BLOG DO MOZART LUNA

Concessionárias de água em Alagoas não têm experiência na prestação do serviço de abastecimento e são instrumento de desgaste político para prefeitos. Sérgio Lira quer a água de volta e acusa AMA de omissão e chapa branca. Prefeito de Jacuípe não presta conta dos recursos do Fundeb. Pavimenta Coruripe vai asfaltar 53 KM.

As concessionárias que assumiram o abastecimento dos municípios em Alagoas, demonstram falta de experiência na prestação dos serviços, fato contado com a milhares de reclamações registradas no Procon, Ministério Público Estadual e nos veículos de comunicação, instrumento de ressonância das necessidades do povo. Contudo, segundo os gestores municipais, que alegam que se viram obrigados a passar o serviço para estas empresas, o problema estaria apenas começando. Nesta primeira etapa, que é a instalação das redes, hidrômetros e obras necessárias, as reclamações estão se concentrando nos dissabores da falta da água e nos constrangimentos causados nas vias públicas pelas obras realizadas. A segunda etapa do problema será quando as contas com os novos valores e formas de cobranças forem efetivamente implantadas. Os valores das contas serão muito acima do que os consumidores vinham pagando e ainda se tem a possibilidade de que o produto, a água, não chegue como já acontece em vários municípios. Para complementar este contexto, temos o componente político. Como os prefeitos estão sendo acusados de “venderem” a água do povo, os adversários estão apontando para eles a culpa do sofrimento de pagar contas e não terem água, enquanto os gestores estão com milhões depositados nas contas das prefeituras. Em 2024 o problema deverá se agravar ainda mais com a revolta popular e com o tempero das eleições municipais.

Maragogi/arrependimento

O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira (PP), disse em entrevista ao CircuitoMundo.com que estava arrependido de ter passado o abastecimento para a empresa Verde Alagoas. O prefeito disse que está disposto a ter de volta o serviço e que está movendo uma ação contra a empresa pelos problemas causados ao município.

Municípios/AMA

Na mesma entrevista, o prefeito de Maragogi, que já foi presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), disse que a entidade tem sido omissa com os problemas causados pelas concessionárias que assumiram o abastecimento de água e chegou a dizer que a AMA é atualmente uma entidade “chapa branca” subserviente ao Governo do Estado e que não luta mais pelos interesses dos municípios.

Municípios/crise financeira

O prefeito Sérgio Lira, afirma que os municípios passam por uma crise financeira com queda na arrecadação, fruto da recessão econômica provocada pela atual gestão do Governo Federal. O prefeito disse que as entidades municipalistas têm criado uma expectativa enganosa de que os municípios vão receber milhões de compensação de perdas nos repasses do FPM.

Entrevista

A entrevista do prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, considerada bombástica vai ao ar no blog Mozart Luna do Portal Circuito Mundo.com, blog Meio ambiente e turismo da Gazetaweb e na rede social @mozartluna. São 30 minutos de pura adrenalina. A pauta foi crise financeira, Fundeb, AMA, abastecimento de água e meio ambiente.

Maragogi

A Família Vasconcelos bateu o martelo em torno do nome do vereador Dani da Elba com pré-candidato a prefeito em Maragogi. Já com relação ao vice Gabriel Vasconcelos, o prefeito Sérgio Lira, pediu para que ele disputasse a eleição de vereador no próximo ano, até para que numa vitória de Dani, Gabriel coordenasse os trabalhos políticos para base de sustentação da administração municipal.

Jacuípe/Fundeb

O Ministério Público Federal encaminhou para o MP em Porto Calvo o processo que apura a denúncia sobre a aplicação dos recursos do Fundeb em Jacuípe. Segundo os representantes do Sinteal, o prefeito Amaro Júnior, vulgo Carro Veio, não prestou contas dos recursos, fato que causou revolta dos professores do município. A Polícia Federal também está sendo acionada na investigação.

Coruripe

O Programa Pavimenta Coruripe vai pavimentar 52km de vias em todo o município, com investimento de mais de 65 mi oriundos de emendas parlamentares do deputado federal Marx Beltrão, senador Fernando Collor, recursos do governo estadual e recursos próprios

Coruripe

O novo programa irá beneficiar com pavimentação asfáltica e em paralelepípedo para dar cara nova as seguintes localidades: Botafogo, Santa Terezinha, Pindorama, Areias, Miaí de Baixo, Miaí de Cima, Ponta da Asa, Barreiras, Pontal de Coruripe, Lagoa do Pau, Poxim e Centro da cidade.

Penedo

O governo Ronaldo Lopes/João Lucas prioriza políticas públicas planejadas para atender as demandas da população que mais necessita do poder público, trabalho realizado em todos os setores, principalmente por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH).

Arapiraca

Durante a última segunda-feira (13), a Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde, realizou, no Alojamento Noturno, localizado na Rua Duque de Caxias, no Centro, ações de combate e conscientização contra o câncer de próstata aos seus usuários.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeito do Pilar quer reduzir IPVA para carros licenciados no município. Iniciativa é inédita em Alagoas. Prefeito de Penedo aciona polícia para apurar incêndio criminoso em propriedade pública. Delmiro comemora 70 anos de emancipação. Presidente da Câmara de Arapiraca pede melhorias para comunidades.

Pilar reduz IPVA A cidade de Pilar pode vir a ser contemplada com uma série de benefícios decorrentes da iniciativa…
BLOG DO MOZART LUNA

Réveillon de Japaratinga recebe reconhecimento de revista especializada em turismo, como o melhor do Brasil. Muros de Penedo ganha pinturas "instagramáveis". Carnaval no Pilar continua até domingo. Morte de animais de ruas é investigada em Pão de Açúcar

Coruripe fiscalização Houve mais distribuição de sacolas biodegradáveis do Programa Coruripe Sustentável e conscientização acerca do cuidado com o meio…
BLOG DO MOZART LUNA

Governo estadual investe na educação indígena. Ponte na AL 101 norte tem trânsito reduzido para manutenção. Instância de Governança Caminho das Águas discute plano estratégico para divulgação e marketing

Escola indígena em Porto Real O governador Paulo Dantas entregou a Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suíra, em Porto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :