BLOG DO MOZART LUNA

Maio fecha com FPM em alta de 29,53%. Guarda Municipal de Delmiro, uma das melhores de Alagoas, comemora 27 anos. Começou o Forrogaço em Piranhas e Pilar realiza abertura dos festejos juninos.

FPM com aumento de 29,53%

O terceiro levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) deste mês, sobre o repasse da verba às prefeituras, com base nos dados da Receita Federal, aponta crescimento de 29,53% em comparação com o mesmo período de 2023. A última transferência de maio do ano passado foi de R$ 4,5 bilhões, mas, por conta da inflação, o resultado positivo da parcela reduz para 25,01%.

Maio fecha com 11,25% positivo

Ao longo de maio, o FPM registrou aumento de 6,48%, no primeiro decênio; e redução de 10,94%, no segundo repasse; e ainda assim fechará o mês com saldo positivo de 11,25% ou de 7,36%, retirando o efeito da inflação do período.

Guarda municipal de Delmiro

Uma das melhores Guardas Municipais de Alagoas está em Delmiro Gouveia e completou 27 anos de fundação e de trabalho em prol da população delmirense. Vale lembrar que a Guarda Municipal foi criada pelo ex-prefeito Lula Cabeleira e já no seu inicio foi destaque como instituição de segurança pública municipal em Alagoas

Equipamentos culturais

Gestores dos equipamentos culturais cadastrados nos sistemas Alagoano de Museus e Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas se reúnem na cidade de Coruripe para o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus da Região do Tabuleiro do Sul. A ação acontece no próximo dia 11 de junho, a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Rua Lindolfo Simões, nº 431, Centro da cidade.

Objetivo

O evento, que é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), visa discutir, junto dos líderes e gestores das principais bibliotecas e museus da região, estratégias para fortalecer e ampliar o funcionamento dos equipamentos culturais. Além disso, a ação promete ser um intercâmbio de aprendizados e ideias entre os municípios da região.

Municípios convidados

Ao todo, nove municípios participarão das atividades do encontro: Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela. Durante o evento haverá ainda oficinas de organização de acervos bibliográficos e museais, bate-papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios, entrega de kits de livros e apresentações culturais.

Aftosa

O governador Paulo Dantas, acompanhado dos secretários Aline Rodrigues (Agricultura) e Vitor Pereira (Governo), esteve reunido com pecuaristas para celebrar o sucesso da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O estado alcançou a impressionante marca de mais de 90% do rebanho vacinado, reafirmando seu compromisso com a sanidade animal, que fez com que o estado alcançasse o status de Zona Livre da Aftosa.

Próximos passos

Durante o encontro, também foram tratados os próximos passos no cumprimento das exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da portaria nº 678, de 30 de abril de 2024. A Portaria que reconhece o novo status sanitário de Alagoas estabeleceu também diretrizes para os pecuaristas, incluindo a proibição do uso e comercialização de vacinas contra febre aftosa e restrições ao ingresso de animais vacinados nas áreas reconhecidas.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Vereadores de Arapiraca apontam Leo Saturnino como vice de Luciano Barbosa. Indicação fortalece o prefeito na reeleição. Corretor de imóveis esclarece verdades sobre o caso do golpe de construtora em Arapiraca. Sérgio Lira esta confiante na eleição de seu candidato a prefeito em Maragogi. Oposição em Delmiro insiste no nome de Padre Eraldo .

Leo Saturnino vice de Luciano Os vereadores de Arapiraca bateram o martelo e decidiram que o candidato a vice de…
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeituras recebem FPM com aumento de 42,1%. Brasil tem baixo índice de vacinação e doenças como a meningite e poliomielite erradicadas pode voltar. Principal motivo é a falta de campanhas de divulgação na mídia. Governo gasta mais com promoção institucional.

FPM A segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve um aumento de 42,10% de aumento em relação…
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeito de Porto de Pedras rebate criticas de empresários com anuncio de cobrança de pagamento de ISS por imóveis alugados para turistas. Polícia apura, "o maior golpe imobiliário" ocorrido em Arapiraca. Yale e Célia Rocha disputam a escolha de Luciano. Fabiana Pessoa pode surpreender em Arapiraca.

Prefeito cobra ISS O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, em uma live em sua rede social, rebateu as…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :