BLOG DO MOZART LUNA

T R E cancelas títulos em Barra de Santo Antônio. Polícia Federal deve investigar quem estaria por trás da operação criminosa. Julgamento de Marcos Madeira é suspenso. FPM com aumento de 15,23% ano já é 11% positivo que 2023.

Títulos cancelados

O cartório da 17ª Zona Eleitoral, responsável pelo município de Barra de Santo Antônio, cancelou 1.785 títulos eleitorais e 56 com os documentos suspensos. A decisão aconteceu depois da denúncia realizada pelo Partido Progressista (PP) ao T R E de que 98% da população do município era considerados eleitores, o que não seria possível já que parte da população ainda não tem idade para votar. A denúncia repercutiu na imprensa.

Crime tem que ser apurado

Está prática de crime eleitoral tem sido praxe em municípios que possuem proximidades geográficas de suas sedes como Maceió, Barra de Santo Antônio, São Luiz do Quitunde e Paripueira. Contudo, é preciso que a Polícia Federal entre no caso e investigue e chegue a quem esteja por trás dessa prática nefasta a democracia.

Dados do T R E

Ainda de acordo com as informações do sistema da Justiça Eleitoral, de janeiro de 2023 a maio de 2024, quando houve o fechamento do cadastro de eleitores, foram registrados 1.185 alistamentos e 2.320 transferências de eleitores e eleitoras para o município.

“Fizemos uma análise minuciosa das documentações apresentadas pelos eleitores, inclusive conferindo a veracidade dos comprovantes de residência fazendo consultas a sites de empresas como Equatorial e BRK, por exemplo”, explicou o juiz da 37ª Zona Eleitoral, Kleber Borba Rocha.

FPM com aumento de 15,23%

A segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi depositada hoje nas contas das prefeituras com aumento de 15, 23% em relação a mesma do ano passado. Os municípios receberam R$ 3,9 bilhões já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Ano excelente para prefeituras

O cenário também é avaliado como positivo quando levado em conta o mês de junho e a soma dos repasses desde o início de 2024.  A tendência de crescimento é explicada pelo aumento na arrecadação com o Imposto de Renda e pelo recolhimento na fonte de capital, como aplicações de renda fixa, dos fundos de renda fixa e da tributação de fundos exclusivos, previstos na Lei 14.754/2023.

Julgamento adiado

O julgamento do ex-prefeito Marcos Madeira pela 17º Vara foi adiado mais uma vez. O ex-prefeito responde a um processo com várias acusações. O julgamento era esperado com grande expectativa em Maragogi e pode definir o cenário político no município, mas  segundo uma fonte, não deverá ocorrer antes das eleições.

Material reciclável

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Coruripe realizou uma ação em alusão ao Dia Nacional do Catador de Material Reciclável, que foi celebrado na última sexta-feira, 7 de junho. A ação teve a participação da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José (Ascamare) e aconteceu no Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa.

Importância da data

A secretária de Meio Ambiente, Luana Sportono, destacou a importância de comemorar o Dia com a Ascamare. “Estamos aqui no Centro Integrado com toda a equipe da Ascamare numa manhã diferente, celebrando o Dia Nacional dos Catadores que ocorreu na última sexta-feira”, explicou, Luana.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Operadoras de turismo apontam Maceió como o destino mais procurado no Nordeste para Férias. Nordeste lidera no ranking nacional a demanda de turistas. Destino de Sol e Mar são os mais procurados. Maceió Convention faz homenagem a impulsionadores do turismo.

  Maceió para férias O inverno chegou, mas os brasileiros seguem buscando sol e calor para aproveitar as férias de…
BLOG DO MOZART LUNA

Congresso Nacional de Contabilidade Municipal em Brasília discute contabilidade pública do Governo Federal e Tribunais de Contas. Objetivo é orientar aos gestores sobre temas municipais.

Contabilidade municipal Representantes de Municípios e especialistas de todo o país lotaram o auditório da Confederação Nacional de Municípios (CNM)…
BLOG DO MOZART LUNA

Primeira parcela do FPM e 1% Extra nas contas das prefeituras com 13,11% de aumento. Prefeitos comemoram 10 anos do percentual extra. Curso de capacitação de mão de obra em Japaratinga

FPM 13,11% positivo A primeira parcela geralmente, é a maior do mês, representando quase metade do valor esperado para o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :