeito de Penedo aciona polícia para apurar incêndio criminoso em propriedade pública. Delmiro comemora 70 anos de emancipação. Presidente da Câmara de Arapiraca pede melhorias para comunidades.

Pilar reduz IPVA A cidade de Pilar pode vir a ser contemplada com uma série de benefícios decorrentes da iniciativa…
BLOG DO MOZART LUNA

Réveillon de Japaratinga recebe reconhecimento de revista especializada em turismo, como o melhor do Brasil. Muros de Penedo ganha pinturas "instagramáveis". Carnaval no Pilar continua até domingo. Morte de animais de ruas é investigada em Pão de Açúcar

Coruripe fiscalização Houve mais distribuição de sacolas biodegradáveis do Programa Coruripe Sustentável e conscientização acerca do cuidado com o meio…
BLOG DO MOZART LUNA

Governo estadual investe na educação indígena. Ponte na AL 101 norte tem trânsito reduzido para manutenção. Instância de Governança Caminho das Águas discute plano estratégico para divulgação e marketing

Escola indígena em Porto Real O governador Paulo Dantas entregou a Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suíra, em Porto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :