BLOG DO MOZART LUNA

População do Sertão inicia realização de protestos contra a Casal e “Águas do Sertão”. Manifestante prometem ocupar escritórios na região. Delmiro implanta PEV. Pescadores e masqueiras de Maragogi terão apoio do Ministério da Pesca. Penedo busca disciplinar vendas realizada por ambulantes.

Os problemas causados pelas concessionárias responsáveis pelo abastecimento de água no interior de Alagoas continuam causando revolta a população, que passou das reclamações para realização de protestos como o que ocorreu na AL 220 pelos Moradores dos Assentamentos Nova Esperança, Olga Benário e adjacências que interditaram um trecho da Rodovia, que liga os municípios de Olho d’Água a Piranhas, sentido Distrito de Piau, Alto Sertão de Alagoas. Os moradores exigem a normalização do fornecimento de água, que segundo os moradores, o abastecimento foi interrompido há um mês e eles estão sofrendo com a falta do líquido. A empresa Águas do Sertão jogou para Casal a responsabilidade dos problemas e informou que o abastecimento nos assentamentos, localizados às margens da AL-220, em Piranhas, é de responsabilidade exclusiva da Casal.  Contudo, em relação ao abastecimento do Distrito Piau, em Piranhas, a concessionária assume que sua a responsabilidade e tenta justificar que realiza a distribuição com a água produzida pela Casal na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Piau e que tem se empenhado em colaborar com a Casal e a Prefeitura de Piranhas na busca de soluções para o abastecimento dos demais povoados da região atendidos exclusivamente pela Casal.  Segundo a empresa, as melhorias imediatas incluem o reparo já realizado de um grande vazamento na tubulação local e ajustes nas manobras da rede. Outra providência será a aquisição e instalação de uma bomba com maior potência por parte da Casal.

Mais protestos/ocupação

Os Moradores dos assentamentos prometem continuar realizando os protestos e não descartam que ocorram nos escritórios da Casal e da Águas do Sertão em Delmiro Gouveia. Os moradores pretendem ocupar os escritórios e só deixar o local com a garantia de que o problema seja resolvido.

Arapiraca

Durante os dias 11 e 12 de novembro, Arapiraca se tornou a capital brasileira do esporte radical em duas rodas com a 11ª edição do Viva Motocross.O Lago da Perucaba foi o palco de mais esta edição do evento, que reuniu pouco mais de 15 mil espectadores durante os dois dias de competições no mais belo cartão-postal de Arapiraca.

Delmiro/empreendedor

No dia 10 de novembro, realizou-se na casa do empreendedor uma palestra sobre a Lei de liberdade econômica, bem como abertura e funcionamento de empresas para empresários/as e MEI’s. A ação foi articulada pelas secretarias de Meio Ambiente, Finanças e Saúde e a Casa do Empreendedor Sebastião Bezerra.

Delmiro/sustentabilidade

A entrega dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em Delmiro Gouveia representa um passo significativo em direção à sustentabilidade ambiental. Esses pontos destinados à coleta de lâmpadas, eletrônicos e pilhas desempenham um papel crucial na promoção do descarte adequado desses resíduos, evitando danos ao meio ambiente.

Delmiro/coletores

O primeiro local a ser contemplado com coletores foi o Memorial Delmiro Gouveia. Em breve, serão direcionados a outras localidades do município. A comunidade delmirense ganha a oportunidade de descartar seus produtos eletrônicos obsoletos, lâmpadas queimadas e pilhas usadas de maneira responsável.

Maragogi

Em audiência com o ministro André de Paula, no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira discutiu  ações para o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal, melhorias na estruturação e qualificação para a Colônia dos Pescadores Z15  Emílio de Maia, além de reivindicar um olhar diferenciado do MPA para as Marisqueiras de Maragogi.

Olho d’água do Casado

O diretor de recursos hídricos de Olho d’água do Casado,  esteve na SEMARH visitando os setores de Recursos Hídricos (Água Para Todos) e Meio Ambiente. Onde conversei com Judinete, responsável pelos projetos de implantação de sistemas de abastecimento. Foi discutido sobre o abastecimento das comunidades Gorgonho, Lagoa da Vaca, Letreiro, Morro Vermelho, Lagoa da Cruz.

Penedo/ambulantes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (SEDECIN) convida todos os ambulantes de Penedo para uma reunião essencial, a ser realizada na Sociedade de Cultura e Arte Popular de Penedo, a biblioteca localizada ao lado da agência dos Correios.

Penedo/soluções

O encontro marcado para a próxima sexta-feira, dia 17, a partir das 9 horas tem como objetivo discutir temas de relevância para o trabalho dos ambulantes penedenses, visando encontrar soluções conjuntas que aprimorem as condições de trabalho, e também para atualização do cadastro da categoria na SEDECIN.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeito do Pilar quer reduzir IPVA para carros licenciados no município. Iniciativa é inédita em Alagoas. Prefeito de Penedo aciona polícia para apurar incêndio criminoso em propriedade pública. Delmiro comemora 70 anos de emancipação. Presidente da Câmara de Arapiraca pede melhorias para comunidades.

Pilar reduz IPVA A cidade de Pilar pode vir a ser contemplada com uma série de benefícios decorrentes da iniciativa…
BLOG DO MOZART LUNA

Réveillon de Japaratinga recebe reconhecimento de revista especializada em turismo, como o melhor do Brasil. Muros de Penedo ganha pinturas "instagramáveis". Carnaval no Pilar continua até domingo. Morte de animais de ruas é investigada em Pão de Açúcar

Coruripe fiscalização Houve mais distribuição de sacolas biodegradáveis do Programa Coruripe Sustentável e conscientização acerca do cuidado com o meio…
BLOG DO MOZART LUNA

Governo estadual investe na educação indígena. Ponte na AL 101 norte tem trânsito reduzido para manutenção. Instância de Governança Caminho das Águas discute plano estratégico para divulgação e marketing

Escola indígena em Porto Real O governador Paulo Dantas entregou a Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suíra, em Porto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :